PE, PB e MA discutem o fortalecimento da rede pública de comunicação

12.06.19 - 15H14
Foto: Ailton Pedroza

O 5º Seminário de Comunicação Pública Fazendo Rádio reuniu representantes de rádios de Pernambuco, Paraíba e Maranhão, na última segunda-feira, dia 10 de junho, para debater o fortalecimento da rede pública de comunicação. O encontro, realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, no Bairro do Recife, contou com as presenças de Robson Paz, secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão; de Naná Garcez, Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC-PB); e Maíra Brandão, da equipe de gestão da Frei Caneca FM.

A conversa, que integrou a programação de aniversário da Frei Caneca FM - comemorando neste mês de junho o seu primeiro ano com microfones abertos - e do Diálogos EPC/TVPE, foi mediada pelo apresentador do programa Revista Difusora, da Frei Caneca FM, Patrick Torquato, e transmitido ao vivo na 101.5 FM. Além de contar um pouco da trajetória das respectivas emissoras públicas, os debatedores conversaram sobre estratégias e diretrizes que possam contribuir para estimular o setor.

Robson Paz, diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM, rádio estatal do Maranhão, falou sobre a grande capacidade de criação e compartilhamento de conteúdos entre as emissoras do Nordeste, como uma das formas de fortalecer a rede pública de comunicação. "É preciso louvar essa iniciativa dos governadores que criaram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste, colocando a Comunicação Pública num papel de destaque dentro desse grupo, para que haja essa integração e nós possamos fortalecer aquilo que nos une". A fala de Robson contemplou as conversas ocorridas no segundo encontro do Fórum Nordeste de Emissoras Públicas de Rádio e Televisão, realizado no mesmo dia, no Recife. "Discussões como as que aconteceram no Fórum de Emissoras Públicas permitem avanços no campo administrativo e na produção e compartilhamento de conteúdos, que enriquece as programações das emissoras envolvidas", concluiu.

Já Maíra Brandão, que integra a Frei Caneca FM,  emissora pública vinculada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, acredita que, além de estimular a rede de comunicação pública, é preciso ter uma relação estreita com a sociedade civil. "Desde o começo, quando a Frei Caneca FM começou a sair do papel, em 2014, a sociedade civil contribui e acompanha a implementação da rádio. Os editais foram criados junto com representações da sociedade e também são uma das linhas para o fortalecimento. Atualmente a Frei Caneca tem 26 programas no ar, sendo 20 da sociedade civil, possibilitando ampliar a voz da sociedade e garantir diversidade de conteúdos e formatos na grade de programação", disse. Brandão falou ainda que o novo edital de ocupação de grade de programação da Frei Caneca FM está previsto para ser lançado em julho, com previsão de recursos para apoiar financeiramente os realizadores.

Para Naná Garcez, que está à frente da EPC-PB, fruto da recente fusão entre a Rádio Tabajara, com 82 anos em funcionamento, e o jornal União, em circulação desde 1893, comentou sobre o importante papel de formação de profissionais das emissoras públicas. "Os dois veículos são considerados veículos-escola. Muita gente começou a sua carreira profissional no Jornal União ou na Rádio Tabajara. E nessa linha nós persistimos. Temos parceria com a Universidade Federal da Paraíba, na rádio, desenvolvendo um jornal experimental. E no impresso, temos uma parceria com o curso de Design do Instituto Federal de Educação. Porque nós também temos a necessidade de renovação nessa área. Para um veículo de comunicação permanecer, ele tem que encantar as futuras gerações. Então você tem que encantar o seu público e atualizar os seus profissionais", contou.

Ouça a conversa completa do 5º Seminário de Comunicação Pública Fazendo Rádio: