Foto: Leo Caldas
Por Beatriz Guglielmelli
Toda sexta-feira à tarde a rádio pública do Recife exibe o programa Papo de Artista. Neste importante espaço o ouvinte conhece um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. O comando é de Manoel Constantino, ator, diretor, escritor, produtor e editor da Agenda Cultural do Recife há quase três décadas.
Nesta semana, o papo é com Maria Helena Sampaio - Mãe Helena -, mulher negra, mãe, filha, avó, yalorixá , griot, mestra da cultura popular, multiartista, arte educadora, percussionista, bailarina nagô e ativista política no combate aos preconceitos e intolerância religiosa. Em 2023 ela lançou dois singles do álbum Singularidade Nagô, com as músicas Igbeloyá e Caçador Divino. Recentemente também colocou no mundo seu mais novo projeto “Quinta Nagô”, que nasce como fortalecimento e incentivo as diversas expressões artísticas da cultura popular, matrizes africanas e afro indígenas, com intuito de fomentar um espaço político e cultural de divulgação artística e ações afirmativas voltadas para o fortalecimento do povo negro, periférico e de comunidades tradicionais ressaltando a importância da tradição Nagô de Pernambuco. O projeto “Quinta Nagô: Oyá Alaxé - Idilê Mimó” vem acontecendo de forma pública e gratuita, toda terceira quinta do mês, na frente da Sede do Afoxé Oyá Alaxé, no Pátio de São Pedro, centro do Recife.
A conversa está imperdível! O programa vai ao ar a partir das 15h, você pode sintonizar pela 101.5 FM ou aqui pelo nosso site.
SEXTA
Nesta sexta-feira (22), às 8h, no Viajando na Música, o duo nômade Babi Jaques e Lasserre mergulha na vibrante cena contemporânea do estado do Amazonas. No aguardado quadro "Paradinha", a produtora amazonense Audi Arruda, trará à luz três artistas notáveis, cada um representando uma cidade distinta do Amazonas. No "Recife, Meu Lugar", destacam a expressão artística de Ylana Queiroga, homenageando sua contribuição à cena musical local. A trilha sonora dedicada ao Amazonas passeará por Gabriella feat Lenna Bahule (AFR), a energia contagiante de Alaídenegão, o som do Sindicato Dos Artistas Carentes além dos experimentos do Supercolisor e D'água negra.
Mais tarde, às 15h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista e conversa com a cantora Mãe Helena.
Mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra recebe a poetisa Raiza Figuerêdo e o poeta José Jorge de Amorim, no programa que marca a chegada da primavera. Raiza Figuerêdo é psicóloga e escritora do sertão na cidade de Salgueiro, autora dos livros de poemas "O coletor" (2019) e "Escola das horas" (2023). José Jorge de Amorim é escritor recifense e autor do recente livro "Como se fora haicai/haiku" (2023).
SÁBADO
Neste sábado (23) tem mais Faixa Infantil, às 9h. Na Semana Nacional do Trânsito, que acontece dia 25 de setembro, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio chega para lembrar o quanto é importante estar atento às regras na condução dos veículos e no transitar nas vias como pedestres ou ciclistas. As crianças aprendem rápido e são grandes aliadas, ajudando os adultos a serem a favor da vida. O programa fala sobre o uso da cadeirinha, sobre atenção ao volante, e sobre a utilização segura nas vias e ruas da cidade, e quem fala sobre o assunto é a chefe de redesenho urbano da CTTU, Júlia Melo. No quadro “A estrela chegou”, a personagem Fada Estrela, e os repórteres mirins vão ensinar a turminha a fazer um volante de brinquedo para usar no circuito do trânsito. Além de muita música, história e informação, com os personagens Batuca e Tuquito. Na onda do artista, tem a participação do artista, músico e professor Tio Bruninho, mandando um recadinho especial pra galerinha.
E às 10h, no Arruaça, o ouvinte conhece mais sobre os mestres e brincantes da cultura popular: a paixão de Mestre Salustiano por sua rabeca, a arrumação e o treino do Caboclo de Lança contado por nosso convidado Alessandro Anax; outra amiga que chega é Mayara Ferreira, que fala sobre as diferenças entre o Maracatu de Baque Virado e o de Baque Solto, além do ritmo e a dança do Cavalo Marinho. Ainda tem um passeio na rua com o boi brinquedo da Muribeca, e lá do Crato/CE chega à nossa rádio o Maracatu Uinu-erê.
Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre a Aldeia Xukuru De Cimbres, em Pesqueira. O local abriga uma dissidência da etnia Xukuru que foi violentamente retirada da terra original após intensos conflitos no início dos anos 2000. A divisão interna da etnia começou em 2001, resultando na separação entre os Xukurus de ororubá e os Xukurus de cimbres. Em 2003, com a morte de um indígena da etnia Atikum e um do povo Xukuru do Ororubá, os Xukurus de Cimbres foram expulsos de forma violenta, resultando na fragmentação da comunidade e das relações de parentesco. Os de Cimbres migraram para as periferias da cidade de Pesqueira, estando hoje em uma área de reserva situada do lado esquerdo da BR 232 sentido Recife-Sertão. A complexa questão que envolve o povo Xukuru de Cimbres é o assunto do programa desta semana. O Aldeias e Quilombos traz a história dessa comunidade a partir dos relatos de seus integrantes.
Às 17h, Os Cinemas de Rua e o Recife vai até Camaragibe para conhecer um pouco sobre o Cineteatro Bianor, símbolo da cultura local, cinema de rua em funcionamento que recebe várias mostras e festivais e atua como agente descentralizador do consumo cultural na Região Metropolitana do Recife. Para falar um pouco sobre as relações desse cinema com os artistas locais, o programa recebe Ângelo Fábio, ex-diretor do equipamento que é artista interdisciplinar e idealizador do livro Bianor: trajetórias e memórias.
Às 19h, o Soy Loco Por Ti, uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.
DOMINGO
Neste domingo (24), às 8h, o Frequência Natural fala sobre os boizinhos, a brincadeira de boi tão querida no Brasil! O bate papo é com Léo Lima, do Boi da Mata, que vai mostrar pra explicar que brincadeira de boi tem tudo a ver com agroecologia! Na coluna “Agroecologia no seu dia a dia” a conversa é sobre as barragens. E ainda, tem muita música dançar.
A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa apresenta o novo álbum do cantor Marcelo D2, intitulado “Iboru”. E ainda, o ouvinte confere músicas de Clementina de Jesus, Roberta Sá,Taiguara Borges, Ludmilla, Martinho da Vila, Molejo e muito mais.
Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até a comunidade do Bode para conversar com Kcal Gomes, poeta e fundador da Livroteca Brincante do Pina. Desse espaço brota uma voz que se multiplica em diferentes suportes como a rádio de andada (que anda em bikes e barcos), as caixinhas instaladas nos postes de luz e a frequência modulada: a rádio “A voz da Lama”. Desde o sul do continente, o Almanaque para a coluna “Aqui se respira lucha” a experiência de Mapuexpress.
Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar conversa com o compositor, arranjador, pianista e regente Clóvis Pereira Filho, sobre seu retorno ao Recife após 40 anos fora do estado.
Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe