ícone face twitter instagram

101.5 traz música e discussões sobre saúde no fim de semana

13.04.22 - 14H11
Miriam Makeba

Miriam Makeba foi uma cantora sul-africana e grande ativista na luta pelos direitos humanos. Ela é homenageada no Audio Mundi desta semana. (Foto: Reprodução/Internet)
 

Por Carlos Eduardo

A manhã de sexta-feira (14) começa com o programa Vitrola, às 8h, apresentando a parte dois da história de Elis Regina, com suas memórias, arte, obras e talento. Um destaque importante que será dado durante o episódio é na aceitação popular da cantora, a percepção para a música, o salto na carreira que ocorreu em 1972 e seu trágico falecimento. Além disso, o ouvinte acompanha grandes sucessos que a eternizaram, como “Dois pra lá, dois pra cá”, “Casa no Campo”, “Romaria” e muito mais.

O Mulher na Caneca abre a Faixa Mulher com Inamara Mélo e Clareana Arôxa. Elas recebem Paula Ferreira, ativista negra, moradora da Bomba do Hemetério, pedagoga do Centro Dom Helder Câmara e Luiza de Sá Leitão, Jornalista com especialização em Direitos Humanos de Criança e Adolescente, para conversar sobre os impactos da evasão escolar na vida das meninas. Começa ao meio-dia.

Ana Michelle Soares, jornalista e “paliAtivista” de coração é a entrevistada do Giro Nordeste, às 15h. Conhecida como AnaMi, a comunicadora é paciente convive com um câncer de mama desde 2011, além disso, é autora dos livros "Vida inteira" e "Enquanto eu respirar", na qual compartilha suas experiências com o tratamento paliativo contra a doença.

Encerrando o expediente da sexta-feira tem o Relicário, às 17h, com o Vozes de Pernambuco, uma produção inédita para o ouvinte da rádio pública do Recife, na voz de Renata Pimentel, Renata Santana, Érica Montenegro e Gabriel Saboya , com produção de Janaína  Serra e Beatriz Guglielmelli.

O Audio Mundi, às 18h, traz para as ondas do rádio a imperatriz da canção africana: Miriam Makeba. Mesmo sofrendo retaliações por sua consciência política, tornou-se uma figura imprescindível para o movimento anti-apartheid, sempre mantendo seu posicionamento politico através das canções.

No Universos Hip-hop, às 20h, o apresentador Felipe Massa traz a singularidade do rap conectado às raízes nordestinas, atravessando por todos os estados que formam a região.

Com sofrência garantida no bloco musical da DJ Pax, o programa Oxente, Afrodite!, às 21h, finaliza a participação da sociedade civil da sexta-feira falando sobre infidelidade conjugal. Para dar um norte a essa conversa, o episódio conta com a presença da especialista em psicologia da família, Alda Roberta Campo, que é conselheira presidente do Conselho Regional de Psicologia. Além de Alda, a sexóloga Maria do Céu abordará dicas de como superar as dores de uma infidelidade.

SÁBADO
O sábado (15) da Frei Caneca FM inicia às 8h com o programa Vozes Inclusivas. Nesta edição o ouvinte conhece os desafios, histórias e lutas de Walleria Suri, mulher trans e cega. Além de Suri, os repórteres Bárbara de Barros e Felipe Oliveira, entrevistam a áudio-descritora Danielle França e a atleta paralímpica medalhista de prata em Tóquio no lançamento de dados, Raíssa Rocha Machado. A produção ainda recebe para o quadro Conexão Inclusiva, a recém formada em direito, Sarah Barreto Marques, que conta sobre sua trajetória como pessoa cega total.

Abrindo a Faixa Infantil tem Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h, que aborda um assunto delicado, porém importante para os cuidados à saúde dos nossos pequenos, o câncer infantil. O programa conta com relatos de famílias que sinalizaram positivo para a doença e como atravessaram esse momento. Além dos depoimentos, no papo do dia, serão recebidas a Médica Pediatra Ana Carolina, que trabalha no Hospital Oswaldo Cruz, referência no tratamento com câncer infantil no estado de Pernambuco, e a Diretora do Núcleo de Apoio à Crianças com Câncer, o NACC, que falara como o ambiente do núcleo auxilia as famílias e como as pessoas fora dessa bolha familiar podem ajudar esses espaços, que se mantém de doações.

