ícone face twitter instagram

Saudades d@ ex

Pra fazer jus àquele dito, que já podemos chamar de popular, "ai, que saudades do meu ex", criamos esta seção, onde disponibilizamos a relação dos programas produzidos pela sociedade civil, e também pela emissora, que passaram pela grade da 101.5 FM. Dá uma espiada e mata essa saudade logo, ouvindo os teus episódios favoritos:

2022:

Mulher na Caneca #FaixaMulher
Entrevistas, debates, músicas e análise das principais notícias sob uma perspectiva feminista, comandado pelas jornalistas - e feministas - Clareana Arôxa e Inamara Mélo.


Segundas

20h - Diáspora, a Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes 
Programa para público geral com temas e conteúdos relacionados às visões e filosofias afroperspectivistas servindo como material pedagógico auxiliador para educadores/as na implementação das Leis Federais 10.639/03 e a 11.645/08 nos espaços educacionais e culturais.

21h - Toca o Terror
O programa volta em nova temporada para falar de cinema com foco no gênero fantástico. 

Terças

12h - Polifonia - Mulheres da Música 
#FaixaMulher
Programa de entrevistas com artistas e técnicas da cena independente. De Recife para o mundo!

20h - Oba Kò So: Ofò y Oríns
É um projeto que busca proporcionar aos ouvintes da Frei Caneca FM momentos de reflexão sobre os saberes dos povos tradicionais de religião de matriz africana e afro indígena, a partir da sonoridade poética musical preservada e produzida pelos afros diaspóricos.

Quartas

8h - Raízes do Fole
Apresenta o universo dos aerofones, instrumentos que produzem som através do ar em vibração. A série mostra como os "foles" - designação popular aos acordeões (ou sanfonas), bandoneons e diferentes tipos de gaita - se inseriram na tradição de diversos países, sempre com ampla aceitação popular. 

18h - Playlist Peixe Voador
Caracteriza-se essencialmente como uma ação de valorização da música independente de Pernambuco para promover a circulação de conteúdo músico-cultural do Estado de maneira abrangente, inclusiva e descontraída.

Sextas

8h - Vitrola
O Programa Vitrola é destinado a tematizar ou contextualizar os nossos diferentes gêneros musicais nas suas fases: “heroica”, “transição”, “ouro” e contemporânea. 

Sábados

9h - Cantando e Brincando nas ondas do rádio  #FaixaInfantil
Programa infantil que traz a participação de crianças do CEPOMA e organizações da sociedade civil (OSC) do Recife, visando promover a educação para mídia, a comunicação pública, informação e o entretenimento com foco nas crianças, estimulando a sua criatividade, o exercício de cidadania, a pluralidade, a diversidade, o debate e reflexão crítica, dando voz a temas e pautas de interesse das crianças através dos quadros do programa.

10h30 - É Conversa de Criança, Sim! #FaixaInfantil
Pretende levar para o público infantil discussões e explicações de assuntos que os adultos não costumam conversar com as crianças por acreditarem que não são adequados ou necessários de serem tratados na infância, como morte, violência doméstica, negritude, sentimentos, liberdade de expressão, brincadeiras livres de gênero, famílias LGBTQIA+, entre outros.

19h - Forropodó
Se propõe a ser um espaço de memória jornalística e documental sobre o forró eletrônico, subgênero do forró, que completou três décadas de existência em 2020. Destacando os artistas e as bandas fundamentais para a construção do segmento, o Forropodó relembra histórias, entrevista personalidades da cena, detalha fatos marcantes, discute as diferentes gerações do movimento e executa hits importantes do gênero.

Domingos

15h - Som da Liberdade
Cada episódio traz a história e as músicas de um artista latinoamericano que tenha contribuído pela defesa da democracia através de suas canções, além de uma matéria sobre o país do cantor homenageado.

19h - Obriganza Experiência
Nesta nova temporada, o programa dá continuidade à pesquisa e divulgação da música experimental em suas mais variadas vertentes (eletroacústica, improviso, noise rock, avant-garde, eletrônica, etc) apresentando e entrevistando outros artistas emergentes e consagrados da crescente cena pernambucana e brasileira.

20h - Pesado - Lapada para todos os gostos
Programa focado na cena da música pesada, em especial a pernambucana, suas conexões com outros gêneros musicais e temas contemporâneos, com entrevistas, depoimentos e músicas.

2021:

Viva Maria
De segunda a sexta, Mara Régia apresenta uma edição do programa Viva Maria, onde compartilha histórias sobre mulheres de destaque, direitos humanos e notícias do país.

Salada Pop
Com apresentação de Janaína Serra, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, o programa traz notícias, entrevistas e música, mesclando cidadania, direitos humanos e cultura. Quadros: Poética e Movimenta. Contato para sugestões de pauta: programasaladapop@gmail.com.

Papo de Artista
A coluna Papo de Artista, comandada por Manoel Constantino, apresenta entrevistas com representantes das diversas gerações e linguagens artísticas, dentro do BR 101.5, sempre às 11h das quartas-feiras.

2020:

Revista Difusora, com Patrick Torquato
De segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, o programa de variedades reúne músicas, entrevistas e agenda cultural da cidade.

Vozes do Brasil
No ar há 20 anos e transmitido para 11 emissoras espalhadas pelo país, o programa é produzido e apresentado pela jornalista Patrícia Palumbo - premiada três vezes pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) - que entrevista músicos, cantores e compositores sobre sua trajetória e sua arte.

Paredão, com DJ Fragozza
Codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, o Paredão traz novos hits semanalmente e os equilibra com produções e remixes de DJs numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência.

Quadros:

A Palavra e o Som
A Palavra e o Som, comandado por Feiticeiro Julião, investigou a relação da literatura com a música.


Programas produzidos pela sociedade civil:

Segunda

8h - Solta o Frei  
Conversas com especialistas, agenda semanal e discussões sobre mobilidade urbana, direito à cidade e democracia, tendo a bicicleta como astro principal.

20h - Toca o Terror 
Críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

21h - Direitos Humanos em Debate
Trazendo temas em defesa da cidadania, justiça social e dignidade, o programa traz entrevistas especiais toda segunda-feira, às 21h.

Terça

8h - Labor 
Debate com especialistas e discussões sobre as mudanças no mundo trabalhista.

12h - Mamas, Minas e Manas
Toda terça o Mamas, Minas e Manas traz a maternidade para a pauta. Compartilhando experiências e questionando os padrões que  envolvem as mulheres mães e o mundo materno, o programa vai ao ar na Faixa Mulher. Além da maternidade, o feminismo popular também tem destaque.

20h - Revista Brasil de Fato Pernambuco 
Reflexões semanais em defesa dos direitos humanos, da democracia, do combate ao racismo e outros temas de interesse social

21h - Virtuosi no Ar 
Informações sobre compositores eruditos, suas sinfonias e a trajetória do tradicional Festival Virtuosi.

Quarta

8h - Mundo Esportivo 
Saindo do lugar comum, o programa traz debates como a questão de gênero nas coberturas esportivas e apresenta modalidades pouco conhecidas.

12h - Vozes do Campo e da Cidade
O que une as mulheres urbanas e rurais? Questões de gênero, acesso à água, alimento, saúde e muito mais.

20h - Vozes de Cor
O programa busca reconhecer e destacar o que cantam as nossas vozes negras. Toda semana, um destaque diferente. 

21h - Panela do Jazz 
Um espaço para enaltecer a música instrumental de Pernambuco e a cena do jazz mundial, com entrevistas e muita música.

Quinta

8h - Entre
Em busca de narrativas que apontem para outras formas de pensamento e de existência, traz entrevista com pessoas com perspectivas disruptivas, contra-hegemônicas e dissidentes. 

12h - Gênero Cinematográfico
Um espaço para falar das variadas atuações da mulher no campo da cultura. Entrevistas, músicas e debates sobre o audiovisual e outras manifestações culturais.

12h30 - Fala, Mina!
A cada edição, mulheres anônimas são ouvidas, compartilhando histórias e experiências diárias sobre a vida, opressões e conquistas.

20h - Recife Lo-Fi 
Entrevistas, garimpo de bandas e artistas e, claro, gravações raras com características lo-fi.

21h - Cenas do Mundo 
Curiosidades sobre a música que acontece nos cinco continentes, o intercâmbio cultural entre Brasil e outros países e muita world music.


Sexta
8h - Frevo - Bastidores da Música
A cada edição, uma música é objeto de análise sobre sua produção e o valor artístico da obra. Frevos de diversos períodos e modalidades para você curtir.

20h - Músicas de Sexta 
Toda semana o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

21h - Baile Diamante Negro 
Músicas de raiz africana, hip hop, ritmos e estilos influenciados pelo som black, trazendo artistas contemporâneos e clássicos num passeio musical.

Sábado

7h45 - Rádio Matraquinha
Músicas, poemas e a participação efetiva da criançada em mais uma temporada da Rádio Matraquinha!

8h45 - Rádio Além da Lenda
De forma lúdica, você acompanha debates sobre temas fundamentais na sociedade, como ambiente, gênero, comportamento e história.

9h15 - Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio 
Tia Ilana, Batuca e Tuquito fazem a festa com a criançada, estimulando a criatividade, o exercício da cidadania, a pluralidade e a reflexão crítica dos pequenos e pequenas.

10h - Conexão Eficiente
Conteúdos sobre o universo da pessoa com deficiência, ampliando o debate sobre esporte, entretenimento, mercado de trabalho e questões sociais.

11h - Laboratório FM 
O programa busca encurtar a distância entre a produção científica e a sociedade, trazendo discussões relevantes para a população.

12h - Hora do Close 
Varidades, entrevistas e debates com foco na população LQBTQIA+, além de informação e dicas culturais para deixar o fim de semana ainda mais colorido.

13h - Sala de Cinema 
Programação dos cinemas de rua do Estado, festivais e mostras audiovisuais, curiosidades e entrevistas e a cena musical que compreende a sétima arte.

13h30 - Histórias do Velho Oeste
Todo sábado, você ouve histórias de moradores da Zona Oeste do Recife. Histórias contadas por eles próprios, de superação, desafios e conquistas.

15h - Aldeias e Quilombos 
Em sintonia com a matriz afro-indígena de Pernambuco e do Brasil, incentiva a defesa e promoção da diversidade social, étnica e cultural que compõem o lugar onde vivemos. No instagram você encontra pelo @aldeiasequilombos.

16h - Reggae pelo Reggae 
O Reggae produzido em Pernambuco, no Brasil e no mundo você ouve aqui. Entrevistas, músicas e outras vertentes do ritmo também integram o programa.

17h - Obá Ko sò 
Um espaço para refletir sobre os direitos humanos e os saberes dos povos tradicionais de matriz africana e afro indígena, embalados pela sonoridade poética e musical produzida pelos povos afrodiaspóricos.

19h - Que Braba! 
Discussões sobre a múltipla produção cultural negra e periférica da região Metropolitana do Recife, conversas e muita música na sua sintonia.

20h - Oxente, Afrodite! 
Sexualidade, prevenção à ISTs, combate à intolerância e promoção da saúde e bem-estar estão em pauta no programa. Além disso, você ouve dicas de utilidade pública, músicas e entrevistas.

22h - Techtrônica
Techtrônica é um programa que fala sobre o universo da música eletrônica, trazendo informações, curiosidades, entrevistas e muita música.

Domingo

8h - Frequência Natural 
Agroecologia e diversas iniciativas e experiências de camponeses, povos tradicionais e organizações da sociedade civil estão em pauta todos os sábados, às 8h da manhã.

12h - Las Colores
Música e comunidade LGBTQIA+ latinoamericana nas ondas da 101.5 FM.

15h - Sr. Cinema
Um espaço para conhecer a memória do cinema, a história dos desbravadores da sétima arte e trilhas sonoras marcantes.

17h - Pedrada
Um espaço para o rock, com participações especiais. Entrevistas e apresentação de bandas que misturam o rock a elementos regionais.

19h - Obriganza Experiência 
Música experimental em suas mais variadas vertentes, mostrando sua influência na música contemporânea, a partir da descoberta de novos horizontes estéticos.

20h - PEsado - Lapada para todos os gostos 
Quebrando barreiras, o PEsado aborda racismo, machismo e política, além da ligação do metal com outros estilos.

21h - Audio Mundi 
Música produzida por artistas de todo lugar do mundo, com a influência do rock e do jazz. Canções com estilos musicais próprios e a produção contemporânea para você conhecer.

22h - Outra Fita - Vidas Sonoras
A cada entrevista você conhece o cenário multicultural da Grande Recife, ouvindo histórias sobre arte, entretenimento e cultura.


2019:

Toca o Terror - Veiculado em 2019
Todas as segundas-feiras, às 20h, o Toca o Terror apresentou críticas, debates e comentários sobre as trilhas e tudo o que rola no mundo do cinema de horror.

Mamas, Minas e Manas - Veiculado em 2019
Às terças-feiras, ao meio-dia, Janaína Serra apresentou o programa, que tratou de maternidade real, apresentou a produção cultural feminina e reuniu dicas sobre serviços para as mulheres. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Revista Brasil de Fato Pernambuco - Veiculado em 2019
Programa temático que aprofundou temas da atualidade com entrevistas, músicas, fala-povo, reportagens e charges sonoras, seguindo uma visão popular dos fatos cotidianos.

Vozes do Campo e da Cidade - Veiculado em 2019
Veiculado às quartas, o programa produzido pela ASA - Articulação pelo Semiárido, debatia e evidenciava as similaridades e diferenças das lutas das mulheres que vivem em meios urbanos e rurais. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Mulher Faz Política Todo Dia - Veiculado em 2019
Veiculado às quintas-feiras, o programa abordou assuntos relacionados à participação das mulheres na política e à presença do feminismo nas práticas cotidianas. O programa integrou a Faixa Mulher de março a outubro de 2019.

Músicas de Sexta - Veiculado em 2019
Todas as sextas-feiras, às 20h, o Músicas de Sexta apresenta uma nova playlist, com diferentes vertentes da música alternativa e da cultura pop.

Rádio Matraquinha - Veiculado em 2019
Veiculado aos sábados pela manhã e apresentado por Mariane Bigio e Cláudia Bettini, a Rádio Matraquinha reuniu música, literatura e informação para crianças de todas as idades.

Palavras no Ar - Veiculado em 2019
Márcia Cruz conduziu entrevistas com personalidades da cultura pernambucana, apresentando histórias da tradição oral dos cinco cantos do mundo, envolvendo crianças e adultos.

Cantando e brincando nas ondas do rádio - Veiculado em 2019
Tia Ilana trouxe contação de histórias, músicas e brincadeiras, apresentando o mundo encantado das crianças pelo buraquinho do seu rádio.

Pagode, Futebol e Batucada - Veiculado em 2019
O Pagode, Futebol & Batucada surgiu em 2010 nas redes sociais, apresentando uma dinâmica diferenciada para colocar em evidência o esporte e o estilo musical.

Verde, Amarelo e Vermelho - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos sábados, apresentou o Reggae produzido em Pernambuco e no Brasil. Cada episódio trouxe um artista/banda entrevistado, acompanhado pela execução de suas músicas de trabalho.

Manguetronic - Veiculado em 2019
Manguetronic é um programa de rádio que, desde 1996, na sua versão online, colocou em prática um preceito básico do movimento Mangue: o de reforçar o diálogo da música pernambucana em toda sua diversidade com a produção do resto do Brasil e do mundo.

Frevo do Mundo - Veiculado em 2019
O programa, veiculado aos domingos, trazia um bate-papo com artistas, compositores e maestros apresentando frevos que inspiraram e influenciaram suas criações musicais.

Caneca Boogie - Veiculado em 2019
O Caneca Boogie é um espaço dedicado a música negra, especialmente o "funk" e "soul", gêneros dançantes, emocionais e afirmativos.

Interdependente - Veiculado em 2019
O projeto tem a música como âncora e abordou assuntos ligados ao conhecimento em geral, comportamento, educação, cidadania, direitos humanos, espiritualidade, saúde, ciência e outras artes.

Audio Mundi - Veiculado em 2019
Veiculado nas noites de domingo, o programa apresentou ao público em geral músicas e artistas de vários países e continentes em sua diversidade de expressão, fugindo do que tradicionalmente é apresentado sob o rótulo de "World Music".


2018:

Bate Antena - Veiculado em 2018.2.
Como formigas que “batem antenas” para se comunicar, o Bate Antena promove o diálogo através de músicas e poesias. A cada programa, um assunto e um entrevistado. Ouça as edições.

Viola Caipira - Veiculado em 2018.2.
O programa, originalmente produzido com apoio de edital de Joinville, Santa Catarina, para a Rádio Educativa Udesc, apresentou artistas e elementos que permeiam o universo do caipira como a sua relação com a religião, o seu envolvimento com a natureza e os mitos que compõem o seu repertório.

Ganhando asas através da Comunicação e da Arte - Veiculado em 2018.2.
Voltado para pessoas com síndrome de down e necessidades cognitivas, o projeto foi desenvolvido  com alunos da Universidade Católica de Pernambuco, no intuito de fortalecer a cidadania dessas pessoas, através de uma experiência prática para integrá-los a um sistema acolhedor, que favoreça a expressão diante de suas realidades, com autonomia e protagonismo.

Rádio Na Real - Veiculado em 2018.2.
Projeto desenvolvido com alunos de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação do Recife, o Rádio na Real apresentou 9 programetes com temáticas ligadas ao fortalecimento e proteção dos direitos humanos.

Recife Lo-Fi - Veiculado em 2018 e 2019.1.
O Recife Lo-Fi ocupou a faixa de quinta-feira à noite. Apresentava lançamentos, entrevistas e novidades da cena musical independente, produzido e apresentado por Zeca Viana.

Samba de Latada - Veiculado em 2018 e 2019.1.
Apresentado aos domingos pela manhã por Josildo Sá e Lina Fernandes, o Samba de Latada apresentava um entrevistado a cada edição, além de um vasto repertório da música de Pernambuco.


Compartilhe