ícone face twitter instagram

101.5 marca presença no último fim de semana do São João 2022

14.07.22 - 17H05
Equipe da FCFM

Equipe da Frei Caneca FM e banda Em Canto e Poesia no Sítio Trindade.

 

Por Beatriz Guglielmelli

Nos últimos dois fins de semana, a equipe da Frei Caneca FM esteve no Sítio Trindade para realizar a transmissão do São João do Recife 2022. Além de transmitir os shows do Palco Principal, nosso time de apresentadores composto por Alex Carvalho, Gabriele Alves, Janaína Serra e Priscila Xavier se revezou trazendo entrevistas com músicos que se apresentaram no Palco Principal e do Palco Sala de Reboco, com participantes das Quadrilhas Juninas e com o público presente na festa.

Nesta quinta (14) e sexta (15), Gabriele Alves comanda a transmissão dos últimos dias do São João do Recife 2022, que conta com shows de Geraldinho Lins, Faringes da Paixão, Dona Del do Coco, Nando Cordel, Santanna e muito mais! A transmissão começa às 20h, na rádio pública do Recife. É só sintonizar pela 101.5 FM ou aqui pelo nosso site. 

Você também pode conferir as entrevistas realizadas nos dias anteriores no nosso canal do YouTube ou no nosso Instagram.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira (15), às 8h, o Programa Vitrola comemora o aniversário de Elza Soares. O passeio musical desta semana é dedicado à memória, arte, obra e talento da cantora. 

Nesta sexta, Manoel Constantino comanda mais uma edição do Papo de Artista, às 14h, e bate um papo com Sophia William, poeta e performer.

Mais tarde, às 18h, o AudioMundi faz uma homenagem aos 60 anos de carreira do músico, cantor, compositor, arranjador e produtor Filó Machado. Este é um dos grandes talentos na música brasileira que nos encanta pela originalidade e criatividade das suas composições e pelo seu timbre personalíssimo, que é reforçado pelo seu canto. 

SÁBADO
Neste sábado (16), às 8h, o Vozes Inclusivas fala sobre inclusão, acessibilidade, direitos humanos e histórias vitoriosas de pessoas com deficiência.

Na sequência, às 9h, tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Nesta edição, o programa fala sobre a importância da música para as crianças. Com os temas: quais os benefícios no dia a dia dos pequenos, o poder de desenvolver o raciocínio, a coordenação motora e a linguagem da criança, e ainda a importância de escutar canções adequadas para a faixa etária delas. O quadro “Papo do Dia” recebe Gabriela Vanda, mulher negra, musicista, professora de música e percussionista do Maracatu Nação Pernambuco, Congobloco, Batebum, Afoxé Omim Sabá e Banda os Patetas. Já no quadro “Onda do Artista” tem uma homenagem especial à grande Aurinha do Coco, que nos deixou em janeiro deste ano. 

Às 10h30, o É conversa para criança, sim! traz o tema Racismo e Pretitude, fazendo um resgate da história da colonização e contando como nossa sociedade foi formada. O programa conta com a participação do psicanalista Érico Andrade e da atriz Lalá Vieira. Ainda tem muita música com Zé Manoel, Sandra de Sá e MC Soffia. A história indicada nesta Edição é o Livro "Rosa Parks" da coleção Black Power da editora Mostarda. 

Às 12h, a Hora do Close conversa sobre a aliança LGBTI+. No quadro Dicionário Pajubá, tem a explicação do significado da expressão “Ana Cláudia”. Já no quadro Cine Fechação, tem a indicação da série “Heartstopper”. E no Dá Teu Close tem a convidada Débora Andrade. Ainda tem muita música ao som de Duda beat e Pablo Vittar.

Às 15h, o Andei Meio Mundo chega a sua décima quinta viagem fazendo uma parada estratégica! Um tempinho de descanso entre um destino e outro pra curtir muita música e viajar nas curiosidades sobre os países visitados: Equador, Guatemala, Colombia e Honduras. Nesta edição, também tem os hits que estão fervendo no Mundinho Latino.

Mais tarde, às 19h, o Forropodó desta semana traz mais uma edição do “Discografando” com uma banda que experimentou um sucesso estrondoso já no primeiro álbum: Furacão do Forró. O quadro revista e executa as faixas do CD “Abalando Tudo, Volume 1”. Já no “Forrólista”, o programa recorda cantores de forró que recusaram propostas de bandas famosas.

DOMINGO
O Frequência Natural deste domingo (17), às 8h, está recheado de atrações! O programa recebe Cainã Silva na coluna Na Mata Tem Ciência, com uma importante reflexão sobre a insegurança alimentar que afeta milhões de pessoas no Brasil e por que a agroecologia é o caminho para combater a crescente devastação e a fome da população. Também tem um bate papo massa com Juliana Bendini, do Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense que fala sobre a importância das abelhas para a preservação e conservação do meio ambiente.

Em seguida, às 9h, o Lab 101 continua a veiculação do Podcast Corpos Digitais, com o terceiro episódio: "A Monetização do Corpo". Uma produção de Ariel Sobral para a disciplina de TCC do Curso de Jornalismo da UNICAP. O projeto tem o objetivo de discutir o fenômeno do exibicionismo digital na plataforma Twitter, buscando causar reflexões a respeito da relação dos usuários com o conteúdo sensual encontrado na rede, e como esse fenômeno vem interferindo nas nossas percepções em relação a corpo e ao sexo.

No Batucada tem homenagem ao samba-rock do Trio Mocotó. Na seleta musical, a partir das 10h, tem ainda Maria Rita, Paulinho da Viola, Exaltasamba, Clara Nunes, Nak do Banjo, Gabi do Carmo e muito mais.

Às 15h, O Som da Liberdade desembarca na Nicarágua, maior país da América Central, para conhecer a música de protesto de Carlos Mejía Godoy. O artista nasceu em Somoto, em 1943 e é um dos compositores mais importantes do país. O episódio traz entrevista com o jornalista Marcos Piva, apresentador do programa Brasil Latina da Rádio USP e que foi correspondente na Nicarágua durante quatro anos.

Já às 19h o Obriganza Experiência traz um programa bilíngue com música experimental produzida no Brasil. Sabia que houve um tempo em que uma emissora de televisão tocava somente… música? Pois é. Às 20h, o PEsado - Lapada para todos os gostos fala sobre a MTV e a influência dos videoclipes na música pesada. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe