ícone face twitter instagram

Se Rei Pra Lá: Cavaleiros do forró na 101.5 FM

19.05.22 - 14H06
Cavaleiros do Forró

Banda Cavaleiros do Forró concede entrevista ao Forropodó desta semana. (Foto: Divulgação)


Por Carlos Eduardo
 

A programação da sexta (20) na rádio pública do Recife inicia bem cedo com o programa Vitrola, às 8h, trazendo o primeiro de dois episódios dedicados à memória, arte, obra e talento de Ataulfo Alves, onde será destacado parte de sua trajetória artística, sua importância e realçar alguns de seus sucessos.

Abrindo as programações da casa a partir das 9h, o BR-101.5, sob o comando de Gabriele Alves, recebe Ave Sangria, grupo musical de rock psicodélico brasileiro e um dos principais elucidadores da cena musical psicodélica pernambucana dos anos 70. Na entrevista, Marco Polo e Almir falam sobre o show no Teatro do Parque, onde prometem uma homenagem ao antigo integrante e guitarrista Paulo Rafael, falecido em 2021.

Em mais uma edição do Papo de Artista com Manoel Constantino, às 14h, o entrevistado da vez será Carlos Moura, produtor cultural, para um papo sobre os trabalhos já realizados durante a trajetória. Prosseguindo, Lígia Bahia, médica, professora e especialista em saúde pública, é entrevistada por Janaína Serra e a banca do Giro Nordeste nesta semana, a partir das 15h. Lígia se debruça na conversa sobre Políticas públicas de saúde, o Sistema Único de Saúde e a integração público-privada. E encerrando o expediente da sexta-feira tem Relicário, às 17h, com Janaína Serra na apresentação e produção de Beatriz Guglielmelli.

Já no Audio Mundi, a partir das 18h, fala sobre os sons africanos. Assim como o tema sugere, todas as músicas deste episódio tem o sabor da Disco Music. Uma peculiaridade dessas canções é o fato de serem menos políticas e mais orientadas para a dança. Uma música divertida e otimista tanto quanto se esperaria de um gênero que combina elementos de jazz, funk e disco, e depois as polias em um brilho comercial elegante.

Fechando as produções da sociedade civil na noite do último dia útil para a chegada do final de semana, entra no ar, mais uma edição do Universos Hip-Hop com início às 20h. O entrevistado da vez é Márcio Rastaman, percussionista, arte educador, educador social do Ogan Onilú e que nas experiências artísticas vividas, estabelece um diálogo entre o rap e a musicalidade dos terreiros nagô de Pernambuco.

SÁBADO
A faixa infantil neste final de semana começa às 9h, com Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. O tema trata da ansiedade em crianças e adolescentes e como esse transtorno interfere direta e indiretamente no desempenho e vida dos pequenos. Para falar mais sobre o assunto com as crianças do CEPOMA e os ouvintes, o programa recebe a psicóloga, sócia do Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL), e especialista em psicologia clínica, Sthefanie Filgueira. Logo em seguida, colado com o cantando e brincando, a criançada ouve o Palavras NO AR, às 10h, com mais uma edição do Mulheres de Luta, onde a trajetória de diversas mulheres incríveis que fizeram e fazem história atuando em diversos ramos trabalhistas no Brasil a fora são pauta para uma ótima conversa e aprendizado. A entrevistada do dia é a atriz, blogueira e ativista das mulheres pretas periféricas, Célia Regina. E a partir das 10h30, entra no ar a última produção da faixa infantil, o É Conversa para Criança, Sim!, que norteia a conversa desse episódio, partindo dos seguintes questionamentos: "O que é política?" e “Como a Política funciona no Brasil?”. Mas para que as crianças possam entender de fato o que é “política”, o episódio faz uso de fatores históricos, partindo dos aspectos de funcionamento das sociedades indígenas no Brasil até a invasão dos portugueses nessas terras, trazendo consigo suas culturas e tradições.

O expressivo consumo de marcas LGBTQIA + é pauta para o Hora do Close desta semana, às 12h. Além de abordar as causas desse consumo e como funciona, o episódio também pauta em seus quadros, algumas temáticas importantes como forma de fazer com que os ouvintes conheçam mais sobre a comunidade LGBT e ampliem o repertório sobre temas voltados a discutir questões deste grupo.

Finalmente chegou a hora de uma viagem pela música. A primeira parada do dia é na própria estrada entre os países da Bolívia, Chile, Costa Rica e Cuba, onde é realizada uma retrospectiva das tradições e hits ferventes do mundinho latino, no programa Andei Meio Mundo, às 15h. Seguindo a sequência de programas musicais, o Reggae pelo Reggae faz uma homenagem ao Dia Nacional do Reggae,  e para comemorar a data,  o DJ Bob e Memis Etiópia, organizaram uma seleção apenas com pedradas do reggae nacional. E para que a audiência da rádio pública do Recife possa se deliciar ainda mais, a edição traz sucessos de  Edson Gomes, Ministereo Publico Sound System, Lazzo Matumbi e muito mais. 

Já o Forropodó, às 19h, recebe uma das bandas mais consagradas do forró eletrônico: Cavaleiros do Forró. Em um bate-papo totalmente descontraído, os integrantes da banda relatam os possíveis passos futuros, apresentam as trajetórias pessoais realizadas por cada um, além de refletirem sobre a passagem no grupo potiguar. Completando a noite de música em um clima de tirar o pé do chão ao som do ritmo eletrônico, a Techtrônica faz uma retrospectiva dos lançamentos nacionais da música eletrônica com trabalhos desenvolvidos durante o enfrentamento da pandemia, a partir das 21h.

DOMINGO
Ancestralidade, resistência, espiritualidade e arte juntos com a agroecologia e a cultura popular. O Frequência Natural da manhã de domingo, às 8h, aborda as relações entre esses dois movimentos que são de extrema importância para o fortalecimento da identidade dos povos do campo.

O Lab 101, às 9h, apresenta o podcast Umbucast com o episódio "Da Madeira Nasce Uma Arte", da temporada Gente do Agreste. Um podcast narrativo sobre histórias de vida de cidadãos comuns e personalidades do agreste. O episódio é desenvolvido pela Rádio Cordel - Projeto de Extensão do Grupo de Mídias Sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do Centro Acadêmico do Agreste, da UFPE. Na sequência, o Batucada, iniciado às 10h,  homenageia uma velha conhecida das rodas de samba do Recife, Dinah Santos, musicista pernambucana. Além de acompanhar grandes sucessos da sambista, como “Intensamente” , “Um amor verdadeiro" e “Acreditar”, o repertório do dia é repleto de muito samba, que promete tirar o ouvinte de cima do sofá. Vozes como as de Elis Regina, Zeca Pagodinho, Elza Soares e Beth de Carvalho, fazem parte da playlist da 101.5 FM.

Um som ecoa alto e claro. Esse é o som das músicas de protestos da América Latina, vindas primordialmente da Guatemala, país onde reside Sara Curruchich Cumez, cantautora indígena do povo Kaqchikel. E é na condução dela que o ouvinte da rádio pública do Recife viaja junto com o Som da Liberdade, para conhecer entre um show e outro pelo país, além dos compromissos internacionais, a trajetória artística dessa mulher indígena. O embarque está marcado para às 15h.

Finalizado o horário da tarde e entra na noite. O final de semana está chegando próximo do fim, entretanto na Frei Caneca FM ainda tem programação ativa, para que o ouvinte não perca um minuto de cultura. Por isso, nesta edição do Obriganza Experiência, a partir das 19h, a produção informa sobre artistas de música pop que mergulharam o pé na jaca em lombras intensas e experimentações sonoras.

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe