Foto: Reprodução/Internet
Por Willames Ferreira
Setembro Amarelo é o mês dedicado à conscientização nacional da prevenção ao suicídio, que é considerado um problema de saúde pública recorrente, afetando diversas áreas em nossa sociedade. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.
Infelizmente, o suicídio encontra-se em um cenário preocupante, atingindo pessoas de diversas idades e que, na maioria dos casos, tem ligação direta a doenças mentais que não possuem seus diagnósticos e, consequentemente, tratamentos adequados. O Centro de Valorização da Vida (CVV) completou seus 62 anos neste ano de 2024, ofertando apoio emocional a pessoas em todo o Brasil. Na unidade Recife, o atendimento funciona todos os dias, durante 24 horas (exceto feriados, que podem haver alterações de atendimento), de forma gratuita pelo número de 188.
Dia 10 de setembro marca, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Pensando na importância do tema, o Calor da Rua de quarta-feira (11), aborad a temática em sua faixa de entrevista. O apresentador Manoel Constantino conversa com Roger Bravo, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). O programa começa às 12h10, após o cumprimento do Guia Eleitoral. É possível acompanhar pela 101.5 FM ou pelo site. Para tirar dúvidas e participar ao vivo envie sua mensagem pelo whatsapp: (81) 9 9488-6272.
Segunda (09)
A Orquestra Criança Cidadã desempenha uma iniciativa muito positiva, resgatando socialmente, por meio da arte, uma profissionalização e cooperatividade com crianças e adolescentes que residem em áreas com baixo índice de desenvolvimento humano. E neste ano de 2024, o projeto que se consolidou no cenário cultural pernambucano, completa 18 anos. O Calor da Rua de segunda-feira (09) recebe o Maestro José Renato Accioly e o contrabaixista Antonino Tertuliano, egresso da Orquestra Criança Cidadã, para falar do impacto do projeto ao longo dos anos. O programa começa às 12h10, com apresentação de Diego Oliver.
Às 14h, na Faixa Mulher, tem TPM - Tempo Pra Mim. Priscila Xavier inicia a semana falando sobre sobre o autocuidado para mulheres neurodiversas adultas, com a convidada Cristiane Gomes, psicóloga especialista no tema. Mande sua dúvida e acompanhe a transmissão pelo nosso canal do Youtube.
Terça (10)
O BR-101.5, sob o comando de Gabriele Alves, começa a partir das 9h. Sua manhã vai ter uma força instrumental surreal na faixa entrevista às 10h, com o grupo Nomade Orquestra, para falar do mais novo álbum, intitulado Terceiro Mundo. O repertório surge como uma colcha de retalhos sonoros que fundamentam o universo essencial do coletivo que funde, em sua obra instrumental, elementos de funk, soul, ethno grooves, rock e jazz.
Você já ouviu falar dos Doutores da Alegria? O Calor da Rua de terça-feira aborda a crise financeira pela qual o grupo passa, atualmente, tendo cancelado 40% das atividades previstas para 2024. Priscila Xavier te espera às 12h10, com o convidado Arilson Lopes, coordenador artístico da associação, para explicar como podemos colaborar com este trabalho tão importante. Atualmente, os palhaços visitam cinco hospitais da capital pernambucana. Cada um deles recebe intervenções artísticas duas vezes por semana, o ano inteiro: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE), Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Prof. Luiz Tavares (Procape), Hospital da Restauração (HR) e Hospital Barão de Lucena (HBL).
Às 14h, na Faixa Mulher, é hora de falar sobre temas relevantes relacionados à maternidade, infância e parentalidade, no programa Mamas, Manas e Minas, com Janaína Serra. Acompanhe na 101.5 FM ou pela transmissão ao vivo em nosso canal do Youtube.
O Relicário desta terça-feira, às 17h, vai ao ar com a segunda conversa de uma série que leva você até equipamentos culturais com acervo literário pelo Recife. Desta vez, Janaína Serra foi até a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco para trazer um pouco da sua história e acervo. A conversa é com Poliana Nascimento, chefa do setor de Coleções Especiais, e Helio Monteiro, chefe da Unidade de Atendimento ao Público.
Quarta (11)
Garanta já seu lugar na estrada que conduz ao BR-101.5 com Gabriele Alves, de 9h às 12h. Na faixa entrevista, às 10h, a cantora pernambucana Ylana chega junto para falar do seu último álbum lançado, Janga, que faz referência ao bairro na zona norte de Paulista, onde a artista cresceu. Participe interagindo, pedindo música, ou com sugestões pelo número: (81) 9 9488-6842.
No fim da tarde, o convite é para acompanhar o encontro com as convidadas Gaby Conde, contramestra da Escola de Capoeira Angola Ifé, e Isadora Melo, cantora, compositora e atriz, no Relicário, a partir das 17h. A conversa aborda, a partir da experiência coletiva de um ritmo de vida frenético, a manutenção da leveza nas nossas vidas e as artes enquanto um meio de acolhimento e respiro. Tudo isso, é claro, permeado por recomendações de leituras.
Quinta (12)
Sabe aquela dor que persiste por mais de 3 meses, ou por mais de 1 mês após uma lesão tecidual aguda ou que acompanha uma lesão que não se cura? Essa situação se chama dor crônica, e ela pode vir encadeada de diversos fatores como o câncer, artrite, diabetes e fibromialgia. O Calor da Rua de quinta-feira foca nesse assunto e convida o médico intervencionista da dor e paliativista, Carlos Marcelo de Barros, para explicar as situações de diagnósticos e cuidados. O programa começa às 12h10.
Sexta (13)
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial Nacional pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o frevo celebra seu dia nacional em 14 de setembro. O Calor da Rua segura o ritmo dos passos, e engata às 12h10. Na faixa de entrevista, participa Luciana Félix, diretora do Paço do Frevo, que fala sobre a importância desse ritmo, além, é claro, de detalhar a programação que o museu preparou para esta data.
O fotógrafo e pesquisador cultural Paulinho Mafe é o entrevistado do dia no Papo de Artista com Manoel Constantino, às 15h. E nesse encontro, Paulinho fala sobre sua carreira ao longo dos anos, e também do seu recém livro lançado, Afetividades Juninas: Festas, fotografias e sentimentos, um projeto intuitivo e poético, de construção de memória, que valoriza os saberes e as práticas ligados às festas juninas, reconhecendo as múltiplas possibilidades do fazer quadrilha.
Sábado (14)
“Era uma vez... Joanna Maranhão” é o episódio desta manhã do Palavras no Ar, iniciando a Faixa Infantil, às 8h. A história do dia apresenta a biografia de uma mulher que inspira, além de trazer os recadinhos especiais da La Ursa e uma conversa com a esportista e professora de educação física, Fabíola Viana de Melo.
O É Conversa pra Criança, Sim! começa logo em seguida, às 8h30, com o episódio Famílias - Dia das mães e a pluralidade das famílias atuais. A história do dia é O Abraço de Joaquim, sobre um menino que aprendeu com seus cuidadores sobre o poder do abraço e que depois saiu ensinado para todo o mundo. O bloco musical é com o Mundo Bita, Ana Vilela, e Zeca Pagodinho e o grupo Demônios da Garoa, que têm, em suas letras, histórias sobre a família e seus grandes aprendizados de amor e união.
O Recife Cidade Parque inicia às 9h, trazendo discussões sobre soluções para uma cidade mais urbanizada e criativa. E neste sábado, o programa destaca os parques situados nas margens do Rio Beberibe e Tejipió, os desafios e oportunidades observados na pesquisa Recife Cidade Parque. A convidada é a arquiteta e urbanista e sócia fundadora do Ateliê Canópia, Marta Roca.
Domingo (15)
Sinta a Batucada aos domingos, na manhã da Frei Caneca FM, com o melhor das homenagens e músicas do samba e pagode, sob o comando de Iara Lima, a partir das 10h.
O Giro Nordeste deste domingo (15) está imperdível, com um papo sobre tecnologia e democracia digital. E quem fala sobre o assunto é a pesquisadora baiana Nina Santos, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora do Aláfia Lab. O programa começa às 19h.
Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe