ícone face twitter instagram

O som do Dia Internacional da Mulher: 24 horas de protagonismo feminino na 101.5 FM

06.03.21 - 09H46
(Imagem: Reprodução)

Imagem: Reprodução/Internet

Por Kauana Portugal

Nesta segunda-feira, um 8 de março atípico, em que mulheres ao redor do mundo não poderão levar suas vozes às ruas, a rádio pública do Recife reafirma o seu compromisso em amplificar gritos femininos, com o intuito de alimentar a esperança por dias mulheres.

PROGRAMAÇÃO

Para os ouvintes que curtem a seleção musical da rádio pública do Recife, o 8M traz uma oportunidade de se deleitar ouvindo apenas artistas mulheres em 100% da programação. Sob o comando de Lorena Fragoso, programadora da rádio, as demais mulheres da equipe foram orientadas a montar partes da seleção musical de acordo com as diretrizes da Frei Caneca FM. Além disso, Lorena montou uma playlist com mais de nove horas de duração, especial para o Spotify

Na parte da manhã, às 9h da segunda-feira (08), o BR-101.5, conduzido por Gabriele Alves, convida a fotógrafa, designer e produtora audiovisual, Beatriz Aguiar. A convidada fala sobre seu novo projeto, de nome “Territória”, curta-metragem fruto de uma pesquisa em práticas artísticas transmídias, voltadas para corpos dissidentes e territorialidades. Produzido em conjunto com o coletivo lesbofeminista Charque Attack, que é formado por mulheres LBT, e também trabalhadoras do audiovisual pernambucano, a obra marca sua estreia na fotografia autoral.

Entendendo o corpo como dispositivo político presente e necessário, o curta propõe a discussão sobre as potências dessas mulheres como impulso, forma de resistência e de produção de conhecimento sobre si. “Territória” traz personagens cis, trans e não binárias, de 19 a 70 anos, que conversam sobre solidão, afeto, cura, saúde e manutenção do bem-estar, através de iconografias e paisagens sonoras.

Ao meio-dia, a Faixa Mulher da emissora inicia os trabalhos em ritmo de festa, celebrando o aniversário do TPM - Tempo pra Mim, produzido e apresentado por Priscila Xavier, e que há dois anos navega nas ondas da Frei Caneca FM. Para tornar a ocasião especial ainda mais inesquecível, Priscila convida para um bate-papo descontraído, a idealizadora e apresentadora do “Vozes do Brasil”, Patrícia Palumbo. Formada em jornalismo pela PUC-SP, Patrícia chegou a cursar faculdade de história, mas na rádio foi coroada rainha. 

Sua história é atravessada por 20 anos na Rádio Eldorado, em São Paulo, de onde apresentou a Hora do Hush, e se tornou conhecida - e querida, diga-se de passagem - pela magnífica apresentação do Vozes do Brasil, programa de entrevistas pensado pela própria Patrícia, e que segue firme e forte há mais de 20 anos. Para quem nunca ouviu falar, Patrícia Palumbo pode ser apresentada como dona de uma das vozes mais doces do rádio brasileiro, além de sua perspicácia na condução do Vozes do Brasil, e mais recentemente, na criação da rádio “Vozes”, primeira rádio brasileira totalmente (e unicamente) digital. 

À noite, a partir das 21h, o Direitos Humanos em Debate fomenta um dos diálogos mais importantes do tempo presente, sobre a participação das mulheres na política. Como convidadas, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, e a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. 

8M - O Dia Internacional da Mulher, data que mobiliza centenas de movimentos ligados aos direitos humanos, tem som de grito. Grito não mais abafado, que representa alívio, celebração, dor, solidariedade, e sobretudo, a potência da luta intergeracional das mulheres. No Brasil, são gritos que carregam diferentes histórias, são de diferentes cores e também frutos de diferentes escolhas, mas tornam-se uníssonos para exigir mais dignidade e respeito.

Não fosse a crise sanitária vigente, o coro estaria nas ruas, nas tradicionais marchas que clamam pelo fim do assédio, bem como buscam combater o sexismo engendrado na sociedade brasileira, que não escapa incólume das crenças castradoras e punitivistas do patriarcado.

Para conferir toda a programação especial, basta sintonizar no dial 101.5 FM (no Recife e Região Metropolitana) ou pelo nosso site.


Compartilhe