ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM comemora aniversário com um mês inteiro de atividades

02.06.19 - 12H49
Imagem em fundo cinza com letras azuis onde lê-se "Aniversário da 101.5"

Junho chega inspirando comemorações da cultura popular tão fortes quanto tradicionais para o Nordeste, e embalando para presente o aniversário da Frei Caneca FM, rádio pública do Recife, que celebra o seu primeiro ano de funcionamento com microfones abertos, e três anos desde que o sinal da programação experimental começou a ser transmitido. A festa da emissora se estenderá ao longo de todo o mês, com atividades na rádio e na rua, estimulando a comunicação pública, o meio ambiente, a cultura e a educação, como forma de vivenciar o papel pedagógico a que a rádio, desde o princípio, cultiva.

As comemorações terão início na segunda-feira (03). A Frei Caneca FM une-se à Secretaria de Meio Ambiente do Recife para difundir a Maratona Verde, campanha de distribuição e plantio de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para ajudar no engajamento dos moradores da cidade, a 101.5 FM veiculará entrevistas e flashes sobre o tema, ao longo da programação.  


Já na terça-feira (04), será anunciado o Concurso “Teca Carlos” de Rádio, voltado para estimular a produção radiofônica de alunos da rede municipal de ensino. O lançamento da ação, realizada em parceria com o projeto Rádio Escola, da Secretaria de Educação do Recife, acontecerá no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), na Soledade, às 10h, como uma homenagem a Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, professora universitária, defensora incansável da cultura popular, e que participou ativamente dos Grupos de Trabalho que contribuíram para a estruturação da Frei Caneca FM.

As atividades formativas também estão na pauta da rádio pública do Recife. No dia 07 de junho, o aniversário da Frei Caneca FM chega no Alto Santa Teresinha com o Papo reto “O corpo na dança”, que pretende discutir as possibilidades do corpo e a erotização nas diversas modalidades da dança. A conversa acontecerá das 19h às 22h, no Compaz Eduardo Campos, com participação das pesquisadoras e bailarinas, Chris Galdino e Rebeca Gondim. No dia seguinte (08 de junho), das 9h às 12h, a Oficina de linguagem para a comunicação pública acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. A atividade, que será facilitada pelo jornalista Tarcísio Camêlo, da Auçuba Comunicação e Educação, pretende facilitar o contato de formadores de opinião e produtores de conteúdo com uma linguagem mais comprometida com os direitos humanos, tema tão caro à Comunicação Pública. As inscrições podem ser feitas neste formulário: http://bit.ly/formacaofcfm2019.

No dia 10 de junho a Frei Caneca FM soma forças com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e realiza, como parte da programação do Diálogos EPC/TVPE, o Seminário de Comunicação Pública Fazendo Rádio, que acontecerá a partir das 18h, com o tema “Fortalecendo a rede pública de comunicação”. O debate, que será transmitido ao vivo, na 101.5 FM, terá a participação de Robson Paz, radialista, jornalista, secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão; de Naná Garcez, formada em jornalismo, Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC-PB); e Maíra Brandão, jornalista, gestora da Frei Caneca FM. Inscrições no http://bit.ly/formacaofcfm2019.

O Ciclo Junino, que não poderia faltar, estará presente também nas ondas do rádio, ao longo de todo o mês. Além da programação musical, que passa a ter mais inserções de forró, xote, xaxado, coco e baião, a Frei Caneca acompanha a Caminhada do Forró, no dia 13 de junho, marcando a abertura do São João do Recife, com transmissão e flashes ao vivo. A partir do dia 21 de junho, até a noite de São João, dia 24, quando se torna mais intensa a programação junina, a Frei Caneca transfere seu estúdio para o Sítio Trindade, principal ponto de arrasta-pé do Recife, e transmite ao vivo, a partir das 20h, toda a informação, música e animação do forrobodó pernambucano.

O tema São João estará também nos programas diários. O programa Salada Pop, que está no ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, passa a ter, a partir da primeira semana de junho, um momento extra para entrevistas a artistas, grupos e pesquisadores sobre o ciclo junino e suas manifestações culturais. Já o programa Revista Difusora, que vai ao ar das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira, vai trazer edições especiais dos #DebatesCulturais, que acontecem nas segundas-feiras, às 18h. Serão abordados temas como as raízes históricas e misturas culturais que deram origem ao São João (03 de junho) e os 100 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro (17 de junho).

Para encerrar esse mês inteiro de comemoração, o 29 de junho foi reservado para uma edição de aniversário do Palco Frei Caneca FM, na Praça do Arsenal.

Histórico - Criada pela Lei Municipal nº 6511, em 8 de novembro de 1960, de autoria do vereador Liberato Costa Júnior, a rádio começou a sair do papel para entrar na história em junho de 2015, quando, 56 anos e muitas gestões depois de ter sido criada, ela começou a dar seus primeiros passos, com a licitação dos equipamentos de transmissão.

A transmissão propriamente dita começou a ser testada em junho de 2016, firmando a Frei Caneca, já a partir daquele instante, como uma alternativa de conteúdo diferenciado, por tocar o que nenhuma outra rádio toca e contemplar todas as cenas da música pernambucana, da mais popular e autêntica à mais subversiva e experimental, passando ainda por clássicos internacionais e até pelo cancioneiro infantil.

Com o microfone aberto, a emissora manteve o perfil da programação musical e passou a ter programação diária. Atualmente são 26 programas no ar, sendo seis produzidos pela equipe da rádio e 20 produzidos pela sociedade civil. Destes, 18 foram selecionados através de três editais de ocupação de grade de programação.

Participação - A Frei Caneca FM conta com a participação popular no acompanhamento, elaboração e implementação das diretrizes da emissora desde 2014. À época, diversas entidades da sociedade civil reuniram-se sistematicamente e elaboraram o documento “Propostas da Sociedade Civil para a Frei Caneca FM”, com orientações para as áreas de gestão, financiamento e programação da rádio.

Em 2016 foi formalizado o primeiro Grupo de Trabalho da Frei Caneca FM, com participação de 16 entidades que contribuíram com a elaboração dos primeiros editais de ocupação de grade de programação. Em 2018 foi formado um novo Grupo de Trabalho que tem a missão de discutir, elaborar e validar a proposta de estatuto da emissora, além de acompanhar questões relativas à gestão da rádio. Este GT é composto por sete entidades da sociedade civil, eleitas, e seis representações da Prefeitura do Recife, indicadas pela gestão municipal, que reúnem-se uma vez por mês para desenvolver o estatuto.


Compartilhe