ícone face twitter instagram

Visibilidade Trans em destaque na semana da 101.5

28.01.24 - 09H56
Bandeira Trans

Foto: nito100/istockphoto


Por Manuele Mendes


No dia 29 de Janeiro comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, data essencial para reafirmarmos a importância da luta histórica e constante desta comunidade por seus direitos. Apesar das conquistas alcançadas, ainda há um longo caminho a percorrer em decorrência do preconceito que ainda existe.

Pessoas trans são aquelas que não se identificam com o gênero que lhe foi determinado ao nascer, baseado no seu sexo biológico. Dentro da comunidade trans estão os homens e mulheres trans, além dos não-binários.

Urias, Killauea, Irmãs de Pau, Linn da Quebrada e Liniker são algumas das artistas que fazem parte da comunidade trans, passando por cima da discriminação e levando sua arte pela cena regional e nacional.

O Calor da Rua desta segunda-feira (29) recebe Mayara Priscilla e Ariel Bonfim, coordenadoras da NATRAPE, a Nova Associação Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco, para falar sobre a importância desta data. O programa vai ao ar ao meio-dia e tem transmissão da entrevista ao vivo pelo YouTube.

Além do bate-papo, durante todo o dia, a equipe de seleção musical da Frei Caneca FM preparou blocos especiais para os ouvintes prestigiarem artistas trans do Brasil e do mundo. Tem sucessos de Isis Broken, Caetana, Jup do bairro, Killauea, Nick Cruz, Majur, Alice Guel, Bixarte, Anohni, Shea Diamond, Arca, Black cracker, Assucena, Renna, Monna Brutal, Idlibra e muito mais!

SEGUNDA (29)
Essa semana tem programação especial no BR-101.5! Sob o comando da carismática Gabriele Alves, o programa realiza uma série de entrevistas relacionadas aos 19 anos do Porto Musical. Nesta segunda, na faixa das 10h, a convidada é Melina Hickson, diretora geral e curadora do Porto Musical e Pérola Braz, também curadora do evento. 

Ao meio-dia tem Calor da Rua com Alex Carvalho. Em destaque, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. A entrevista é com Mayara Priscilla e Ariel Bonfim, coordenadoras da NATRAPE, a Nova Associação Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco.

No final da tarde, às 17h, tem Relicário Especial de Férias! Janaína Serra conversa com a cantora, compositora, instrumentista e preparadora vocal Anastácia Rodrigues para um bate-papo sobre a pesquisa de Anastácia sobre cantos populares de tradição oral.

TERÇA (30)
Iniciando a programação matutina da FreiCa tem BR-101.5, às 9h, com Gabriele Alves. Na faixa de entrevista, às 10h, tem a DJ Kananda PX e Barbarize.

Já o Calor da Rua, com Diego Oliver, traz Petrus Vieira, diretor de operações da ProlEduca, iniciativa que ajuda famílias da periferia que sonham em matricular seus filhos nas escolas particulares e não tem condições de pagar as mensalidades integrais, para contar as novidades para 2024.

Às 17h tem Relicário Especial de Férias, com o encontro de Janaína Serra com o jornalista José Teles e o agitador cultural Roger de Renor. O bate-papo se guia pelo recém-lançado livro "Soparia: De boteco a palco de todos os sons", além do trabalho de ambos com pesquisa e ativismo cultural, respectivamente.

QUARTA (31)
Alex Carvalho comanda mais um Calor da Rua, na faixa do meio-dia. A conversa desta quarta é com Igor Travassos, que lidera a frente de Justiça Climática do Greenpeace Brasil para conversar sobre Racismo Ambiental.

No Relicário Especial de Férias, às 17h, tem reexibição da entrevista com o poeta Estêvão Machado, escritor do livro ‘’Perspectivas da Escarpa", publicado de forma independente em 2022, para falar sobre a relação entre o indivíduo social e a cidade do Recife.

QUINTA (1º)
Ao meio-dia, seu encontro com o Calor da Rua é garantido, sempre com muita informação e notícia, além do quadro Giro Recife, te deixando por dentro de tudo durante o horário do almoço. Na apresentação desta quinta está Manoel Constantino. Em pauta, as inscrições para os editais que inauguram a vigência da nova Lei do SIC (Sistema de Incentivo à Cultura) municipal. Os editais farão o investimento recorde de R$ 13,5 milhões nas mais variadas cenas e linguagens culturais, com três novidades contempladas: Pesquisa e Formação Cultural; Design e Moda; e Artes Culturais Integradas e Arte e Tecnologia. Quem traz mais informações no Calor da Rua é o Secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Ao entardecer, às 17h, o Relicário Especial de Férias recebe Túlio Velho Barreto, cientista político, pesquisador social, professor universitário e poeta.

SEXTA (02)
Luizy Silva toma conta do Calor da Rua, ao meio-dia, para falar sobre o Palco Frei Caneca FM, nas prévias do Carnaval do Recife, com a gerente da rádio pública do Recife, Priscila Xavier. Na programação da oitava edição do evento tem Grupo Terra, Cila do Coco, Afroito e Mombojó, apresentando novo álbum em homenagem à Alceu Valença. 

Às 15h tem Papo de Artista, comandado por Manoel Constantino! Nesta edição, participam Jorge Féo e Anita Almeida, vocalistas do Afoxé Oxum Pandá, um dos mais antigos afoxés de Pernambuco, responsável por trazer toda a sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil sob a cadência do Ijexá.

E fechando nossa programação semanal, às 17h, tem Relicário Especial de Férias, a convidada é Inaldete Pinheiro, escritora, contadora de histórias e pesquisadora de maracatu.

DOMINGO (04)
Das 10h ao meio-dia, tem Batucada na Frei Caneca FM! A homenagem do dia é para o cantor Mumuzinho, voz marcante do pagode brasileiro, dono de inúmeros sucessos como “Mande Um Sinal”, “Eu mereço ser feliz” e “Curto Circuito”.

E para quem não conseguir curtir o Palco Frei Caneca 2024 pode acompanhar em tempo real pela 101.5 FM ou pelo player localizado no canto superior direito do site, com apresentação de Luizy Silva. Nos intervalos tem DJ Fragozza esquentando o evento. Começa a partir das 17h.

Nesta semana, às 19h, o Giro Nordeste conversa com Mariana Viveiros, coordenadora de divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Crescimento e redução populacional, expectativa de vida do brasileiro e população quilombola serão alguns dos temas abordados na entrevista.


Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe