Feminismo, reforma agrária, cinema e música estão em pauta durante a semana

20.08.20 - 19H32
Ras Mateus

Ras Mateus participa do Reggae pelo Reggae. (Foto: Reprodução/Internet)

Ao meio-dia desta sexta (21), a Faixa Mulher apresenta o Mulher na Caneca, que aborda o avanço do fundamentalismo e como isso tem afetado os direitos das mulheres. As convidadas são Paula Viana e Kátia Pintor. Para aquecer a noite, o Músicas de Sexta chega às 20h trazendo uma seleção musical inspirada em sonhos. Na sequência, o Baile Diamante Negro evidencia os encontros entre nomes do hip hop nacional e artistas da MPB. Começa às 21h.

Sábado
A reforma agrária é um assunto urgente no Brasil e os movimentos sociais do campo são os grandes protagonistas nessa luta. O Frequência Natural deste sábado (22) debate como a agroecologia ajuda a construir meios para viabilizar o êxito de uma proposta de distribuição equilibrada de territórios, a partir das 7 da manhã.

A Faixa Infantil conta com o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h15. O programa aborda o tema ARTE, falando sobre algumas manifestações artísticas e como elas são importantes para o desenvolvimento social, intelectual e afetivo das crianças: a pintura, o teatro, as artes plásticas e a música. Falam também do cuidado com a apreciação da arte, respeitando a faixa indicativa de idade das crianças. O convidado da semana é o professor de teatro da UFPE, Rodrigo Dourado. Encerrando a edição, tem ainda apresentação dos talentos mirins Ângelo Gabriel, sanfoneiro, e Helena Carreiro, cantora.

Às 11h da manhã, o Laboratório FM recebe o biólogo e professor titular da UFPE, Dr. Ulysses Paulino Albuquerque para falar sobre a Etnobiologia. O que é essa linha de pesquisa, suas aplicações e desafios estão em pauta. A seguir, o Hora do Close faz um percurso histórico sobre a origem do movimento de luta LGBTQIA+ nos EUA no Brasil. No quadro ‘Dicionário Pajubá’, explica o significado dos termos “gaydar” e “equê”. No ‘Momento Diva’, evidencia a trajetória da cantora Ana Carolina, ao meio-dia.

Adaptações de livros para o cinema, seus desafios, erros e acertos é o tema do Sala de Cinema deste sábado, às 13h. Como as pesquisas no mundo do cinema e audiovisual se tornam obras importantes para entender sua trajetória da produção cinematográfica ao longo dos anos. A entrevista é com André Dib, jornalista, curador e pesquisador, que lançou neste ano o livro Antologia da crítica pernambucana - Discursos sobre cinema na imprensa (1924 - 1948).

Faixa Preta
Imagine uma viagem ao futuro, com elementos hi-tech e ao mesmo tempo com toques de ancestralidade. O Aldeias e Quilombos chega às 15h para falar do Afrofuturismo, uma filosofia que combina elementos de ficção científica, arte africana e afro-diaspórica com cosmologias não ocidentais. Um movimento pluridisciplinar que utiliza a música, as artes plásticas, a moda e que estabelece o encontro entre a história, o resgate da ancestralidade africana com a tecnologia, a ciência, o novo e inexplorado.

Dando sequência à Faixa Preta, o Reggae pelo Reggae entrevista o cantor Ras Mateus, representante baiano da cultura reggae. O programa traz ainda a coluna Força Ômega, com Dani Pimenta, que fala sobre as mulheres no reggae, a partir das 16h. E para falar de Oxumarê e continuidades, o Obá Kosò conta com a participação do Babalorixá Gilmar Camará do Terreiro Ègebé Òrìsà Nàgò Vódún , localizado em Camaragibe. Além da entrevista, apresenta artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre o Orixá Oxumarê, às 17h.

O Que Braba! começa às 19h e explora o tema das mulheres no Slam das Minas. A cantora e poeta Bia Manicongo, também conhecida como Bixarte, e a poeta, artesã e produtora do Slam das Minas de Pernambuco e do Slam das Praças, Amanda Timóteo, participam da edição. A sequência traz música e prestação de serviço com o Oxente, Afrodite! promovendo reflexões sobre mononormatividade. O professor Renato Athias, doutor em antropologia pela UFPE, é o convidado deste sábado. O programa traz também dica de serviço gratuito para a população LGBTQIA+ e responde perguntas dos ouvintes.

Domingo
Ao meio-dia, o Las Colores conversa com a historiadora, pesquisadora e comunicadora Giovanna Heliodora sobre o movimento LGBTQIA+ brasileiro e latino-americano, sobre conquistas de direitos, promoção de cidadania e desafios da comunidade na América Latina.

À noite, o convite é para um mergulho na influência da ancestralidade no experimentalismo avantgarde com o Obriganza Experiência, às 19h. O programa traz os cantos guturais tradicionais e contemporâneos dos indígenas canadenses e a brilhante Tania Tagag, apresenta o noise rock do Boredoms, entre outros experimentos sonoros. O Pesado - Lapada para todos os gostos começa às 20h e entrevista Eddie Cheever (podcast Tejipior) e Pei Fon (revista Rock Meeting) sobre os desafios, ideias, estratégias e tudo o que cerca a Imprensa Underground. O compositor e pianista Ramsey Lewis, líder icônico no movimento do jazz contemporâneo por mais de 60 anos, está em destaque no Audio Mundi deste domingo, à 21h. Seu som inesquecível lhe permitiu transitar tanto entre as paradas de jazz quanto pelas paradas de sucesso do pop e do R&B.

Confira toda a programação pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site de qualquer lugar do mundo.