ícone face twitter instagram

Carnaval do Recife será transmitido ao vivo pela Frei Caneca FM

01.03.19 - 12H03
Bençãos dos encontros de afoxés e maracatus, Ubuntu e Tumaraca, no Marco Zero
Bençãos dos encontros de afoxés e maracatus, Ubuntu e Tumaraca, no Marco Zero do Recife.

 

Os clarins anunciam a chegada dos dias de momo e a rádio pública do Recife não poderia ficar de fora. Esse ano, a Frei Caneca FM, emissora ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, conta com uma programação especial dedicada à festa mais plural do Brasil. Prezando pela democracia, a rádio pública do Recife vai trazer o carnaval para os foliões que não puderem chegar aos polos de folia com 46 horas de transmissão ao vivo. Haverá também entrevistas, comentários, documentários especiais, aquela já conhecida e especial seleção musical e a campanha pela visibilidade trans, porque além de festa, o carnaval também é engajamento.

Com programação ao vivo desde a quinta (28), desde o Marco Zero, com as bençãos dos encontros de afoxés e maracatus, Ubuntu e Tumaraca, o clima de carnaval esquenta nesta sexta-feira (01) com a transmissão completa da Abertura do Carnaval de Recife. As atrações que subirão ao palco do Marco Zero a partir das 20h terão espaço garantido na rádio - Maestro Forró, Lenine, Nena Queiroga e Almir Rouche são alguns deles. Mas a transmissão não se resumirá ao palco principal, do Sábado de Zé Pereira (02) até a terça-feira (05), das 20h às 2h, serão feitas transmissões ao vivo, diretamente do palco Rec Beat - no Cais da Alfândega. A partir do domingo (3), a transmissão começará mais cedo, indo das 16h às 2h, incluindo as apresentações da Praça do Arsenal. Ao longo de todos os dias, quem estiver ouvindo poderá acompanhar também convidados comentando o clima de festa, mas sem deixar de lado as pautas de liberdade e diversidade.

Uma novidade deste ano é a parceria com a Rádio Educadora da Bahia, que amplia o alcance da comunicação pública, promovendo um intercâmbio entre os carnavais de Recife e Salvador. Os ouvintes soteropolitanos saberão das notícias mais quentes da capital pernambucana, enquanto no Recife, a Frei Caneca FM transmitirá flashes exclusivos, diretamente do carnaval baiano.

Destaque também para a veiculação de quatro mini-documentários originais, produzidos pela Frei Caneca FM especialmente para o carnaval, entre domingo (03) e terça-feira (05), sempre às 18h. Com os temas Galo da Madrugada, Bonecos Gigantes, Brincantes Populares e Blocos de Rua, os documentários trarão uma dose de informação para a programação por meio de entrevistas com mestres, carnavalescos e pesquisadores falando sobre o histórico, tradição e cultura das principais manifestações culturais da folia de momo.

Durante os seis dias de carnaval, até às 6h da Quarta-feira de Cinzas, a seleção musical da Frei Caneca FM vai casar com a atmosfera que impera na cidade, trazendo frevo, samba, coco, ciranda, afoxé, maracatu, axé, caboclinhos e muito mais. A ideia é abarcar todos os ritmos e mostrar a diversidade do carnaval pernambucano. Além de muita música, reportagens durante todo o dia trarão comentários vindos dos centros recifenses de folia.

Uma outra ação da emissora pública do Recife neste Carnaval procura combater a tendência para um cenário de intolerância e desrespeito às diferenças. A campanha da rádio este ano, “Transforme seu Preconceito em Respeito - Vidas Trans Importam”, sinaliza a importância de se conversar sobre a visibilidade trans dentro da sociedade, em especial nessa época onde a vivência dessas pessoas não é recebida de forma acolhedora e segura. Ao longo de toda programação os ouvintes ouvirão depoimentos de pessoas trans reforçando a necessidade de conscientização das pessoas para garantia de sua seguranção.

E quem achar que só de cinzas se faz a quarta-feira já pode ir se alegrando. A partir das 14h, as ondas da Frei Caneca FM transmitem os show do Pré-Amp 2019. Mundo Livre S/A e os três vencedores desta edição do festival, Cássio Oli, Siba Carvalho e Uscafuçu, são algumas das apresentações que entram nessa programação já saudosa do Carnaval. Haverá ainda a veiculação do espetáculo de abertura do Carnaval, do Tumaraca - Encontro das Nações e reprises dos mini-docs.

TAMBORES - A ansiedade pela festa foi tanta que a cobertura começou na quinta-feira (28) pré-carnaval, com flashes diretos dos espetáculos Tumaraca e Ubuntu, que aconteceram no Marco Zero do Recife. Durante a apresentação dos grupos de maracatu e afoxé, os apresentadores estavam em cena trazendo comentários e entrevistas com foliões e artistas. A transmissão teve início às 16h, desde a concentração dos grupos na Praça do Arsenal, e seguiu o cortejo que foi em direção à praça do Marco Zero, com encerramento às 21h. O espetáculo, que marcou a presença de grupos da tradição afro-religiosa no Bairro do Recife, emocionou os presentes e trouxe para a folia a bandeira de representatividade da comunidade e cultura negra -- que não recebem a visibilidade midiática devida.

RESUMO DA COBERTURA CARNAVAL 2019
Sexta-feira (01/03): Transmissão ao vivo da Abertura do Carnaval de Recife, 18h às 00h
Sábado (02/03): Transmissão ao vivo, 20h às 02h
Domingo (03/03): Transmissão ao vivo, das 16h às 02h

Segunda (04/03): Transmissão ao vivo, das 16h às 02h
Terça (05/03): Transmissão ao vivo, das 16h às 02h
Quarta (06/03): Transmissão dos shows do Pré-Amp, Abertura do Carnaval e Tumaraca


Compartilhe