ícone face twitter instagram

Artesanato pernambucano em destaque nas ondas da 101.5

02.07.19 - 11H24
Artesanato será o destaque da semana na Frei Caneca FM

Começa nesta quarta-feira, 03 de julho, a 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, e a 101.5 FM vai para o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, contar tudo o que rola no evento e entrevistar artesãos e artesãs que estarão expondo suas obras. Até o dia 12 de julho, o ouvinte poderá acompanhar os saberes e fazeres tradicionais na Frei Caneca FM, no horário do programa Revista Difusora, das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira. 

Ao longo da semana, a sociedade civil participa da programação da Frei Caneca FM, através dos programas selecionados nos editais públicos da emissora. Na segunda (01) tem 
Toca o Terror, às 20h da segunda-feira (01), analisando obras icônicas do mestre do suspense no cinema: Alfred Hitchcock. Com obras como "Psicose", "Janela Indiscreta" e "Festim Diabólico", o diretor completaria 120 anos em 2019.

Terça-feira (02), ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas invade as ondas da 101.5 para tratar de relações tóxicas e abusivas. Ciúmes, possessividade, relacionamentos tóxicos na adolescência e o amparo da lei são assunto da conversa com as psicólogas Renata Mascarenhas, Isabela Queiroz e com a advogada Fabiana Leite. Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco fala sobre Educação Quilombola, em conversa com o educador Rogério Barata, que vai tratar de identidades e ancestralidades negras, escolas nos territórios quilombolas, conjuntura política do país e projetos sobre o tema.

Estamos bebendo agrotóxico? Essa é a pergunta que o Programa Vozes do Campo e da Cidade desta quarta-feira (03) coloca para a sociedade por meio da pauta sobre a contaminação das águas por agrotóxicos, a partir do meio-dia, na Faixa Mulher da Frei Caneca FM. O programa entrevista a jornalista da ONG Repórter Brasil, Ana Aranha, uma das responsáveis pelo projeto Por Trás do Alimento e pela apuração do mapa das águas contaminadas, uma ferramenta interativa, dentro do projeto, que evidenciou o quanto os recursos hídricos que abastecem as cidades brasileiras estão contaminados. Conversam ainda com a coordenadora da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Fran Paula, sobre as ações e incidências da campanha para barrar o avanço do veneno no País. À noite, às 20h, o Vozes do Brasil traz um programa especial com a cantora Badi Assad. Quinta-feira (04), o Mulher faz política todo dia fala sobre as mulheres no audiovisual e às 20h tem mais uma edição do Recife Lo-Fi.

Fim de semana se aproxima e a os apresentadores do Músicas de Sexta prepararam um programa com uma trilha sonora de músicas do tempo, low profle e, principalmente, com vozes sussurradas para curtir esse momento do ano em que o intenso verão recifense dá um tempo e nos permite tomar uma taça de vinho aproveitando o clima ameno. É na sexta-feira (05) às 20h. No sábado (06), a criançada tem vez com a Faixa Infantil da 101.5 FM, que começa às 8h, com a Rádio Matraquinha. Em seguida, às 8h45, tem Palavras no Ar contando a história da “Princesa educada como homem”. Tudo se passa no Reino de Manapur, com o falecimento da rainha e ausência de um filho para dar sucessão ao reinado. O rei de Manapur decide, então, que sua filha deve ser a sucessora do trono. Quem ouve essa história com a apresentadora Márcia Cruz é a atriz Daniela Travassos. A convidada fala sobre o trabalho, a inspiração e a participação das mulheres nas artes. Às 9h15, tem Cantando e Brincando nas ondas do rádio que, esta semana, fala sobre o bullying.

Ainda no sábado (6), às 10h, o ouvinte curte muito Pagode, Futebol e Batucada e às 16h é a hora do reggae com o Verde, Amarelo e Vermelho. Marcelo e Duka, da banda Neuro Roots são os convidados falando sobre o começo da banda e as atividades filantrópicas realizadas na Ilha do Maruim, em Olinda. As músicas ficam por conta de artistas do cenário nacional e pernambucano como Sempre Zen, Adão Negro e muito mais. Já o Lab 101 deste sábado exibe, às 18h, os trabalhos dos estudantes de Jornalismo da Uninabuco para a disciplina Radiojornalismo e Contemporaneidade e dos estudantes de Rádio, TV e internet e da Universidade Federal de Pernambuco. Leigocast aborda temas atuais e debates políticos de maneira acessível e bem humorada; já o A Voz do Povo mostra a realidade das pessoas em situação de rua, e A Carta, o trabalho transforma a música do cantor francês Renan Luce, “La Letre” em uma história narrada para rádio. Encerrando a programação do dia tem Manguetronic, às 21h.

O domingo (07) começa animado com Iara Lima comandando o Batucada, às 10h. A seleta musical traz Leci Brandão, Wilson Simonal, Beth Carvalho, Chico Buarque, Luís Carlos da Vila, Clara Nunes e muito mais. No autoral pernambucano o ouvinte curte Carla Rio, Grupo Terra, Trasamba e um bate papo com Leno Galeria, uma das maiores vozes do samba pernambucano. A homenagem do dia é para o cantor Paulinho da Viola. Às 16h, o Caneca Boogie homenageia o músico e produtor norte-americano, Quincy Jones. Mais conhecido por ter produzido os discos de maior sucesso de Michael Jackson, Quincy Jones também compôs dezenas de trilhas para cinema, além de produzir outros artistas como Aretha Franklin, Donna Summer e The Brothers Johnson. O Interdependente - música e conhecimento chega às 20h e questiona: Por que o Brasil é um país tão violento? A atuação policial sobre o mercado de drogas alivia ou aumenta a violência? Essas e outras questões são abordadas por José Luiz Ratton, sociólogo, professor-doutor da UFPE e especialista em Segurança Pública. E mais: qual a posição do zen budismo a respeito da (homo)sexualidade e da ciência? Encerrando a programação da sociedade civil temos o Audio Mundi, às 21h, dando um passeio pelo México com o sexteto La Redada e aterrissando na América do Norte para mostrar o Hip Hop do rapper Smino e os experimentalismos dos grupos Black Monument Ensemble e The Midnight Hour.


Compartilhe