Sociedade Civil volta a fazer parte da Grade de programação da 101.5 FM

21.08.23 - 11H36
Sociedade Civil volta a fazer parte da Grade de programação da 101.5 FM

Por Cadu Silva

Finalzinho do mês de agosto, e chegou o momento de ouvir a segunda remessa dos programas da sociedade Civil. A partir desta segunda-feira (21), às 8h, é dado o ponta pé na veiculação das 15 produções restantes dos programas selecionados pelo Edital de Apoio à Ocupação da Frei Caneca FM 2023.

As produções entram na grade da 101.5 para compor a programação da rádio pública do Recife ( Mulher, Infantil e Preta),  além de estrearem uma faixa que valoriza especialmente a Cultura Popular de Pernambuco.

Para conferir toda a grade de veiculação dos programas, segue a ordem abaixo. Sintoniza com a Frei Caneca FM pela 101.5 FM do Recife, ou de qualquer lugar do mundo pelo www.freicanecafm.org.

SEGUNDA

Às 8h, abrindo a grade de programações da 101.5FM, o Casa de Oxum vem ao ar trazendo informações de como as pessoas em estado de vulnerabilidade podem se responsabilizar pela própria saúde, ao mesmo tempo em que aponta possibilidades de cuidados consigo e com suas famílias/comunidades. Além disso, a forma de se fazer cultura de cada povo, de cada raça, de cada tradição, está diretamente relacionada à saúde e ao bem viver. Realizar o resgate de hábitos e tratamentos deixados na cultura popular através de parteiras, iyalorixás, mestres griôs e outros agentes de saúde informal, é uma forma de cultivarmos mais independência para nossos corpos.

Logo após, tem Gabriele Alves apresentando o BR-101.5, que traz música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp (81) 99488-6842. Em sequência, ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na cidade do Recife e arredores. A entrevista desta segunda (21) é sobre a Semana Estadual da PcD com Paulo Fernando.

Abrindo a Faixa Mulher, às 14h, Priscila Xavier entra em cena apresentando o TPM - Tempo Pra Mim, com dicas de autocuidado e bem estar. Às 17h, Janaína Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar mensagem no Whatsapp (81) 99249-2199.

TERÇA

Neste primeiro episódio de estreia do Isto é choro, Meu Bem!, o programa traz uma entrevista com os integrantes do Coletivo Isto é Choro sobre o trabalho do Coletivo e a realização do programa. As entrevistas são intercaladas por músicas escolhidas por eles do Choro pernambucano, às 8h.

Na hora do almoço, ao meio-dia, Diego Oliver te convida para estar com ele no Calor da Rua, que debate sobre o “Agosto Branco - mês de conscientização sobre o câncer de pulmão”. Às 14h, tem mais Faixa Mulher com o Mamas, Minas e Manas, na voz de Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA

No programa Quem Não se Comunica, Se Complica 8h, a conversa é sobre a vida e obra de Antônio Elias da Silva, o Mestre Saúba, que trabalhava como Mamulengueiro e também era brincante junto aos bonecos de sua autoria, Benedito e Dona Lindalva, com quem dançava e atraia a curiosidade popular. A faixa Mulher, a partir das 14h, fica a cargo do Bate Antena, que traz a proposta de dar visibilidade às mulheres fazedoras de cultura.

QUINTA

Trazer à tona memórias populares presentes nos sertões nordestinos e em especial no estado de Pernambuco, são as propostas do programa Sertão Sem Nó, 8h. Dando continuidade a Faixa Mulher desta semana. O Ser Mulher entra no ar como um espaço para as mulheres ampliarem sua voz e discutirem temas necessários que vivenciados diariamente, por meio de uma roda de conversas, a partir das 14h.