Veja a programação especial em comemoração ao Dia das Crianças

08.10.18 - 17H28
Crianças imaginando e explorando através do rádio

Chama os pequenos pra sintonizar na Frei Caneca FM e aproveitar a programação especial dessa semana. Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado na sexta-feira, dia 12 de outubro, a rádio pública do Recife preparou muita diversão e informação para os ouvintes mirins e sua família.

Nesta segunda-feira (08), às 20h, o Toca o Terror traz uma seleção de filmes clássicos de terror que podem ser assistidos pela gurizada. No Salada Pop, na terça-feira (09), às 15h, Nice Lima conversa com a arquiteta e pedagoga, Luziana Medeiros, e com a aluna do 6º ano da Escola Waldorf Rural Turmalina, Marina Montenegro. A Pedagogia Waldorf tem um currículo vivo, dinâmico e integrado, assim como sua preocupação com o desenvolvimento global dos alunos, suas diferenças individuais e a ênfase em ajudá-los a descobrir suas capacidades e realizar seu potencial.

Já na quinta-feira (11), Nice bate um papo com Xavier Bartaburu, do grupo Nhambuzim, responsável pela direção musical do espetáculo infantil Bichos de Cá, que está em temporada no Recife. O musical conta sobre as espécies da fauna brasileira a partir de manifestações da cultura popular, misturando folclore e questões de meio ambiente. Com repertório completamente autoral, o grupo traz uma canção para cada bicho, tocada no ritmo musical característico da região onde ele vive.

Na sexta-feira (12), o Salada Pop vai receber uma turminha especial para deixar a programação mais colorida e leve do que nunca. A atriz Ana Clara, de 11 anos, a cantora Maria Luiza, de 9 anos, e o estudante Gabriel Queiroz, de 7 anos, participam do programa, conversando, e por que não, se divertindo também?

No domingo (14), às 9h, o Samba de Latada apresenta uma conversa bem animada com a cantora e contadora de histórias, Carol Levy, que desenvolve um importante trabalho na formação musical de crianças e jovens, valorizando ritmos brasileiros e pernambucanos.

E ainda, no final de semana, você pode poderá ouvir a faixa infantil da rádio pública do Recife. No sábado (13), às 8h, tem Rádio Matraquinha, às 8h45, tem Palavras no Ar, e às 9h15, é a vez do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio. Pra quem não conseguir ouvir a faixa infantil nesse dia, a reprise desses programas vai ao ar no domingo, entre 14h e 16h.

Frei Caneca
Já na programação do Revista Difusora, na terça-feira (09), às 18h, Patrick Torquato recebe Kalouv, banda que reúne, em uma atmosfera instrumental, elementos que vão do post-rock, shoegaze e dream pop até trilhas sonoras de videogames. Neste mês, a banda comemora o aniversário de seu segundo álbum, o “Elã”, lançado em 2017 pelo selo independente paulista Sinewave e viabilizado com ajuda dos fãs através de uma plataforma de crowdfunding. Na quarta-feira, às 18h, o Difusora traz uma conversa com Marah Rúbia, produtora do Festival Sonora, um evento internacional criado para evidenciar a composição musical feminina.

No Batucada, que é veiculado aos domingos (14), entre 10h e 12h, Iara Lima bate um papo com Gerlane Gell sobre o seu disco “Salve o Samba de Raiz”. A homenagem do dia é para o cantor Martinho da Vila.

Sociedade Civil
Pensou que acabou? Ainda tem muito mais. Dentre as produções da sociedade civil, você também pode conferir:

O Brasil de Fato entrevista o cantor, compositor, rabequeiro, mestre e brincante, Maciel Salu, sobre o seu quinto disco, Liberdade, repleto de referências pessoais e posicionamentos políticos. O programa vai ao ar na terça-feira (9), às 20h. Já na quarta-feira (10), às 20h, o Bate Antena discute as conexões da música no Recife, fazendo um recorte a partir de uma cena de compositores e compositoras, que têm na canção sua principal marca. A entrevista é com o músico Juliano Holanda.

Às 20h da quinta-feira (11), você acompanha o Recife Lo-Fi, que terá como destaque uma entrevista com o músico e poeta, Jonatas Onofre, sobre o seu processo produtivo que vincula literatura e experiências de gravação caseira. Com apresentação de Zeca Viana, o programa  traz ainda o quadro Radiografia, revelando os detalhes do álbum Almejão, do músico e artista visual Matheus Mota.

Para dar o play no feriado da padroeira do Brasil, celebrado também nesta sexta (12), às 20h, Sara e Guilhermes Gatis, do Músicas de Sexta, prepararam um repertório todo trabalhado em trilhas que falam de amor. Destaque para canções brasileiras de  Rita Lee, Karina Buhr, Gilberto Gil e Maria Beraldo.

No sábado (13), às 10h30, Luiz Gustavo faz uma produtiva colheita musical unindo as paisagens, o ato de cultivar e as plantas do mato que inspiram os violeiros, no Viola Caipira deste fim de semana. A lida com a terra e as influências de índios e bandeirantes, entre outras fontes, se transformando em modas do cancioneiro caipira.

O músico, flautista e diretor musical da Transversal Frevo Orquestra, César Michiles, é o entrevistado deste domingo (14), às 12h, no Frevo do Mundo, que apresenta um pouco de sua trajetória, apontando músicas que o inspiraram e novos caminhos para a manifestação cultural pernambucana.