Na semana da Visibilidade Trans, As Bahias e a Cozinha Mineira e LGBTfobia são destaque na programação

24.01.20 - 16H45
As Bahias e a Cozinha Mineira
Raquel Virgínia, Assucena Assucena e Rafael Acerbi, do trio As Bahias e a Cozinha Mineira | Foto: reprodução/Internet

Dia 29 de janeiro é alusivo ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. Nesta semana, a rádio pública do Recife traz informações sobre combate à LGBTfobia na terça-feira (28), dentro da programação do Calor da Rua, ao meio-dia, e bate um papo com o trio de As Bahias e a Cozinha Mineira. Formado por duas mulheres trans e um homem cis, o grupo aporta na capital pernambucana durante a semana e concede uma entrevista à 101.5. Marianna Lyra comanda o Calor da Rua e conversa com Assucena Assucena, Raquel Virgínia e Rafael Acerbi sobre a trajetória do grupo e o show que farão no Recife.

#VERÃO101

Ainda na programação especial de verão, o ouvinte pode conferir flashs de prestação de serviço, como o do PROCON, que fala sobre fiscalização de barracas neste período de sol. Além disto, artistas que se apresentam no Carnaval do Recife 2020 também deixam seu recado na 101.5: Ed Carlos, Edilza Aires, Magrão (vocalista do Cascabulho), Romero Ferro e Gerlane Lops.

E para ficar por dentro das prévias carnavalescas, ensaios de blocos líricos e encontros de frevo de bloco, durante todo o dia, temos a Agenda Cultural especial. Durante os intervalos da programação musical, quem curte a Frei Caneca FM vai ouvir depoimentos de protagonistas negrxs - aquelas pessoas que são destaque em sua área de atuação. Entre elxs, temos Odailta Alves (poeta e ativista), Ariana Nuala (Palco Preto) e Biarritz (webarte).

TPM

O tema da sustentabilidade e do meio ambiente nunca esteve tão em alta. Nesta segunda (27), ao meio-dia, o TPM - Tempo Pra Mim convida a ambientalista Luciana Náira, fundadora do instagram Recife Sem Lixo, para falar sobre a relação entre autocuidado e meio ambiente. O TPM conta com live ao vivo pelo facebook da rádio e reprise às 21h.

SALADA POP

A semana começa falando sobre autismo e as múltiplas faces da mulher brasileira na faixa de entrevista do programa, às 15h. Na quarta-feira (29), a pauta é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Quinta-feira (30) falamos sobre saúde trazendo para o debate a campanha Janeiro Roxo, que busca conscientizar sobre a Hanseníase. A convidada é a médica Taísa Braga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Encerrando a semana, a sexta-feira traz cultura e o lançamento da série animada Os Ovos da Raposa.

O Salada POP é veiculado de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h e durante o mês de janeiro é apresentado por Luizy Silva.

REVISTA DIFUSORA

Encerrando a temática especial do mês de janeiro, o quadro #DebatesCulturais recebe três convidadxs para falar sobre a presença de pessoas negras na cultura popular e a valorização cultural destas manifestações artísticas, especialmente no carnavalesco mês que se aproxima. Gabriele Alves comanda a Revista Difusora durante o #Verão101 e media o debate desta segunda (29), que recebe Mestre Adriano, do Maracatu Cambinda Estrela; Renata Mesquita, integrante do balé do Afoé Oxum Pandá e pesquisadora no mestrado de Antropologia, estudando Afoxé e a representação feminina; e Rosália Andrade, doutoranda em Antropologia pela UFPE. O Debates Culturais é veiculado nas segundas, das 18h às 19h.