#TBT101 - Palco Frei Caneca FM celebra a importância da Comunicação Pública

13.07.23 - 12H35
(Mãe Beth D'Oxum, Coco de Umbigada e a Equipe Frei Caneca FM no Palco Frei Caneca FM de aniversário. Foto: PCR)

“Boa noite a todas, a todos e a todes! Boa noite aos ouvintes da rádio Frei Caneca, que está fazendo a transmissão deste show, essa rádio maravilhosa! A rádio pública do Recife! Que toca cultura, toca o recife, toca você!” Foi assim que Mãe Beth de Oxum abriu o seu show no palco de aniversário da Frei Caneca FM, que ocorreu na noite de São Pedro. Sob o teto preenchido por bandeirinhas da cobertura do palco, contornado por cercas de madeira e aguardado pelo público que crescia cada vez mais para prestigiar a festa, o Coco de Umbigada subiu ao tablado, o segundo grupo a se apresentar no palco, precedido pela Ciranda Santana.

A comemoração recebeu grandes nomes da música popular: Ciranda Santana, Coco de Umbigada, Maciel Salú e Jorge Du Peixe. A magnitude dessa line-up não é à toa: é celebrando a cultura pernambucana, em um santuário cultural como o Pátio de São Pedro, que a Frei Caneca FM comemora seus sete anos de transmissão. Tão do povo quanto os artistas que prestigiaram a noite, a rádio se abraça à cultura sob um mesmo adjetivo: popular.

A comemoração também encerrou a temporada de transmissões do ciclo junino que a rádio pública realizou, estando presente nos três finais de semana de programação no palco principal do Sítio da Trindade e totalizando 54 horas de transmissão ao vivo. O sentimento é de realização pelo trabalho duro realizado durante nove dias! É, também, de admiração pela cultura de Pernambuco, que continua resistindo às tentativas de sucateamento e mostrando, principalmente neste ciclo junino, que segue viva e atual.

Sobre isso, disse Mãe Beth de Oxum: “É muito importante estarmos ocupando o Pátio de São Pedro, esse espaço consagrado da cultura popular de Pernambuco. É muito importante que retomemos esse lugar. Eu quero parabenizar a rádio Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife. Ela está de parabéns não só por fazer 7 anos, mas também por democratizar a comunicação em Pernambuco, regionalizando a produção de conteúdo num país onde a comunicação está na mão de meia dúzia de famílias. É muito importante uma rádio como a Frei Caneca. Nós precisamos de uma mídia que democratize a cultura nesse país, que “desesconda” esse país, porque nossa cultura é secular e não pode mais estar escondida”. Em outro momento, também ressaltou: “As ruas precisam ser ocupadas. As praças precisam ser ocupadas. Os largos precisam ser ocupados. Os becos precisam ser ocupados. Com a cultura, porque a cultura alimenta a nossa alma. Nossa música ativa processos emergentes. Nossa música está conectada com nossa realidade, e nossa realidade é a realidade de mudança. E hoje a gente teve mudança, pô! Hoje a gente teve mudança, viva a democracia!”

Foi por saber o papel fundamental que a cultura tem nas nossas vidas, e reconhecer a importância de um espaço dedicado a ela, que o vereador Liberato da Costa Júnior lutou pela aprovação da Lei Municipal 6511, aprovada em 1960, instituindo a criação da Frei Caneca FM enquanto emissora pública da cidade do Recife. O projeto, porém, demorou a sair do papel, sendo adiado por questões políticas, como o início da Ditadura Militar em 1964. Em 2011, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu outorga para o funcionamento da rádio no canal 268/E, na frequência 101.5 FM para a cidade do Recife. A emissora, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, começou a transmitir, em caráter experimental, com uma programação musical inovadora, em junho de 2016. Desde então, sua programação vem valorizando a música independente regional, fomentando o debate público e exaltando a arte popular, em constante contato e ajuda da sociedade civil, mediante os editais de ocupação da grade de transmissão.

FREI CANECA FM NO SÃO JOÃO DO RECIFE

Transmissões realizadas do dia 16/06 a 30/06

8 dias de transmissão do Sítio da Trindade

1 dia de transmissão do Pátio de São Pedro (Palco Frei Caneca FM)

Totais:

54 horas de transmissão ao vivo

107 entrevistas com artistas, transeuntes, ouvintes, flashes sobre a programação e entrevistas com os responsáveis pelos serviços oferecidos no Sítio da Trindade

* * *

Lembrando que o #TBT101 é uma coluna em que, toda quinta-feira, vamos relembrar entrevistas e programas massas e importantes que já rolaram na programação da rádio pública do Recife.

Todas as  entrevistas ficam disponíveis na sua plataforma de streaming favorita (SpotifyDeezerCastboxGoogle PodcastsAnchor ou Mixcloud, além do YouTube).