ícone face twitter instagram

No Ar

Segunda a sexta

9h às 12h - BR-101.5
De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilota a programação, conduzindo os ouvintes com música, informação e conexão. 

17h às 18h - Relicário
De segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, Janaína Serra apresenta o Relicário, uma ode à beleza e à leveza nos fins de tarde.


Terça a Sábado

7h45 - Giro Nordeste
Noticiário que reúne informações dos nove estados do Nordeste, com o objetivo de aumentar a circulação do que acontece na região, promover novos debates e estimular a integração.


Segunda

8h - Solta o Frei
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

8h30 - Hackeando o IP
Programa que pretende discutir mais amplamente sobre o desenvolvimento das tecnologias e os seus impactos na sociedade, de forma descomplicada e dinâmica.

12h - TPM - Tempo pra Mim #FaixaMulher
Programa apresentado por Priscila Xavier que apresenta dicas de autocuidado e entrevistas sobre a saúde do corpo e da mente.

15h - Pegada 2030
Programa semanal de entrevistas sobre meio ambiente focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que aborda iniciativas locais de impacto socioambiental.

18h - Viajando na Musica
Morando numa van-casa, carregando um estúdio e palco móvel, os artistas nômades Babi Jaques e Lasserre criaram o programa para compartilhar as descobertas e pesquisas musicais que coletam pelo Brasil imenso e profundo.

20h30 - Afrossonora
Através de um bate-papo com músicxs e pesquisadorxs, a cada edição se apresenta um tema sobre as afrossonoridades do Atlântico Negro, buscando demonstrar toda a potência que estas carregam.


Terça

8h - Isto é Choro, Meu Bem
Programa com execução musical, entrevistas, agenda cultural e informativo em geral. Um programa dedicado à música brasileira, em especial ao gênero Choro, com destaque para a cena do Choro da Região Metropolitana do Recife.

15h - Pegando o Bigu!
O Pegando o Bigu! visa pautar o ativismo dos direitos humanos no Recife, Pernambuco e Nordeste, a partir de notícias, entrevistas e quadros com o que tem sido discutido na cidade pela atuação da sociedade civil. A proposta é que as próprias organizações e movimentos possam se informar sobre novidades do terceiro setor, mas também que o próprio público se informe e se engaje pela sustentabilidade dos movimentos e organizações sociais do Recife.

18h - Radioshow
Programa sobre música independente que tem o objetivo de trazer para a Frei Caneca uma seleção de músicas, novidades e assuntos relevantes que envolvem a música no Brasil.

21h - A Hora do Espelho
Com abordagem didática e bem humorada, trata de temas complexos ligados ao bem-viver. Objetiva estimular a reflexão sobre saúde integral, com base em fatos cotidianos.


Quarta

12h - Mulheres na Frequência #FaixaMulher
Programa de rádio sobre música e informação, voltado para divulgação de trabalhos e produções realizadas por mulheres.

15h - Numtáligado
Programa sobre artistas de rua que fazem o cotidiano do Recife mais acolhedor e diverso.

20h - Vozes de Cor
Programa voltado para a pesquisa discográfica de pessoas e ou grupos negros com o intuito de enaltecer a cultura, o jeitinho de ser e se posicionar no mundo. A cada edição, um mergulho em suas discografias e temáticas.

21h - Rádio Brumas
Apresenta a diversidade musical brasileira dos estilos Pós Punk, Dark Wave e New Wave, resgatando bandas que fizeram carreira nas décadas passadas, principalmente nos anos 80 e também bandas atuais.


Quinta

8h - Programa VdeVoz
Dedicado a dar visibilidade às produções de autoras e autores, pertencentes a recortes sociais (pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, idosas, com deficiência, população carcerária, entre outras), cujas desigualdades são dificultadoras ou impeditivas para a inserção no mercado literário.

12h - Gênero Cinematográfico #FaixaMulher
Programa com foco na mulher e na produção cultural, voltando para nova temporada.

15h - Almanaque da Aconchego
Programa em formato de revista (almanaque), que passeia pelas aventuras da Comunicação Popular e Comunitária.

18h - Recife Lo-Fi
Programa radiofônico que atua desde 2018 como espaço de afirmação e promoção de um grande número de artistas/bandas de Pernambuco que, de outra forma, dificilmente entrariam na programação de rádios convencionais. Primeiro no Brasil especializado no formato LO-FI (“low fidelity”, do inglês, baixa fidelidade), apresenta um leque de quatro blocos voltados para todos os públicos com resenhas, entrevistas, garimpo de artistas e bandas de gerações passadas, bastidores e show e, claro, tocando músicas de artistas da cena atual pernambucana.

20h - Aldeias e Quilombos
É uma proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, este projeto visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020, incentivando a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

21h - CINEstesia
Programa que aborda as múltiplas relações do som com a imagem no cinema e outros formatos audiovisuais. Som, aqui, entendido não apenas como trilha sonora no sentido convencional, mas, também, como “ruídos” ambientes, diálogos e outros materiais usados como força expressiva.


Sexta

14h - Papo de Artista
Toda sexta-feira, a partir das 14h, o ouvinte pode conhecer um pouco da vida e obra de personalidades do meio cultural de Recife e de Pernambuco. O programa faz entrevistas com representantes das diversas gerações e linguagens artísticas. O comando é de Manoel Constantino, ator, diretor, escritor, produtor de teatro, cinema e editor da Agenda Cultural do Recife.

15h - Giro Nordeste Entrevista
Ancorado por Juraci Santana, jornalista da TVE Bahia, conta com a participação de jornalistas nos demais Estados. Além da Bahia, o Giro Nordeste é exibido em Sergipe, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Espírito Santo.

18h - Audio Mundi
Se destina a apresentar músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music". A cada edição apresentam um tema diferente, trazendo aspectos relacionados e selecionando músicas que estão dentro do assunto, sejam eles as trilhas de filmes “blaxploitation”, o jazz polonês ou o rocksteady jamaicano.

20h - Universos Hip-Hop
Visa compartilhar com o público conteúdo relacionado ao vasto universo do hip-hop em suas variadas expressões, seja na música, no grafitti, na dança e cultura de rua como um todo, englobando ainda o skate e basquete de rua.

21h - Oxente, Afrodite
Programa sobre sexualidade humana com notícias, entrevista, Dica Preciosa (serviço gratuito para a população do Recife) e quadro musical.

Sábado

8h - Vozes Inclusivas
É uma rádio revista de informação. Alterna os seguintes conteúdos: notícias e entrevistas sobre inclusão e acessibilidade; depoimentos de pessoas com deficiência que relatam suas histórias profissionais e pessoais; dicas sobre defesa e garantia de direitos do segmento de pessoas com deficiência; e blocos musicais com uma seleção da MPB. O programa é totalmente produzido e apresentado por pessoas cegas ou com baixa visão.

10h - Palavras NO AR #FaixaInfantil
Através de contações de histórias e entrevistas, o programa trata questões da memória coletiva e ancestralidade para crianças. Nesta segunda temporada busca visibilizar biografias de 45 mulheres que mudaram o curso da história e dar voz, por meio de entrevistas, para outras mulheres que, igualmente, nos inspiram.

11h - O Coco e Suas Vertentes
Programa que apesenta as músicas e os saberes ancestrais dos mestres e mestras de coco e suas vertentes em Pernambuco.

12h - Hora do Close
Programa composto por entrevistas e debates, informação e humor leve, com foco nos temas relacionados à população LGBTI+, em seus desdobramentos políticos, sociais e culturais, em tom educativo e inclusivo, de modo a ressaltar a diversidade sexual e de gênero, com humanidade, naturalidade e respeito.

15h - Andei meio Mundo
A cada edição será privilegiada a música da América latina e sua interseção com o contexto histórico cultural dos países do território latino com a finalidade de fomentar a surgimento de novos públicos, encorajando a aquisição de conhecimento artístico e musical.

16h - Reggae pelo Reggae
Cada semana aborda um tema, que poderá ser uma banda, um disco ou ritmo referente ao reggae music. Sempre que possível, apresentam convidados que possam abrilhantar a conversa. Além da música reggae, o programa aborda diversas vertentes do ritmo como o Dancehall, Ska, Rocksteady, entre outros.

21h - Techtrônica
Programa informativo e de entretenimento sobre o universo da música eletrônica com a finalidade prioritária de formar novos públicos. Traz, em cada edição, um novo e estimulante tema, explicando as origens dos estilos musicais, os processos criativos por trás das maneiras de produzir música e apresenta artistas marcantes de cada estilo abordado.


Domingo

8h - Frequência Natural
A proposta é estabelecer um processo de comunicação e de formação da sociedade a partir dos princípios da Agroecologia, contribuindo para a disseminação de informações e conteúdos sobre essa temática. O programa busca dar visibilidade às iniciativas de base agroecológica da Região Metropolitana do Recife, além das experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil.

9h - Lab 101
O Lab 101 é um espaço dedicado à difusão dos trabalhos produzidos nas universidades do Brasil.

10h - Batucada
Todos os domingos, das 10h ao meio-dia, Iara Lima apresenta artistas consagrados do samba e novos talentos de Pernambuco e do Brasil.

12h - Tabaquice Nossa
Programa semanal elaborado e executado por adolescentes estudantes de escola pública. Aborda questões sobre dissidências sexuais e de gênero pela perspectiva da vivência escolar.

17h - Íntimos na Frei Caneca
Realiza entrevistas com artistas e bandas pernambucanas do cenário alternativo, bate-papo com profissionais ligados ao ramo musical independente e contará com uma playlist de música autoral.


Confira a Programação Especial da Frei Caneca FM


Compartilhe