ícone face twitter instagram

Dia dos Professores e educação na pauta da semana

14.10.19 - 13H27
Foto: Fabrizio Motta Fotografia | www.flickr.com/77461379@N06

Foto: Fabrizio Motta Fotografia | www.flickr.com/77461379@N06

Em alusão ao Dia dos Professores, celebrado amanhã (15), a rádio pública do Recife reexibe as reportagens especiais sobre Educação, veiculadas anteriormente em agosto. As produções trazem depoimentos de professores, estudantes, pesquisadores e especialistas que falam sobre “Educação: Cenários e Perspectivas”, “Diversidade no Ensino Superior” e “Inclusão e Cursos Voluntários que Preparam para o Ensino Superior”. Basta sintonizar a 101.5 FM nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h, 13h45 e 15h45.

Já a partir desta quarta-feira (16), e durante todo o mês de outubro, os ouvintes podem conferir os seis interprogramas selecionados através do Concurso Teca Carlos de Rádio, realizado através de parceria entre a Secretaria de Cultura do Recife - através da Rádio Escola - e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, por meio da Frei Caneca FM. Os programetes, realizados por estudantes da rede municipal de ensino, tratam de temas como alimentação e nutrição, manifestações culturais populares de Pernambuco, natureza, saúde, identidade e cinema.

Na quinta-feira (17), às 17h, o quadro "A Palavra e O Som", vai apresentar um pouco da obra dos professores e poetas Mário de Andrade, Cecília Meirelles e Rodger Rogério - este último visto recentemente atuando como um cantador, em Bacurau. Ainda pautando a educação, o TPM - Tempo Pra Mim conversou com Ana Paula Mota, pedagoga, doutora em Educação, professora da UFPE e integrante do projeto de Acolhimento aos Estudantes do Centro de Educação da Universidade, onde vem desenvolvendo, atualmente, a oficina “Emoções e Cuidado de si: nutrindo o ser presente”. O tema é o autocuidado para mulheres que são professoras. É possível ouvir a reprise às 21h da segunda-feira.

Salada POP - A semana começa com a faixa de entrevista abordando o grupo Mada (Mulheres Anônimas que Amam Demais). Na terça (15) o papo vai ser sobre o Outubro Rosa com Isabel Pereira, médica mastologista, que vai esclarecer todas as dúvidas sobre o câncer de mama. Na quarta (16) a pauta é o Game Educativo do Aedes Aegypti  com o analista de sistemas Marcelo Vieira. Na quinta-feira (17) o convidado é Paulo Cunha, professor e idealizador do projeto Cinema da UFPE. O Salada Pop vai ao ar de segunda a sexta, das 14h às 16h.

Revista Difusora - O #DebatesCulturais de segunda-feira fala sobre formas de fomento à cultura e o lançamento do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) da Prefeitura do Recife. Os convidados são Guilherme Moura, produtor do Abril pro Rock e Paloma Granjeiro, gestora cultural. Na terça, a partir das 17h30, a faixa de entrevista fala sobre o Transborda, além de trazer o multiartista Zé Barbosa, lançando o novo trabalho. Quarta-feira é dia de contar sobre o projeto Memórias de Pernambuco, que busca resgatar e registrar os Patrimônios Vivos do estado. O Festival de Teatro do Agreste (FETEAG) também está em pauta. Quinta-feira o filósofo e professor Peter Pál Pelbart marca presença nos estúdios da 101.5 para falar sobre seu novo livro, Ensaios do Assombro. Na sexta-feira a mostra Play The Movie é o destaque. 

Faixa das 20h - Segunda, às 20h, a equipe do Toca o Terror analisa filmes que abordam seitas controversas, cultos obscuros e rituais macabros. Na pauta estão obras como "Midsommar - O mal não espera a noite", "O Homem de Palha" e "O Apóstolo". Terça-feira o Revista Brasil de Fato Pernambuco aborda o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 e entrevista Rafaela Alves, da direção nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). A conversa gira em torno dos contextos brasileiro e mundial diante do direito à alimentação e as ameaças que colocam a vida da população em xeque. Quinta-feira a Faixa Especial homenageia o baiano Tom Zé. Nascido em Irará, interior da Bahia, o músico completou 83 anos no último dia 11. Tom Zé é conhecido por integrar o movimento da Tropicália, junto com Gilberto Gil e Caetano Veloso.

LAB 101 - Neste sábado (19), às 18h, o Lab 101 debate o acesso à educação para trabalhadoras domésticas, através do radiodocumentário Para Soltar as Amarras, projeto feito por Amanda Mendes, Giovanna Silveira, Hortência Duarte, Lorena Borges, Maria Eduarda Guerra e Roberto Peixoto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco.

Fim de semana - Na Faixa Infantil da Frei Caneca FM, às 8h45, o Palavras no Ar viaja para a África Ocidental, com a sabedoria de "Ananse, o contador de histórias". A edição conta com a jornalista e escritora Luce Pereira, que fala sobre trabalho e afetividade diante de sua cidade natal, Belo Jardim, no Agreste pernambucano. Em seguida, 9h15, Cantando e Brincando nas ondas do rádio reprisa o programa sobre trabalho infantil.

No domingo, de 10h ao meio-dia, O Batucada faz uma homenagem a Diogo Nogueira. Também traz músicas de Originais do Samba, Beth Carvalho, Elza Soares, Almir Guinetto e no autoral pernambucano o Grupo Terra, Lenine, Lula Queiroga e Beto Rusivel. Ao meio-dia, tem Frevo do Mundo convidando Maíra e Moema. Às 20h, o Interdependente - música e conhecimento traz entrevista com Föxx Salema, a cantora trans paulista atua no universo do metal e também milita na causa ligada à identidade de gênero. O programa apresenta também o Pesado DJ Set, formado pelo jornalista e músico Wilfred Gadêlha e Osman Frazão, o DJ Tarzan. Em seguida, às 21h, o Audio Mundi dedicado esta edição a um dos artistas mais inspirados e mais criativos da década de 70 aqui no Brasil: o mineiro Marku Ribas.


Compartilhe