Lei que facilita o uso de agrotóxicos é tema do Giro Nordeste

25.02.22 - 11H31
(foto: Istockphotos)

(Foto: Istockphotos)

Por Carlos Eduardo

No início de fevereiro, a Câmara dos Deputados sancionou o projeto de lei nº 6.299/2002, que facilita a obtenção de registro de agrotóxicos no Brasil.

Este é o tema da entrevista com Maurício Guetta no programa Giro Nordeste, que começa às 16h desta sexta (25). Guetta é consultor jurídico do Instituto Socioambiental (ISA) e Mestre em Direito Ambiental pela PUC São Paulo.

SEXTA
O Mulher na Caneca desta sexta (25) conversa com a economista Emília Marinho e com Mônica Karawejczyk, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em pauta, os 90 Anos do voto feminino. O programa começa ao meio-dia, na Faixa Mulher, e tem transmissão ao vivo pelo YouTube.

Às 17h, tem edição inédita do Relicário, apresentada por Janaína Serra. Os ouvintes podem participar pelo whatsapp (81) 99249-2199.

SÁBADO
O fim de semana na 101.5 FM se inicia às 10h com o Forró para Todos, que homenageia o talento e obra do sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos. Além de ouvir o músico, o ouvinte também escuta outros nomes da música que fizeram parceria com o artista pernambucano, como Gilberto Gil, Nando Cordel e Anastácia.

À tarde, a partir das 16h, o Baião de Dois entra no ar com músicas de canto de terreiro, em que é possível ouvir as vozes de várias lideranças religiosas, e das roças nordestinas. O bloco seguinte é todo dedicado ao Coco, tocando músicas do grupo Coco de Rosa, Alice e Bubu Seabra, grupo Coco de Roda Xique-xique e outros. Além destes, outros blocos como os Bois Maranhenses e um dedicado a diálogos entre tendências contemporâneas e ritmos regionais nordestinos, fazem parte da programação.

DOMING
O Lab 101 traz a segunda parte de Sistema em Colapso: O reflexo da Pandemia do coronavírus entre os grupos mais vulneráveis da região metropolitana do Recife. A série de reportagens em rádio expõe como grupos sociais que são marginalizados há anos, pela sociedade, poder público e privado, tiveram, e continuam tendo, durante o contexto da pandemia, um agravamento de problemas socioeconômicos, históricos e culturais. A produção é de Beatriz Albuquerque para a disciplina de TCC do curso de jornalismo da UNICAP,  sob orientação da Professora Andrea Trigueiro. Começa às 9h.

O Batucada entra na rádio pública do Recife, às 10h, com músicas de Manu Nascimento e Mamau de Castro, Beth Carvalho, Elza Soares, Martinho da Vila, Revelação e muito mais. A homenagem desta semana vai para o cantor Wanderley Alves dos Reis (Wando), grande músico regional brasileiro.

Nascido em 1945, o cantor, violonista e compositor brasileiro iniciou sua carreira com a composição de dois discos no ritmo do samba.  Além disso, foi em 1975 que o artista lançou um disco romântico que iria acompanhar toda sua trajetória. Ao longo da seleção o ouvinte escuta canções como Na Boca do Povo, Nega de Obaluaê e Chega mais.

Às 16h, o Amplifica traz a cantora recifense Luiza Fittipaldi, em um show gravado em São Paulo, durante a pandemia. A artista apresenta músicas autorais e interpretações que inspiram reflexões através de novos conceitos, técnicas, ritmos e sons.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.