ícone face twitter instagram

#TBT101 Márcia Baja: as práticas contemplativas e o poder da pausa

12.12.24 - 11H37
TPM - Tempo Pra Mim na Frei Caneca FM

Da esquerda para a direita, Márcia Baja e Priscila Xavier, em 2023.

 

Por Mateus Paegle
 

No mundo de hoje, em que é possível ter acesso a múltiplos canais de informação, formas de trabalho e entretenimento, cada vez mais estamos envolvidos em diversas atividades e distrações. Nesse contexto, parece muito difícil encontrar espaço e tempo para pararmos nossas atividades, silenciar os estímulos e nos observar melhor. 

Neste #TBT101, resgatamos o episódio “O poder da pausa”, do programa TPM - Tempo Pra Mim, em que Priscila Xavier conversou com a professora de meditação Márcia Baja. Márcia dedica sua vida à meditação e práticas contemplativas há mais de 25 anos e teve como professores, em sua trajetória, o Lama Padma Samten e o Namkhai Norbu Rinpoche, mestres ligados à tradição do budismo tibetano. Atualmente Márcia Baja oferece cursos, palestras e aprofundamentos sobre meditação silenciosa, práticas contemplativas no cotidiano e relações.

O episódio foi ao ar no dia 30 de outubro de 2023 e pode ser acessado na íntegra em nosso canal do Youtube. Confira um trecho: 

Priscila: Eu queria te perguntar, Márcia, a princípio, como é que foi esse teu período, que agora está fazendo 10 anos, de silêncio. Durou 3 anos né isso? De onde é que partiu a ideai de fazer esse retiro de silêncio, o que é que tu aprendeu nesse tempo? Como é que foi todo esse processo?

Márcia: Eu posso dizer que esse desejo por encontrar um lugar silencioso onde eu pudesse cuidar dos detalhes da meditação e compreender a mente, a energia, isso nasceu na minha adolescência. Foi algo que me acompanhou desde muito cedo, mas o meu professor, meu primeiro professor eu conheci com 24 para 25 anos. Então eu comecei a receber as instruções de meditação e aí esse desejo de me recolher, poder entender melhor o ambiente da meditação só cresceu com as instruções. Então antes mesmo desse retiro de 3 anos eu fiz outros retiros de fim de semana, de 15 dias, de 1 mês, de 3 meses, e fui me aproximando. Em 2010, quando já fazia 15 anos que eu estava recebendo instruções, eu senti essa vontade de um recolhimento maior e aí esse retiro (de 3 anos) aconteceu né, aqui no interior de Pernambuco, porque o Lama Santem tem vários centros no Brasil. Tudo confluiu e eu fiquei durante este período recolhida.

Priscila: O título do programa de hoje é “O poder da pausa”. Nesse mundo tão acelerado que a gente vive, que a gente tá sentindo cada vez mais uma hiperestimulação, muita informação ao mesmo tempo, quando a gente pausa, seja para a meditação ou para alguma atividade que traga um tédio, talvez, tem gente que.. meio que pira. Então é uma questão desafiadora e eu queria que você pudesse falar um pouco mais sobre o poder dessa pausa. O que quer dizer essa pausa que você traz como convite para nós?

Márcia: Por isso que eu uso a pausa junto com a palavra “poder”. Porque realmente é um instante de poder, né? Quando a gente solta o corpo da tendência e do impulso de se mover e a gente encontra, no próprio corpo, essa situação de retiro. Então quando eu saí desse retiro, dos meus retiros, eu fui descobrindo que o que eu fazia lá era uma pausa. Que o que eu fazia nos retiros de alguma forma eu poderia fazer sempre, em qualquer lugar. Porque é isso, o retiro ele te mostra que há um espaço ao redor que nunca desaparece e que você pode presenciá-lo e desfrutar da sua qualidade quando você se solta das coisas. Nossa tendência é mexer em tudo e quando eu mexo em tudo eu sou mexida também, eu sou tocada, eu sou transformada, eu sou convidada a me mexer mais e sempre mais. Então cada pausa que eu faço me faz descobrir que eu não preciso me mexer o tempo todo, quando eu não mexo em tudo o tempo todo eu descubro que há um movimento interno que pode ser olhado, cuidado, transformado e pode se transformar num composto muito mais favorável para eu ir em encontro ao outro. Então tem algo que você pode presenciar, equilibrar, curar, pacificar, expandir, quando você está quieto e isso não precisa ser feito em longos retiros. Eu fiz longos retiros porque isso é uma tendência minha, mas não é o único caminho, não é fundamental que seja assim. Em pequenas pausas a gente pode fazer um retiro homeopático, nós podemos fazer isso em qualquer lugar, com algumas pequenas instruções muito específicas de como se organizar por dentro de cada pausa. Isso é muito efetivo e muito transformador.

****

Confira essa entrevista na íntegra através do nosso canal no YouTube. Toda quinta-feira publicamos a coluna #TBT101, onde o ouvinte relembra entrevistas importantes que a 101.5 trouxe na grade de programação.


Compartilhe