ícone face twitter instagram

#TBT101 | Top 101 da Frei Caneca com pernambucanos no topo!

23.01.25 - 15H55
Luiz Lins

Luiz Lins foi o intérprete mais tocado na rádio pública do Recife em 2025. (Foto: Reprodução/YouTube)


Por Mateus Paegle


Ao longo do ano de 2024, diversas produções musicais passaram pelas ondas da 101.5 e, dentre todas as músicas tocadas durante o ano que se passou, reunimos aquelas que tiveram um lugar especial na nossa programação. Assim foi produzido o nosso especial TOP 101 das mais tocadas na Frei Caneca FM, que foi ao ar em 19 de dezembro de 2024.

Neste #TBT101 escolhemos destacar uma curiosidade que vai agradar os bairristas. Dentre os intérpretes que mais tiveram seus sucessos tocados em nosso TOP 101, os 10 primeiros foram todos pernambucanos. A mais tocada entre as mais tocadas da Frei Caneca FM foi o love song “Diz Alguma Coisa”, do artista de rap e R&B Luiz Lins.

Dentro desse Top 10 cem por cento regional, também estão a cantora Bruna Alimonda, Uana, Afroito, a banda Ave Sangria, Bule, Hoddbob, Cila do Coco, Joyce Alane e Priscila Senna.

Confira mais detalhes sobre os 10 artistas mais tocados no TOP 101:

1.Luiz Lins
Nascido em Nazaré da Mata, Luiz Lins é cantor de rap e R&B. Luiz Lins começou sua carreira em 2016, vindo de Nazaré da Mata (PE) pra região metropolitana do Recife. O experimentalismo marca sua carreira, que se desprende de rótulos e traz algo diferente a cada nova aparição, refletindo o ser humano em suas diversas fases.

Em 2023, Luiz Lins lançou o álbum “Plástico”. Hoje, soma mais de 300 milhões de visualizações na internet e, no preparo de suas obras, acredita ser necessário contar a história de sua vida e do seu personagem musical simultaneamente.

2. Bruna Alimonda
Bruna Alimonda é cantora, compositora e atriz pernambucana de 28 anos. Deu início a carreira profissional como vocalista e compositora da banda Abacaxepa, e assina a composição de muitas das músicas já gravadas pela banda. Em 2022 lançou seus primeiros singles "Vista pro mar" e "Canção de cansaço" e recentemente seu primeiro disco solo e álbum visual Estado Febril.

3. Uana
Uana é uma cantora e compositora pop brasileira, natural e residente de Recife (PE). Despontando do brega funk e da música eletrônica, ela conquistou seu espaço na música a partir do lançamento de singles variados e do EP “Pena que Acabou”, de 2023. Seu primeiro disco, “Megalomania”, nasceu em 2024, com direção criativa dela e produção musical compartilhada entre Barro e Guilherme Assis. Atualmente Uana é uma das artistas do casting Alerta Experimente, dos canais BIS e Multishow (Globosat), que visa acelerar a carreira de artistas em destaque na cena independente.

4. Afroito
Morador da periferia de Olinda e adepto do culto aos orixás, o cantor e compositor pernambucano Afroito canta em vários ritmos, como brega, R&B, rap, trap e coco. 

Dentro da sua discografia, o artista olindense possui o álbum “Menga”, lançado em 2021 e voltado para o ritmo do coco, tendo sido inspirado por mestres do ritmo como Selma do Coco, Mestre Ana Lúcia, Aurinha do Coco e Mestre Galo Preto. Em 2023, Afroito lançou “LEBARON”, que traz elementos de R&B, rap, trap e outros ritmos do universo afrodiaspórico.

5. Ave Sangria
Ave Sangria é um conjunto musical brasileiro de rock psicodélico, foi um dos principais expoentes da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 1970. Hoje, a formação da banda é composta por Marco Polo (voz), Almir de Oliveira (guitarra, violão, baixo), Júnior do Jarro (bateria), Gilú Amaral (percussão) e Juliano Holanda (baixo).

Inicialmente chamado de Tamarineira Village, o conjunto mudou o nome de forma curiosa, quando os integrantes da banda seguiram a sugestão de uma cigana que conheceram no interior da Paraíba. Em sua discografia, a banda Ave Sangria possui os álbuns “Ave Sangria”, de 1974 e “RCA”, de 2019, além do álbum ao vivo “Perfumes e Baratchos”, de 1974.

6. Bule
A banda Bule é um projeto recifense de música brasileira, dançante que explora timbres, sonoridades e estéticas dos anos 1980, formada por Pedro Lião, Carlos Filizola, Berna Coimbra, Kildare Nascimento e Damba. O primeiro álbum do grupo foi o “Cabe Mais Ainda”, lançado em 2018.

A banda Bule participou de festivais como Coquetel Molotov, Bananada, Mada, Wehoo e Bicicleta e já dividiu o palco com artistas como General Elektriks, Boogarins, Céu, Mombojó e Romero Ferro.

7. Hoodbob
Artista pioneiro do TrapBrega, o cantor pernambucano Hoodbob uniu o ritmo local ao trap norte-americano ao enxergar no brega um potencial de hibridizações ao longo das últimas décadas, observando exemplos como o brega-funk, o tecnobrega e o brega pop. 

Em sua discografia possui o álbum “DJ Topó Mixtape” e singles como “5 da Manhã”, “Pernoite”, “Duas Sedas” e “Dantas Barreto Freestyle”, seu último lançamento.

8. Cila do Coco
Também conhecida como Dona Cila, a artista Cila do Coco nasceu em 1939, começando a carreira muito jovem com o Coco de Umbigada do Guadalupe e depois seguindo para carreira solo. 

Ganhadora de prêmios nacionais, já participou de trabalhos de grupos como Nação Zumbi, além de atuar quatro anos ao lado da banda belga Think Of One, com quem realizou dois CDs e excursionou por Europa, África e Ásia. Em 2005, gravou seu primeiro CD solo, “Cila do Coco e seus pupilos”.

9. Joyce Alane
Joyce Alane é uma cantora e compositora pernambucana presente na nova cena musical nacional. Com milhões de plays, conta com músicas como “Leão”, “O elefante da sala” e “Idiota Raiz”, tendo essa última concorrido ao Prêmio Multishow em 2023. Com seu primeiro álbum em 2024, Joyce cativa seu público com suas músicas íntimas, potentes e verdadeiras.

10. Priscila Senna
Priscila Senna é uma cantora e compositora olindense do brega, sertanejo e bachata. Sendo nacionalmente conhecida por compor a banda Musa como vocalista durante 13 anos.

Em sua carreira solo, Priscila já lançou os ábuns de estúdio “Amor de Fã” e “Priscila em Sena”, além de álbuns ao vivo em Igarassu e Recife. Em 2024, a artista lançou os singles “Espero que Seja Feliz”, “Uber Recaída” e Haverá Sinais””, entre outros.

***

Toda quinta-feira publicamos a coluna #TBT101, onde o ouvinte relembra entrevistas e pautas importantes que a Frei Caneca FM trouxe na grade de programação.


Compartilhe