ícone face twitter instagram

Stela Nesrine na estreia de “Outra Fita - Vidas Sonoras", domingo (11)

09.10.20 - 18H46
Stela Nesrine. Foto: José de Holanda

A convidada de estreia do "Outra Fita - Vidas Sonoras", é a multi-instrumentista Stela Nesrine, da Funmilayo Afrobeat Orquestra. Foto: José de Holanda

Fim de semana prolongado chegando e o destaque na programação fica para a estreia do programa Outra Fita - Vidas Sonoras, trazendo personagens do cenário cultural para um papo intimista sobre seu universo criativo e caminhada artística e técnica. O primeiro programa, que vai ao ar neste domingo (11), recebe Stela Nesrine: multi-instrumentista e compositora da Funmilayo Afrobeat Orquestra e do grupo de música infantil Tocaê.

No segundo sábado de outubro, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio comemora o dia das crianças com muita música e alegria, às 9h15. Às 10h, o Conexão Eficiente traz uma conversa sobre sexualidade de pessoas com deficiência, com a pós-graduada em saúde mental, blogueira e escritora Patrícia Lorete. Logo após tem o Laboratório FM, às 11h, onde os cientistas ambientais Lucas Alencar e Rodrigo Carmo compartilham suas experiências e pesquisas envolvendo biodiversidade e que estão sendo desenvolvidas na UFPE. Os pesquisadores abordam as tecnologias utilizadas para monitorar os biomas e as dinâmicas entre as espécies. Lucas e Rodrigo também ampliam o olhar da ciência em torno da caatinga, uma das maiores e mais diversas florestas sazonalmente secas do mundo, mas ainda pouco estudada na academia.

Às 12h30 tem a Hora do Close que faz um debate sobre a criminalização da homofobia no Brasil. No quadro ‘Dicionário Pajubá’, explicam o significado do termo “Tombado”. E no ‘Momento Diva’ contam a trajetória da cantora brasileira Luisa Sonza. Às 13h, tem o Sala de Cinema que fala sobre o cinema indígena, suas origens, produções e representatividade, além de trazer uma entrevista com Graci Guarani, produtora cultural, comunicadora, cineasta, curadora e formadora, pertencente à Nação Guarani Kaiowá, uma das mulheres indígenas pioneiras em produções originais audiovisuais brasileiras.

Ainda no sábado, às 13h30, o Histórias do Velho Oeste traz mais um personagem pra contar seu olhar sobre a Zona Oeste do Recife, em uma conversa com Lenilson Mendonça, o Pop, que faz um resgate das memórias e das raízes da terra onde sua família sempre viveu, na região da Várzea, entre o Castelo e o Quartel. Às 14h, o Quarta Parede tem um papo com o diretor e gestor cultural do espaço Galpão das Artes, Fábio André, sobre as suas experiências à frente desse espaço localizado em Limoeiro, no agreste do estado.

Na sequência, às 15h, o Aldeias e Quilombos  traz um debate sobre a necessidade de ressignificação do feminismo, que tem origem branca e europeia, adequando-o às realidades de todas as mulheres, entendendo que existem especificidades em relação a mulheres negras, indígenas, quilombolas, transexuais.  Às 16h, o Reggae pelo Reggae entrevista Junior Rasta, vocalista da banda Palavras do Rei. Logo após, às 17h, tem Obá Kosò, com o tema "Yemanjá e a Diáspora Africana". A Yalorixá Mãe Lu de Yemanjá do Ilé Yemanjá Ogunté, da cidade de Recife, é quem fala sobre o assunto.

Às 18h, o Que Braba entrevista Isnaldo Carvalho, mais conhecido como Mestre Mula, que fala sobre Capoeira. E às 22h, o programa Techtrônica retoma o tema sobre a música eletrônica nos anos 1980, relembrando o surgimento de novos estilos musicais, novas estéticas e referências, que vão desde o experimentalismo com elementos eletrônicos na música brasileira, até o surgimento do breakbeat, vertente que serve de base rítmica para várias street dances.

No domingo, às 9h, tem Lab 101, trazendo histórias da vida em quarentena para e com as crianças. Os produtores do projeto Comunicast, da Universidade Federal do Mato Groso (UFMT), foram saber o que os pequenos estão pensando sobre a pandemia do Coronavírus. Se você acha que a sua rotina está puxada, você vai conhecer a história de uma mãe de quíntuplos, a Anieli Kurpel, que tem um cotidiano cheio, com seis filhos em casa. Os cinco bebês nasceram em setembro do ano passado depois da descoberta surpreendente da gravidez natural. E como as crianças compreendem a quarentena? Como está a educação neste período? E o consumo de mídia online? Vamos saber essas e outras questões nesse episódio.

Às 10h, tem Batucada, que faz uma homenagem ao grupo carioca Galocantô, além de tocar músicas de Beth Carvalho, Originais do Samba, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal e muito mais. No bloco do samba autoral pernambucano, apresenta o novo disco de Taiguara Borges, “O Samba salva”. Ao meio dia, o Las Colores traz uma entrevista com o cantor, compositor, ator e poeta Djalma Ramalho sobre o seu novo single Doidinhx, Afrofuturismo e a cena artística independente e LGBT do Vale do Jequitinhonha, localizado na região nordeste de Minas Gerais.

Depois da sesta, às 15h, sintoniza na 101.5 FM pra acompanhar o programa Sr. Cinema, que traz Daniela Kyrillos, engenheira civil e cineasta, falando sobre o documentário que marca sua estreia no audiovisual, com uma produção sobre a vida de Reginaldo Veloso, que foi pároco no Morro da Conceição e ficou conhecido pelo seu engajamento nas lutas sociais e defesa dos mais humildes da comunidade.

Às 19h, o Obriganza Experiência apresenta a história de um dos selos pioneiros e mais diversificados do Brasil, o Seminal Records, que será apresentada por um dos seus mentores, o artista sonoro Henrique Iwao. Na sequência, às 20h, a percussionista Ge Vasconcelos, da única banda de Saravá Metal do mundo, a Gangrena Gasosa, fala sobre sua vivência na música, trajetória na banda, preconceitos, religião e muito mais, tudo isso no Pesado. Às 21h, o Audio Mundi fala  do músico de jazz americano e especialista em world music, Lloyd Miller, mundialmente conhecido por seu trabalho de pesquisa sobre música persa e afegã.


Compartilhe