Logo na sequência tem Palavras no AR, às 10h, trazendo curiosidades sobre a vida de uma brasileira de muitos talentos para o nosso cenário artístico, Carolina Maria de Jesus, além de músicas, entrevista com a contadora de estória, estória preta, Kemla Baptista e a participação da repórter La Ursa Mensageira.

Encerrando a faixa, o É conversa para criança, sim! fala um tema que deveria ser tratado como natural para os adultos, e que muitas vezes se complica na hora de explicar para os baixinhos. O programa explica sobre a morte, um evento que ocorre naturalmente com todos os seres vivos, e as diferentes formas de encará-la.

Conversando sobre direitos humanos fundamentais, o Hora do Close, às 12h, aborda a inclusão da comunidade LGBTQIA+, com fatores históricos, sociais, aspectos jurídicos e legais, além dos quadros 'Dicionário Pajubá’ , ‘Cine Fechado’ e o ‘Super Close’.

O Andei Meio Mundo, às 15h,  faz sua quinta parada entre um destino e outro, como uma parada estratégica nessa viagem pelo mundo conhecendo as curiosidades e canções dos países. O programa traz muita música e curiosidades dos países que já foram visitados, Haiti, República Dominicana, Peru e El Salvador e os hits ferventes no mundo latino.

À noite tem edição especial no Forropodó, às 19h, que recebe uma das primeiras vozes femininas do forró eletrônico, e que ostentou excelência durante os 17 anos que fez parte da banda Mastruz com Leite: Kátia Cilene. Em carreira solo há seis anos, a cantora fala sobre curiosidades da sua carreira, o atual cenário forrozeiro do país e como faz para se reinventar.

DOMINGO
Abrindo as programações do domingo (17), o Frequência Natural, às 8h, recebe a bióloga e especialista em cogumelos, Larissa Pereira, que fala sobre fungos alimentícios não convencionais.

A partir das 9h, o Lab 101 apresenta o podcast Mundaréu com o episódio "Vozes na Floresta e na Universidade", uma produção de parceria entre o Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LABJOR) da UNICAMP e o Departamento de Antropologia da Universidade de Brasileira. Soraya Fleischer e Daniela Manica conversam com a etnóloga e professora da UNICAMP, Artionka Capiberibe e Patrícia Barbosa, estudante da etnia Tukano.

Domingo na Frei Caneca FM tem Batucada, às 10h. O ouvinte acompanha sucessos como “Enredo do meu samba" e "Súplice” de dona Ivone Lara, homenageada da vez. O repertório do dia ainda segue com Paulo Perdigão, Mariene de Castro, Art Popular, Jovelina Pérola Negra, China Sambay e muito mais.

Transportando o ouvinte até a Bolívia, de onde vem o grupo Los Jairas, através do som das flautas, violões e tambores andinos, o Som da Liberdade começa às 15h e apresenta um dos conjuntos folclóricos de maior projeção do mundo e esclarece as relações dessas manifestações com a música de protesto. Para o bate-papo deste sexto episódio, o programa recebe o músico e historiador Danilo Nunes e o advogado e comunicador boliviano, Ivan Contreras.

O programa Obriganza Experiência chega às 19h, com lançamentos encantadores de artistas brasileiros que, sem dúvida, irão derreter seu neurônio, além de fazer uma viagem até a Indonésia.  

Fechando a noite tem edição imperdível do PEsado - Lapada para todos os gostos, às 20h, transportando o ouvinte a uma viagem intensa pela formação do gosto musical pelo heavy metal, atravessando todas as suas fases e formatos, como o Vinil, rádio, cassete, CD, MP3 e streaming . 

Confira toda a programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe