ícone face twitter instagram

A vida e a obra de Tavares da Gaita no Lab 101

29.04.21 - 12H22
arte tavares

foto: acervo do projeto

 

Maio é mês de parceria com o Projeto Rádio Cordel da UFPE

 

Por Nice Lima

 

As produções em rádio feitas por estudantes continuam se reinventando e se mantendo, mesmo que de maneira remota. Buscando levar ao público essas produções e mostrando o que vem sendo feito nas universidades Brasil afora, o Lab 101 firma mais um mês de parceria, desta vez com o Projeto Rádio Cordel, da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste. Tavares da Gaita é o personagem em foco na série de podcasts que serão veiculados durante os domingos de maio no Lab 101 (domingo, às 9h).

As Sanfonas de Tavares da Gaita é um podcast sobre a vida e obra do instrumentista natural do Agreste (1925-2009), que, no dia 10 de março deste ano, teria completado 96 anos de idade. A cada domingo, dois episódios da série serão apresentados ao público.

Tavares era reconhecido como um gênio da simplicidade, da harmonia e da música. Nascido no ano de 1925, em Taquaritinga do Norte, ele se mudou com a família para Toritama com dois anos de idade. Ainda criança já tinha interesse pela música, e na adolescência despertou de vez a paixão pelos instrumentos. Aprendeu a tocar sozinho, aos quinze anos, triângulo, surdo, pandeiro e maracás. O músico passou a ser reconhecido pelo apelido artístico na década de 70, quando desenvolveu uma maneira de tocar a gaita invertida, com o som semelhante ao de um acordeon. Essa e outras histórias sobre o artista são contadas nas produções de áudio que contam com depoimentos e, claro, muita música, um importante registro sobre a vida e a obra desse importante artista pernambucano.

Sobre a Rádio Cordel: A Rádio Cordel é um projeto de extensão que faz parte das ações do grupo de mídias sonoras do Núcleo de Design e Comunicação, do CAA, orientadas e supervisionadas pelas professoras do curso de Comunicação Social Sheila Borges e Giovana Mesquita, envolvendo uma equipe de mais de 20 alunos. Todos trabalham de casa desde que as aulas presenciais foram suspensas em respeito à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto começou em 2018 com a produção de programas quinzenais, envolvendo quadros de informação e entretenimento sobre o CAA. A Cordel elabora produtos para o rádio tradicional e o podcast. Eles podem ser sintonizados pelas plataformas de áudios Spotify, Radio Públic, Pocket Casts, Overcast, Google Podcasts, Breaker e Anchor. É possível ter acesso ao conteúdo do projeto pelo Instagram @radiocordel, Facebook do Observatório da Vida Agreste e site www.radiocordel.ml


Compartilhe