#TBT101: Educação, ativismo e empreendedorismo social: a corrida de Domitila Barros vem de cedo

30.03.23 - 09H35

Por Luiz Rodolfo Libonati

Desde antes da fama que um reality show pode trazer a alguém, algumas das pessoas que dessa forma chegam aos olhos públicos já emplacavam trajetórias pessoais no mínimo interessantes, às vezes até dignas de reconhecimento. É esse o caso de Domitila Barros, a pernambucana natural do bairro do Morro da Conceição, e cria também de Água Fria e Linha do Tiro, que é destaque na atual edição do Big Brother Brasil. Formada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco e mestre em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Berlim, é uma ativista social que desde cedo entendeu o papel transformador da educação e quaisquer outras oportunidades que surgissem.

Foi por valorizar temas como a sustentabilidade que Domitila Barros se tornou empresária da moda com vista para a responsabilidade ambiental, trabalho que se somou à atuação também como modelo e influenciadora digital. Na verdade, quando ainda mais nova, a recifense adotou para si esse grande compromisso: desde a adolescência, se envolveu em projetos de impacto social dedicados a causas como o ensino da leitura e escrita, potencializando esses aprendizados ao associá-los à música e à dança.

A partir dessa inclinação socioeducativa tanto pessoal como profissional, chegou a receber em 2000 o Prêmio Millennium Dreamers, da Unesco, e em fevereiro de 2022 saiu como vencedora do Miss Alemanha, concurso que leva em conta a dedicação a projetos sociais.

Para falar de tudo isso, em setembro de 2021, a apresentadora Nice Lima recebeu Domitila Barros no programa extinto Salada Pop, apresentado por Nice Lima, via videochamada! Abaixo você confere um trecho desse bate-papo.

Nice Lima: É com muito orgulho, com muito prazer que a gente recebe a Domitila Barros aqui na faixa de entrevista do Salada Pop. Já faz um tempo que a gente quer ter essa conversa, quer contar essa história na Salada Pop e na Frei Caneca FM. Então, Domitila, seja muito bem-vinda à rádio pública do Recife. Eu queria que você trouxesse para a gente essa experiência inovadora do Miss Alemanha. Você é uma das finalistas. Conta para a gente qual é o diferencial do concurso.

Domitila Barros: Ó, Nice, muito obrigada pelo convite, poder participar dessa conversa hoje. Como você estava falando, eu sou de Recife originalmente, cresci no Morro da Conceição, me criei entre o Morro da Conceição, Linha do Tiro, Água Fria, canal do Arruda. Ali é a minha área. E eu vim para a Alemanha fazer o meu mestrado e, enfim, me candidatei para o Miss Alemanha, o Miss Germany, que é o concurso de miss alemã. Qualquer pessoa pode se candidatar. Milhões de pessoas se candidatam e depois eles escolhem as finalistas para o evento. E, quando eu nem esperava, fui escolhida, fiquei entre as top 160. Está um babado danado e eu estou muito feliz, porque eu nunca me candidatei para um concurso de beleza, eu nunca fiz miss, nada assim, sabe?

Mas, aqui na Alemanha, eu fiquei pela primeira vez interessada em fazer parte porque, normalmente, quando tem um concurso de miss, tem limites de idade, peso, medidas – até a idade é um tema e eu já tenho 37 anos, já sou velha demais para me candidatar – mas, aqui, a Alemanha ano passado nem participou do concurso de miss, porque eles falaram que não acreditam que esse ideal de beleza, que os concursos de miss fazem ainda, é compatível com a realidade que vivemos. Então eles estão procurando, praticamente, não a mulher mais bonita da Alemanha, mas uma referência de mulher que possa impactar (socialmente) e inspirar outras mulheres também.

Domitila falou ainda de como acredita na transformação das narrativas por meio de exemplos concretos, com destaque para as conquistas que geram impacto sobre as diversas realidades ao redor. Contou sobre a colaboração na adolescência com o CAMM - Centro de Atendimento a Meninas e Meninos, no bairro da Linha do Tiro, e como tudo aconteceu quando, aos 15 anos, foi convidada por meio do Millennium Dreamers, programa da Unesco, para viajar ao exterior e discutir o engajamento social com membros da agência da ONU.

* * *

Ficou a fim de escutar a entrevista na íntegra? Clica aqui pra conferir. Lembrando que o #TBT101 é uma coluna em que, toda quinta-feira, vamos relembrar entrevistas e programas massas e importantes que já rolaram na programação da rádio pública do Recife.

Todas as  entrevistas ficam disponíveis na sua plataforma de streaming favorita (Spotify, Deezer, Castbox, Google Podcasts, Anchor ou Mixcloud).