ícone face twitter instagram

Relicário recebe os vencedores do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura

19.08.22 - 07H30
Rafael Setestrelo, Renata Santana e Helder Herik (Foto: Felipe Bessa)

Rafael Setestrelo, Renata Santana e Helder Herik (Foto: Felipe Bessa)

Por Wiulayne Souza
 

O programa Relicário, apresentado pela jornalista e radialista Janaína Serra, recebe nesta sexta-feira (19), os vencedores do 7º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura para bater um papo sobre suas obras. O prêmio tem como objetivo fomentar a produção de obras de literatura em todas as macrorregiões de Pernambuco, com inscrições regionalizadas. 

Os convidados são a escritora do livro “A Mulher No Tempo”, Renata Santana; o autor de “Auto Javalis e Unguentos”, Helder Herik; e o autor de “Dylan Pajeú”, Rafael Setestrelo. 

O programa Relicário, uma ode à beleza e à leveza nos fins de tarde. E você pode acompanhar sintonizando pelo dial da FM 101.5 ou aqui pelo nosso site. Além de ficar disponível no nosso canal: www.youtube.com/freicanecafm

Sexta-feira 

Na sexta-feira (19), às 8h, o Programa Vitrola abre a nossa programação com a segunda parte do programa dedicado à memória, arte, obra e talento de Waldir Azevedo. E também tem música, com sucessos como ‘Amigos do Samba’, ‘Cavaquinho Seresteiro’, 'Voo do Marimbondo’ e ‘Pedacinhos do Céu’

No Papo de Artista, às 14h, o apresentador Manoel Constantino bate um papo com Bia Melo sobre a Exposição DOIS, que está na Casa Balea, em Olinda. 

Às 15h, o Giro Nordeste entrevista a ex-atleta de natação e primeira mulher eleita para o Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro, Joanna Maranhão. Ela é nordestina e recentemente defendeu a dissertação “Violência Interpessoal entre atletas de rendimento no país”. Violência no esporte e trajetória profissional são alguns dos assuntos que serão discutidos no programa. 

Mais tarde, às 18h, o AudioMundi fala sobre o Habibi Funk, o estilo de música que historicamente nunca existiu como gênero musical. 

Sábado 

Neste sábado (20), às 9h, na Faixa Infantil, tem mais uma edição do programa Cantando e Brincando, que traz como tema o corpo humano e o crescimento das crianças. Traz poemas de Ruth Rocha, músicas para dançar e dicas de livros ilustrados, além de curiosidades no novo quadro “Você Sabia?”. No “Papo do Dia", uma fisioterapeuta conversa sobre músculos e ossos, e “Na Onda do Artista” tem a presença da cantora e sanfoneira infantil Alice D’ângelo. 

Às 10h30, o É Conversa Pra Criança, Sim! fala sobre viver em sociedade e as expectativas que a gente cria. Para auxiliar nesse discurso, a psicóloga Valéria Aguiar explica como é importante entendermos sobre como agir no caso das expectativas frustradas. O programa conta também com muita música e a apresentação do livro ‘Abrindo Caminhos’, de Maria Clara Machado. 

O Andei Meio Mundo, às 15h, chega a décima quinta viagem mostrando um pouco das curiosidades sobre os países que visitou: Equador, Guatemala, Colômbia e Honduras. 

O Forropodó, às 19h, recebe um dos mais importantes compositores do forró eletrônico, Chrystian Lima. Ele é autor de grandes sucessos como ‘Cobertor’, da banda Calcinha Preta, ‘Leilão’, de Gatinha Manhosa, e ‘Voando Pro Pará’, de Joelma. O artista revisita a própria trajetória, conta histórias curiosas sobre os grandes hits e apresenta detalhes dos bastidores do mercado das composições no meio do forró. 

Domingo

O Frequência Natural deste domingo (21), às 8h, traz uma edição sobre a permacultura, a cultura da permanência, e também muita música. 

Em seguida, às 9h, o Lab 101 apresenta o quarto episódio do Podcast ‘Dentro da Pesca Formosa’, com o tema ancestralidade na Pesca. Os pescadores relembram tempos antigos da pesca em Rio Formoso. Dona Nininha, que vive na maré desde os 12 anos, abre o quarto episódio contando como era a vida de pescador na época que ela iniciou na atividade. Seu Raminho, que é sempre visto na praça do Diário, fala sobre a habilidade em confeccionar redes de pesca, e de como o cotidiano da profissão mudou de uns tempos para cá. Dona Moça também sente essas mudanças, e relembra como era a pesca na sua época de juventude.

Às 10h, o Batucada faz um convite aos ouvintes para homenagear o Jongo Trio. Na seleta musical tem Leci Brandão, Exaltasamba, Gerlane Lops, Elza Soares, Originais do Samba, Jorge Aragão e muito mais. 

No Som da Liberdade, às 15h, tem como tema o compasso da salsa de Rubén Blades, do Panamá. O programa relembra o fato do artista panamenho ter sido tema de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o conceito de ‘salsa intelectual’. Além da prova, Blades chegou ao Brasil por meio de uma parceria com o grupo Boca Livre. 

O Íntimos na Frei Caneca, às 17h, aborda o quarto episódio da música feita pela comunidade LGBTQIA+ do cenário alternativo de Pernambuco, e recebe a multi instrumentista, compositora e produtora musical, Sam Silva. Na entrevista, ela fala um pouco do começo da relação com a música, do processo de composição e revelou como faz para lidar com as pressões psicológicas de ser uma artista independente. Também refletiu sobre como é ser uma artista LGBTQIA+ em uma cidade do interior, onde não se tem o reconhecimento e incentivo governamental. Ao fim, ela levantou a pauta sobre a importância da representatividade e identidade de gênero e contou dos próximos lançamentos. 

Nesta edição o Pesado mostra os novos nomes que prometem continuar o legado pernambucano na música extrema. E podemos dizer com toda certeza que temos diversidade na sonoridade com muita lapada para todos os gostos. 

Confira toda a  programação pela 101.5 FM ou pelo player do nosso site, localizado no canto superior direito.


Compartilhe