ícone face twitter instagram

Trema! Festival retorna aos palcos e celebra 10 anos de existência

24.04.22 - 19H13
Orun Santana

Imagem do Espetáculo MEIA NOITE, de Orun Santana (Foto: Anderson Stevens)

Por Beatriz Guglielmelli

Celebrando 10 anos de existência, o Trema! Festival, um dos principais eventos cênicos do país, tendo na bagagem a participação de mais de 40 grupos de várias partes do mundo, retorna aos palcos pernambucanos. Nesta edição comemorativa, o evento, que nos anos anteriores teve os ingressos esgotados, aposta mais uma vez numa curadoria que responde fortemente aos difíceis tempos enfrentados pelo setor cultural no país. 

A programação contempla uma dupla jornada, dividida em Lado A - que segue até domingo, 24 de abril; e o Lado B, que vai de 26 de abril a 1º de maio, ocupando os teatros Apolo-Hermilo, Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Galpão das Artes (Limoeiro), Reduto Coletivo (Surubim), Caverna Coletivo (Olinda) e ruas das cidades. Ao todo, serão 27 espetáculos nacionais e internacionais, atividades formativas, conversas e lançamentos de publicações. 

Para conversar sobre a retomada do evento, o BR-101.5 desta terça-feira (26) recebe Pedro Vilela, organizador do evento. O programa começa às 9h, com apresentação de Nathália Fernandes. A entrevista tem início às 11h, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

SEGUNDA
Abrindo a programação da semana, o Solta o Frei desta segunda-feira (25) faz um compilado de algumas de suas melhores paródias sobre bicicleta. A jukebox cicloativista conta com versões de músicas de Alceu Valença, Zeca Baleiro, Paralamas do Sucesso, Sandy & Júnior, dentre outros. O programa começa às 8h.

Na sequência, às 9h, Nathalia Fernandes pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier apresenta o TPM - Tempo Pra Mim trazendo dicas de autocuidado sobre saúde do corpo e da mente. O tema da semana é gestação e autocuidado. Participa desta edição Mari Dornelas, fisioterapeuta, osteopata e acupunturista especialista em Uro ginecologia e obstetrícia.

Mais tarde, às 17h, com apresentação de Janaína Serra, o Relicário traz beleza e leveza ao seu fim de tarde. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 98249-2199.   

Em seguida, às 18h, no Viajando na Música a dupla nômade Babi e Lasserre segue viagem passeando pelo som da Ecomusic, a rota musical passa por Gilberto Gil (BA), Ylana Queiroga (PE), Àiyé (RJ), Comadre Florzinha (PE), Manu Saggioro (SP), Nanan (PE) e Déa Trancoso (MG). A convidada do quadro "Paradinha” é Camilla Salla (MG), fotógrafa, agroflorestora e idealizadora do projeto Quintessencia Agroflorestal e o homenageado do quadro "Recife, Meu Lugar" é Lucas Crasto.

Às 20h, na Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes recebe o cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, Melvin Santana, natural de Guarulhos (SP) para falar sobre a dita música popular brasileira.

Fechando a noite, às 21h, a equipe do Toca o Terror se junta à pesquisadora e cineasta Gabriela Alcântara para debater acerca de obras em que as mulheres representam o papel de vilãs. Analisamos desde obras antigas como “Vestida Para Matar” e “Louca Obsessão” como produções do cinema contemporâneo a exemplo de “Enviada do Mal” e “A Órfã”.

TERÇA
Nesta terça-feira (26), o Isto é Choro, meu bem! traz uma edição especial em homenagem ao Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, com a apresentação de parte do festival Recife Carinhoso gravado ao vivo no Teatro do Parque em 2017.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora, compositora, multi-instrumentista, capoeirista e produtora cultural Laura Sivini. Neste encontro, Laura conta um pouco da sua trajetória de vida e carreira, e de como a capoeira foi fundamental para a sua aproximação com a música, permitindo que, a partir deste universo, também desenvolvesse um trabalho autoral. Multiartista, idealizadora e propulsora de diversos projetos na cena independente, Laura Sivini é uma das finalistas ao 11º Prêmio da Música de Pernambuco, na categoria Cultura Popular. A artista anuncia o lançamento do seu primeiro álbum solo "Laura", com composições próprias e também parcerias.

Às 15h, o Pegando o Bigu recebe Jaqueline Martins, intérprete de Libras e militante independente, Michell Platini, da Associação de Cegos de Pernambuco e militante, José Carlos, do projeto Pedal Duplo Acessível e Michelle Alheiros, professora de braille e consultora de audiodescrição para falar sobre Acessibilidade e Ativismo. Como anda o ativismo das pessoas com deficiência para mais acessibilidade? E como anda a inserção da acessibilidade nos produtos ativistas? Como tratar da política e da necessidade de mobilização no campo da acessibilidade? Essas e mais outras questões norteiam o programa.

Às 18h, o Radioshow fala sobre lançamentos. O ouvinte confere o post punk de Anum Preto, as paredes de distorção presentes no novo trabalho da Gorduratrans, a doçura carioca do disco solo de Benê, o selo Cavaca Records e ainda outros lançamentos que cruzaram os céus do Brasil e chegam aos nossos ouvidos.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Ko Sò na Faixa Preta. O programa desta semana mergulha no universo de Oxum. Orixá  feminino, conhecida como Mãe d’água, Rainha das Cachoeiras, Orixá do Amor, da beleza e do Ouro! Vamos celebrar a inteligência ancestral das águas doces. Ora ye ye ô!

O confinamento condicionou o lazer da maioria das pessoas às telas. Junto a isso vieram problemas como insegurança em transitar e aumento da violência e consumo de bebidas alcóolicas. Como esta realidade afetou a saúde e o bem viver das pessoas? Qual a importância de ter espaços de lazer para a preservação da saúde integral do cidadão? Às 21h, A Hora do Espelho recebe Terezinha Filha e Vanessa Reis para falar sobre a ocupação dos espaços públicos e privados, trazendo para o debate a questão: lazer é saúde? 

QUARTA
Na quarta-feira (27), às 8h, o Raízes do Fole fala sobre as “Sanfonas de Boca”. Também conhecida por realejo ou harmônica, a gaita de boca é uma parente próxima do acordeon, com tonalidade muito semelhante. Nesse programa, o ouvinte também vai conhecer gaitistas brasileiros e estrangeiros. 

Você acredita que há apenas 50 anos o cartão de crédito era um direito exclusivo dos homens? As mulheres simplesmente não tinham acesso direto ao seu próprio dinheiro, e tinham que recorrer ao pai ou marido para realizar transações bancárias. Nesta semana, o Mulheres na Frequência fala sobre a Lei da Igualdade de Oportunidade de Crédito e a importância da educação financeira para meninas e mulheres. Começa ao meio-dia na Faixa Mulher.

Às 18h, o Playlist Peixe Voador traz sons de Bela Karum, Luis Lins, Bule, Nação Zumbi, Coco Raízes de Arcoverde e Marília Parente.

Às 21h, o Rádio Brumas entrevista Pontagulha, banda brasileira com influências dos anos 80 formada em 2020 na cidade de Uruburetama (Ceará) por Lucas Caducco (Voz/Guitarra), Guilherme Santos (Baixo) e Gabriel Vieira (Produtor/Synths/bateria). O Bloco Retrô fala da história da Akira S & As Garotas Que Erraram, banda brasileira de Pós-punk formada na cidade de São Paulo em 1984, por Akira S e Pedreira Antunes, conhecida por seu experimentalismo e o uso precursor de programas de computador na música pop nacional, além das letras inusitadas. O grupo tinha influências da cena internacional, particularmente do Punk-funk, e da no wave nova iorquina. Pela mistura de instrumentos elétricos e eletrônicos, e a exploração de timbres e texturas em passagens instrumentais, também pode ser considerado um precursor nacional do post-rock.

QUINTA
Na quinta-feira (28), às 15h, o Almanaque da Aconchego conversa com Maurílio Sobral, advogado popular e integrante do Coletivo Força Tururu, da comunidade do Tururu, em Paulista (PE). O Coletivo, que surgiu para enfrentar as imagens negativas veiculadas pela grande mídia sobre o território do Tururu, há 13 anos produz narrativas sobre a periferia com a comunicação popular como ferramenta principal. A coluna da Toca do Saci continua com a história das rádios livres na Europa. E ainda, o programa traz músicas do edital “Canta para a vida”, e partilha um livro como indicação cultural e outra pérola do baú da Aconchego. 

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos fala sobre Mulheres Negras e o Mercado de Trabalho. Ainda que a taxa de participação das mulheres negras no mercado de trabalho esteja aumentando, elas ainda sofrem uma série de desigualdades. Por exemplo, quando analisamos as taxas de rendimentos por cor e sexo, as mulheres negras ficam abaixo de todos os outros grupos, até mesmo dos homens negros. Apesar do crescimento das taxas de escolaridade para todos os segmentos, as mulheres negras ainda apresentam taxas menores que as mulheres brancas. Isto impacta uma entrada mais igualitária no mercado de trabalho, principalmente no que se refere ao rendimento, as negras sofrem ainda com o forte peso do racismo, pois mesmo quando analisamos o mesmo nível de escolaridade elas ganham menos que as brancas. Para falar sobre o tema, o programa recebe Winnie Santos, psicóloga e assessora de relações raciais no centro de estudo das relações de trabalho e desigualdades, o CEERT, Mônica Oliveira, comunicadora e militante da rede de mulheres negras de Pernambuco e Laísa Costa, comunicóloga, escritora e produtora cultural.

Ao longo da semana tem muito mais produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe