ícone face twitter instagram

Semana de breve despedida na 101.5

21.05.21 - 17H07
sociedade civil

Esta é a semana final de veiculação dos programas da sociedade civil (Ilustração: GoodStudio/Shutterstock)

 

Por Giovanna Lira

Depois de uma bela jornada, esta é a última semana de reprises dos programas selecionados pelo último edital de ocupação da rádio pública do Recife. Durante a transmissão dos quarenta e três programas, foram tratados temas de extrema relevância para a população, com a produção de informação, entrevistas, debates, curiosidades, música, cultura e diversão, que refletiam todas as camadas desse povo tão diverso. Então não perca a chance de conferir alguns dos programas pela última vez, e se prepare para as novidades do mês de junho!

 

SEGUNDA (24)

Para encerrar a pedalada na Frei Caneca FM, às 8h, o Solta o Frei destrincha a história da grande responsável pelo programa acontecer: a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife - Ameciclo. Confira uma linha do tempo da atuação da Ameciclo com a ajuda de três pessoas que fazem a associação: Gaia, Lígia e Daniel. Em seguida, às 9h, começa o BR 101.5, e às 11h acontece a faixa de entrevista com a banda Superego sobre seu novo EP, Amsterdam. 

Ao meio-dia, o TPM - Tempo Para Mim traz o tema Sons Curativos, com a instrutora de yoga Mariana Monteiro. É uma oportunidade para explorar e experimentar o autocuidado a partir dos mantras. 

O Toca o Terror, às 20h, toma como ponto de partida o documentário In Search of Darkness, para analisar a produção de filmes de terror dos anos 80, com suas principais tendências e vertentes que popularizaram o gênero, a partir desta década, no cinema e nas locadoras de vídeo.

Em seguida, às 21h, o Direitos Humanos em Debate traz as condenações do Brasil e os processos que o país responde nas cortes internacionais. O programa analisa, ainda, a possibilidade do país e de Bolsonaro serem condenados por possíveis crimes durante a pandemia.

 

TERÇA (25)

Às 8h, tem episódio inédito do Labor. Logo depois, às 11h, o BR 101.5 traz Lucas Scandura para falar sobre seu novo single Eu Não Sou de Perdão.

Ao meio-dia, o Mamas, Minas e Manas conversa sobre o amor com a educadora parental Gabi Carlos e a historiadora  Karuna de Paula. O Salada Pop, às 14h, traz o tema “TV e diversidade: tem preto na tela?“. Para falar do assunto, entrevista o artista Fióti para falar do Lab Fantasma TV e outras experiências.

Sabia que Recife é a capital com maior número de feiras orgânicas do Brasil, chegando a 43 feiras em atividade? Em novembro passado, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um projeto de lei que busca fortalecer e ampliar ainda mais as feiras agroecológicas, instituindo a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado de Pernambuco. É para falar sobre  esse  tema que o Revista Brasil de Fato Pernambuco, às 20h, entrevista Germano Barros, coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Solidário de Pernambuco e membro da Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Já na edição Radinho BdF, as crianças investigam porque as abelhas são tão importantes para  a natureza. 

Encerrando a programação do dia, às 21h, o Virtuosi no Ar fala sobre o compositor Brahms.

 

QUARTA (26)

O Mundo Esportivo, às 8h da manhã, bate um papo com o psicólogo Luís Gadêlha sobre saúde mental no esporte. No BR 101.5, o quadro Papo de Artista, às 11h, entrevista a produtora e diretora de teatro, Cira Ramos.

Ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade fala sobre o que é viver em comunidade e destaca o papel importante que os moradores das periferias vêm cumprindo historicamente na luta pela garantia de direitos. Conversa com Guadalupe Freitas, uma das fundadoras de Roda de Fogo, na Zona Oeste do Recife, que conta a trajetória da comunidade até os dias atuais; e com a pesquisadora e doutoranda Bruna Hercog, que vem pesquisando sobre as periferias de Salvador e Cali, na Colômbia. Também traz a realidade de duas comunidades, sendo uma no sertão pernambucano e outra na região sisaleira da Bahia. 

No último episódio desta temporada, o Vozes de Cor, às 20h, traz as manifestações da cultura popular, com músicas que falam de história, dor, beleza, resistência e identidade. Fala dos Afoxés de Pernambuco, dos Blocos Afros, dos Maracatus de Baque Virado, dos Cocos e das transformações que essas manifestações da cultura afro-brasileira trazem para suas comunidades e refletem ao seu redor.

O entrevistado desta semana no Panela do Jazz, às 21h, é o guitarrista e violonista Fred Andrade. Músico prolífico e nacionalmente prestigiado, Fred tem explorado a fusão das linguagens musicais nordestinas, principalmente o baião e o frevo, com o rock instrumental e o jazz fusion. Por outro lado, também é conhecido pelo seu engajamento como professor, tendo lecionado no Conservatório Pernambucano de Música e, de uns anos pra cá, na Universidade Federal de Sergipe.

 

QUINTA (27)

O Programa Entre, às 8h, entrevista a militante LGBTQ+ brasileira refugiada no Canadá, Maria Clara de Sena. 

Às 11h, o BR 101.5 entrevista Universo Concertina sobre o Foles Digitais, projeto de pesquisa e desenvolvimento do protótipo de uma concertina regional.

Já ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico conversa com a antropóloga, escritora e documentarista norte americana, Sheila Walker, sobre a Cultura e a História da Afrodiáspora, além de ressaltar a importância das mulheres negras nesse legado. E no quadro Super Expressivas, ouve a realizadora negra Erlânia Nascimento. Em seguida, ao meio-dia e meia, o Fala, Mina! debate sobre a liberdade sexual feminina. Para conversar sobre o assunto, conta com a participação da modelo Sun Cordeiro. Em um papo sem tabu, são abordadas questões relacionadas ao bem estar e prazer feminino, autonomia e respeito aos próprios desejos, a importância de conhecer o próprio corpo e rotulações baseadas no comportamento sexual da mulher.

O Salada Pop, às 14h, fala sobre a declaração de imposto de renda com Joana D'arc, empresária contábil.

Às 20h, você aproveita o melhor da música pernambucana com características Lo-Fi, selecionadas por Zeca Viana no Recife Lo-Fi. Na sequência, às 21h, o Cenas do Mundo fala sobre a Espanha. Para isso, recebe Francisco Carvalho, produtor brasileiro baseado em Madrid; ele é o curador da noite. No repertório, sons de Rosalía, Paco de Lucia e Uxia.

 

SEXTA (28)

Às 8h, o Frevo - Bastidores da Música traz o melhor do frevo pernambucano. O BR 101.5, às 11h, entrevista Ronei Jorge, que fala sobre o lançamento do disco Irmã.

Ao meio-dia, o Mulher na Caneca traz um programa inédito com entrevistas, debates e notícias com a visão feminista. Às 20h, tem o último episódio do Músicas de Sexta, com o tema Season Finale.

Em seguida, às 21h, o Baile Diamante Negro conclui a programação falando do Break Dance, um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop, que nasceu como manifestação popular e alternativa de jovens em Nova York.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe