ícone face twitter instagram

Virtuosi no Ar celebra 150 anos do nascimento de Sergei Rachmaninoff

15.09.23 - 07H59
Sergei Rachmaninoff

Foto: Sergei Rachmaninoff / Divulgação Internet


Por Beatriz Guglielmelli


Todo domingo, na Frei Caneca FM, vai ao ar o programa Virtuosi no Ar, uma celebração à música clássica. Semanalmente, a produção apresenta as várias facetas de compositores eruditos e suas sinfonias.

Nesta semana, em destaque uma celebração aos 150 anos de nascimento do compositor russo Sergei Rachmaninoff, considerado um dos mais influentes pianistas do século XX e um dos últimos expoentes da tradição romântica russa.

Rachmaninoff produziu muitas composições conhecidas mundialmente como: Rapsódia sobre um tema de Paganini, Prelúdio em Dó Menor Sustenido, uma sinfonia para coral intitulada Os Sinos, baseada no poema homônimo de Edgar Allan Poe, entre muitas outras. A obra de Rachmaninoff continua viva e suas composições ultrapassam o universo musical, tendo sido utilizadas como tema em muitos filmes, musicais e até animes, consolidando sua importância tanto entre músicos quanto entre ouvintes.

O Virtuosi no Ar  é veiculado todo domingo, a partir das 20h e você pode sintonizar pela 101.5FM ou pelo nosso site.

SEXTA
Nesta sexta-feira (15), às 8h, no Viajando na Música, Babi Jaques e Lasserre continuam a compartilhar as experiências e sons que conheceram na  Semana Internacional da Música - SIM SÃO PAULO. Desta vez, no quadro "Brasil Profundo", tem um papo com a produtora mineira MAÍRA SÁ ARAGÃO. A programação musical deste episódio apresenta a diversidade com Bemti (MG), Crime Caqui (SP), Jesus Lumma (MA / SC), Marina Melo (SP) e KAtu Mirim (SP), participantes do programa de aceleração de carreiras da Feira, do qual Babi e Lasserre também fazem parte, que selecionou 20 trabalhos promissores do Brasil, numa disputa com mais de 1000 artistas. Na seção "Jam Viajada", se juntam a Tatá Aeroplano (SP), o DJ Lorenzo Zimon (PB) e o flautista Felipe Menandro (SP), para criar uma peça musical inédita exclusiva para o programa.

Às 14h, Manoel Constantino entra em cena com o Papo de Artista! Neste espaço sempre conhecemos um pouco mais da história e da obra de algum grande artista da cena cultural pernambucana. Essa semana, o papo é com o cantor Paulinho Moska, que se apresenta no Recife, dentro do projeto Seis e Meia.

Mais tarde, às 17h, no Relicário, Janaína Serra recebe a poetisa Raiza Figuerêdo e o poeta José Jorge de Amorim, no programa que marca a chegada da primavera. Raiza Figuerêdo é psicóloga e escritora do sertão na cidade de Salgueiro, autora dos livros de poemas "O coletor" (2019) e "Escola das horas" (2023). José Jorge de Amorim é escritor recifense e autor do recente livro "Como se fora haicai/haiku" (2023).

SÁBADO
Neste sábado (16) tem mais Faixa Infantil, às 9h. O Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio aborda a inclusão das pessoas com deficiência. O ouvinte aprende e descobre como fazer o mundo ser um lugar mais justo e inclusivo para todas as crianças com deficiência ou não. E ainda, tem a história da bacharel em Direito e digital influencer, Nicoly Aguiar, que nasceu com uma má-formação na coluna vertebral e assim necessita do uso de cadeira de rodas. Ela falou com as crianças do Procriu sobre tudo o que já sofreu com a falta de inclusão e também sobre tudo o que ela realiza, independente da cadeira. Outra convidada especial, que é parceira do programa, é a cantora e advogada Marília Mendonça, ela tem deficiência visual e fala sobre alguns problemas que encontra nos lugares sem acessibilidade.

E às 10h, no Arruaça, através dos escritos no diário do jangadeiro Manuel Jacaré, o ouvinte navega pelas ondas do rádio até o ano de 1941, quando uma jangada de quatro trabalhadores partiu do Ceará rumo ao Rio de Janeiro para reivindicar melhores condições de trabalho. Nessa expedição, as crianças conversam sobre o mar, aventuras na praia, peixes e ondas. 

Mais tarde, às 16h, o Aldeias e Quilombos fala sobre o Marco Temporal.  No dia 28 de outubro de 2020, o Supremo Tribunal Federal começou a julgar a demarcação das terras do povo Xokleng em Santa Catarina e o que valerá para este caso terá repercussão geral sobre todos os casos de demarcação de terras indígenas no país. O processo vem se arrastando desde que foi iniciado o julgamento. No dia 30 de junho de 2023, foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei 490, que pretende transformar a tese absurda do marco temporal em lei, e no próximo dia 20 de setembro o STF dará continuidade ao julgamento.

Às 17h, Os Cinemas de Rua e o Recife fala sobre um cinema histórico e com grande participação na identidade e na memória coletivas do Recife: o Cinema São Luiz. Inaugurado em 1952, veio a ser tombado como monumento histórico em 2008, mantendo-se como o último exemplar em funcionamento do circuito de cinemas que existiam na região central da cidade. Para contar um pouco sobre a experiência de atuar em um equipamento desse porte simbólico, convidamos Arthur Abdon, projecionista do cinema desde 2015.

Às 19h, o Soy Loco Por Ti, mais uma produção da Educadora FM, da Bahia, traz toda a fortuna sonora da música latinoamericana, em suas expressões histórica e contemporânea.

DOMINGO
Neste domingo (10), às 8h, o Frequência Natural conversa com Mariana Sobral e com Eva, do projeto Várzea Agroecológica, sobre os princípios da agroecologia no contexto urbano e sobre a geração de renda, negócios de impacto social.

A partir das 10h, Iara Lima traz muito samba no Batucada! Nesta semana, o programa faz uma apresentação do  DVD Xande de Pilares: Esse Menino Sou Eu. E ainda, o ouvinte confere músicas de Clementina de Jesus, Grupo Terra, Fabiana Cozza, Nak do Banjo, Gonzaguinha, Zeca Pagodinho e muito mais.

Às 16h, o Redescobrindo um Quilombo apresenta os aspectos da autodeterminação para os povos originários, quilombolas. Para falar mais sobre o assunto, o programa recebe o pesquisador e geógrafo Rafael Sânzio; a líder ativista Pantera Negra Assata Shakur; o estudioso e educador Carter G. Woodson; o professor Caio Barboza; e o mestre quilombola Nego Bispo. 

Em seguida, às 17h, o Almanaque da Aconchego vai até o beco da Macaíba, no bairro da Guadalupe, em Olinda, para conversar com a comunicadora popular e Ialorixá, Mãe Beth de Oxum. Tecnologias, educação, comunicação livre e popular, ancestralidade foram algumas das temáticas que atravessaram a rica conversa com essa mulher, que é referência para muitos/as de nós. E ainda, o ouvinte conhece a história da Rádio Venceremos de El Salvador na coluna “Aqui se respira lucha”. 

Mais tarde, às 20h, o Virtuosi no Ar celebra os 150 anos de nascimento do compositor russo Sergei Rachmaninoff.

Ao longo do fim de semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe