Foto: Reprodução/Site CONAFER
Por Willames Ferreira
A população brasileira possui sua imensa gama de diferenças étnicas e culturais e os povos originários fazem parte desse conjunto. Ao longo dos anos, foram invisibilizados, mas cada vez mais reivindicam sua preservação e direitos historicamente negados. Atualmente, de acordo com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Etnicidade da Universidade Federal de Pernambuco, contamos com 10 etnias indígenas localizados na áreas do Agreste e do Sertão do Estado: Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankará, Pankararu, Pipipã, Truká, Tuxá e Xucuru.
De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IGBE) em 2022, 4.832 municípios contam com população indígena. Os cinco Estados que concentram 61,43% da população originária do país são o Amazonas, com 490.854, a Bahia, com 229.103, seguido por Mato Grosso do Sul (116.346), Pernambuco (106.634) e Roraima (97.320).
Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (09), nesta sexta-feira, o Calor da Rua recebe o professor do Departamento de Museologia e Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Etnicidade da UFPE, Renato Athias, e a cacica Kyalonan Valquiria, do povo Karaxuanassu de Abreu e Lima. Eles levantam pontos relacionados às conquistas e o que ainda deve ser levado em consideração para garantia de direitos para os povos indígenas.
Segunda (05)
Segura a vibe que o BR-101.5, às 9h, embarca em mais uma rota de informações culturais, com a direção de Gabriele Alves, que inicia a semana divulgando um espetáculo massa da Companhia Bote de teatro. O experimento cênico e audiovisual Salto Acessibilidades traz suas apresentações no Teatro Hermilo Borba Filho nos dias 06 e 07 de agosto, com sessões exclusivas contendo acessibilidade de tradução simultânea em LIBRAS, áudio-descrição, atividade sensorial, assistentes de acessibilidade e acessibilidade arquitetônica. E para falar um pouco mais sobre essa experiência, a faixa entrevista, às 10h, recebe os atores Pedro Toscano e Cardo Ferraz. Mande sua mensagem pelo número do whatsapp: (81) 9 9488-6842.
A pauta do dia no Calor da Rua é sobre o vírus Oropouche. Os arbovírus são transmitidos através da picada do mosquito, e são os principais responsáveis na causa da febre do oropouche. Para saber mais informações sobre os sintomas, diagnósticos e tratamentos, sintonize ao meio-dia, com apresentação de Luizy Silva e participação do diretor geral de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Eduardo Bezerra.
E às 14h você fica com a apresentação de Priscila Xavier na Faixa Mulher, com o TPM - Tempo Pra Mim. A convidada desta semana é Teresa Távora, profissional na área de educação física, instrutora de pilates e professora formada em dança do ventre. Seus projetos são direcionados para mulheres 50+, em atividades personalizadas que ativam todo o corpo, mas com foco no fortalecimento da região pélvica, visando à saúde da mulher. É possível acompanhar a entrevista, ao vivo, pelo Youtube.
Terça (06)
O advogado com enfoque nas áreas do direito de família e responsabilidade civil, Hugo Buonora, é o entrevistado do dia no Calor da Rua. O profissional explica e tira as dúvidas sobre os direitos e deveres de moradores e síndicos. Diego Oliver comanda o programa do dia a partir das 12h, contando também com muita informação no Giro Recife, com notícias da Região Metropolitana.
Janaína Serra entra em ação com o Mamas, Minas e Manas, a partir das 14h na Faixa Mulher, trazendo temas relevantes sobre maternidade, infância e parentalidade. A pauta do dia é a volta às aulas. Acompanhe na 101.5 FM ou pelo player localizado no nosso site.
Quarta (07)
9h é o momento certo de pegar sua carona com Gabriele Alves no BR-101.5. Entrevistas, músicas e indicações sobre arte e cultura, e a atribuição certa na sua manhã aqui na FreiCa.
O Calor da Rua, ao meio-dia, chega indicando uma programação especial no Recife. A pauta é sobre uma semana especial dedicada ao artista plástico e paisagista brasileiro, Burle Marx. Manoel Constantino recebe o artista visual e integrante do Comitê Burle Marx, Wilson de Barros, que promete contar o que está programado durante o período de homenagem.
Quinta (08)
O projeto Corpoluz Germinar para Florestar, promovido pela iluminadora cênica e artista de dança Natalie Revorêdo, é o tema da faixa de entrevista no Calor da Rua, que começa às 12h. Janaína Serra recebe o produtor executivo do projeto, Danilo Carias.
Sexta (09)
Cola às 15h no Papo de Artista que a cantora e compositora pernambucana Dani Carmesim é a convidada do programa, que tem apresentação de Manoel Constantino. Assuntos como sua carreira, representação no rock feminino e seus lançamentos ao longo dos anos como artista independente desde 2011, são evidenciados durante a entrevista.
A voz de Janaína Serra traz uma sexta mais leve e tranquila no Relicário, às 17h. E no programa do dia, o retorno do quadro Recife nos olhos, que explora a poesia e as belezas da cidade, convida o turismólogo e historiador com pós-graduação em História do Nordeste, Bráulio Moura.
Sábado (10)
A manhã da 101.5 é dedicada à criançada na Faixa Infantil bem cedinho, dando seu primeiro impulso com o Palavras no Ar às 8 da manhã, com o episódio Uma cientista!, que conta a história de uma mulher pernambucana, arretada, que tinha fome de conhecimento pela ciência. E traz ainda uma com a entrevista da nutróloga Sônia Lucena, e recadinhos da La ursa. Em seguida, você fica com mais um episódio do É Conversa pra Criança, Sim! às 8h30, com o episódio sobre o amor e algumas das complexidades que envolvem este tema, além de ouvir a história “Olívia tem dois papais”.
O Recife Cidade Parque inicia às 9h, trazendo discussões sobre soluções para uma cidade mais urbanizada e criativa. E neste sábado, o tema é sobre a importância do manguezal numa cidade-parque, com opinião do Professor Associado da Área de Zoologia, do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mauro de Melo Júnior.
Domingo (11)
O Batucada traz o melhor das homenagens e repertórios dos artistas do samba, nas manhãs de domingo a partir das 10h, com apresentação garantida de Iara Lima aqui na 101.5 FM. Neste programa, o ouvinte é convidado para uma audição de partes do disco "Samba Djanira", da baiana Illy. Com obras autorais e algumas releituras, a artista de Ponta do Humaitá tem parcerias com nomes de peso como Adriana Calcanhotto, Marina Sena e Erasmo Carlos.
Se é entrevista com grandes especialistas que você procura, é no Giro Nordeste às 19h. A Frei Caneca traz essa parceria com a TVE, em entrevistas de interesses sociais. E a entrevistada da noite é a escritora Cidinha da Silva, que tem seu foco em literatura afro-brasileira, antirracismo, discriminização e desigualdades raciais. Ela possui 22 livros publicados, e organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil.
EDITAL
As inscrições para o Edital de Premiação para Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2024 foram prorrogadas até o dia 16 de agosto e devem ser realizadas pelo Cultura Recife. A chamada prevê a seleção de até 31 programas com 60 minutos de duração, que deverão ser veiculados uma vez por semana, a partir de 2025.
Confira estas e outras produções pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.
Compartilhe