Frei Caneca FM pauta os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres com Programação Especial

22.11.19 - 11H02
Apresentadoras e produtoras da Faixa Mulher

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A Frei Caneca FM entra nos 16 Dias e Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Começando a programação, no domingo, 24, um Batucada Especial trará uma série de números sobre a questão da violência contra a mulher. O programa começa com uma   reflexão com dados e sambas machistas. No bloco autoral de Pernambuco,  homenagens às mulheres como nomes como: Gracinha e Selma do Samba e um tributo a Maria Helena que foi vítima de feminicídio.  O Batucada, comandado por Iara Lima, vai ao ar das 10 da manhã ao meio dia. Também entrarão no ar spots educativos ao longo do dia.

Na segunda, 24, a Faixa Mulher da rádio pública do Recife retorna em caráter especial durante a semana de 25 a 29 de novembro. A iniciativa da Frei Caneca FM, em parceria com as produtoras da sociedade civil, visa debater sobre temas relevantes ligados ao combate à violência de gênero, sendo uma das ações  da campanha global intitulada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (saiba mais aqui). O objetivo do movimento é conscientizar as pessoas a respeito dos diversos tipos de violência que acometem as mulheres e provocar reflexões acerca de práticas legais e de coletivos a fim de combater tais transgressões.

Na segunda-feira (25) o TPM - Tempo Pra Mim fala sobre a violência policial e como essa violência institucionalizada afeta diretamente o autocuidado das mulheres, especialmente as periféricas. As convidadas são a advogada criminalista, pesquisadora e membro do Além das Grades, Priscilla Rocha e a ativista e integrante do Coletivo Ibura + Cultura, Tânia Nascimento.

Terça-feira (26) o Mamas, Minas e Manas aborda o combate à violência nas comunidades e tem como convidada Joana Cavalcante, também conhecida como mestra Joana - a única mulher no Brasil a comandar uma nação de maracatu de baque virado: o Maracatu Encanto do Pina. A apresentação é de Janaína Serra e Priscila Xavier.

O Vozes do Campo e da Cidade retorna na quarta-feira (27) e traz para o debate a questão da violência de gênero no campo. A apresentação é de Rosa Sampaio e Inamára Melo.

Quinta-feira (28) o Mulher Faz Política Todo Dia pauta a violência política de gênero. A apresentação é de Daiane Dutra e Clareana Arôxa.

Finalizando a semana na Faixa Mulher Especial - 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres o Mulher na Caneca (29) debate sobre a Rede de Enfrentamento à Violência, com apresentação do trio de jornalistas Clareana Arôxa, Inamara Melo e Cláudia Parente.

A Faixa Mulher é veiculada ao meio-dia com reprise às 21h.