ícone face twitter instagram

Rádio Além da Lenda estreia na programação

04.12.20 - 20H55
Crédito da foto: blog.casaescola.com.br

O primeiro episódio do programa Rádio Além da Lenda traz uma conversa sobre o folclore brasileiro. Foto: blog.casaescola.com.br

A Faixa Infantil ficará completa neste final de semana com a estreia do programa Rádio Além da Lenda, às 8h45 deste sábado (05). Nesta edição, traz como convidado o ilustrador e pesquisador Anderson Awvas, fundador do Folclore BR, projeto em que está sempre realizando lives e trazendo conteúdo relacionados ao folclore do nosso país. Antes, às 7h45, a Rádio Matraquinha vai celebrar as diferenças com muita música, história, dicas e informações. O pedagogo Fernando Vilarim vai falar sobre a importância da escola inclusiva. Às 9h15, o Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio vai abordar o tema "Terapias para crianças", apresentando alguns tipos de terapias para o público infantil, como elas podem ajudar as crianças com os próprios sentimentos, com o relacionamento entre familiares e amiguinhos; a lidar com perdas e frustrações e a ajudar no desenvolvimento psíquico e motor de crianças com deficiência. No Papo do Dia, a musicoterapeuta Carmen Pontes explica como a música pode ajudar no tratamento de vários tipos de diagnósticos. No quadro “Telefone com fio” vamos conhecer um pouco da Psicomotricidade Relacional, com Estefanya Nunes. E “Na Onda do Artista”, a psicopedagoga e contadora de histórias Juliana Trindade, mostra para o nosso público uma das histórias que conta e canta com seus pacientes.

Às 10h, no Conexão Eficiente, Natália Rosa entrevista Amanda Lyra sobre múltiplas narrativas de vida: produção musical, artes e vivências de uma mulher com deficiência. Às 11h, o Laboratório FM conversa sobre Jornalismo e suas bases científicas. A professora, apresentadora, radialista e uma das comandantes do Laboratório FM, Karoline Fernandes, conta um pouco da ciência que está por trás do ser e fazer jornalístico. Também terá a participação de Hellowa Correa, Jornalista, Física e também membra do Laboratório, e Rodrigo Carmo, Biólogo, Professor e nas horas vagas também apresentador do programa. Ao meio dia, na Hora do Close bate um papo sobre “O melhor de ser gay é...”, trazendo depoimentos de pessoas LGBTQIA+ para ressaltar a parte mais colorida da comunidade. No quadro ‘Dicionário Pajubá’, explicam o significado do termo “Urso”.

Às 13h, o Sala de Cinema será sobre cinema de rua, os espaços ainda existentes e a importância dos equipamentos para o audiovisual. Para isso, entrevista Kate Saraiva, arquiteta, urbanista, professora e integrante do coletivo Cine Rua PE. Logo após, o Histórias do Velho Oeste (13h30) faz uma homenagem ao Poeta Marginal, criador da Biblioteca Itinerante Livre (BIL) e plantador de baobás: Pedro Silveira de Souza, o Seu Pedro. No dia 09 de novembro de 2020, Seu Pedro fez sua passagem para semear lá de cima novas árvores e poesias. Algumas semanas atrás, ele esteve por aqui contando sua relação com os baobás e um pouco de sua enorme sabedoria. E, também, através dos arquivos da Rádio Comunitária Aconchego, e no relato do companheiro Hilson Olegário, ficam registradas aqui as lembranças e a conversa cativante e saudosa de Seu Pedro.

Às 14h, o Quarta Parede entrevista os artistas Marcelo Sena e Filipe Marcena, que formam a Cia Etc. A companhia foi criada em 2000 e possui criações em dança, videodança e música, tais como Os Superficiais, Dark Room e TANDAN!. Na entrevista, Filipe e Marcelo abordam como as pesquisas e criações em videodança da companhia misturam a linguagem audiovisual e a dança. Às 15h, o Aldeias e Quilombos vai falar das etnias indígenas de Pernambuco, como a Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankará, Truká, Pipipã, Tuxá, Xukuru, que resistem até hoje. Segundo o Censo 2010 do IBGE, Pernambuco é o estado nordestino com a maior proporção de povos indígenas da região – há pelo menos 14 grupos no estado, dentre mais de 20 etnias presentes nos nove estados do Nordeste. O município com a maior população indígena da região está em Pernambuco: é Pesqueira, no Agreste, com população de 9.335 pessoas.

Às 16h, o Reggae pelo Reggae entrevista a cantora Daya Words, vocalista da banda Capim Açu,  diretamente de Fernando de Noronha. Às 17h, o Obá Kosò desta semana vai debater sobre a Jurema e a resistência de Malunginho, com Alexandre L’omi L’odo, sacerdote da  Casa dos Reis Malunguinho. À noite, o Que Braba! (19h) termina a edição especial sobre o mês da Consciência Negra e convida a enfermeira de saúde da família e da União Brasileira de Mulheres, Melka Pinto, para falar um pouco sobre a saúde da mulher negra. Às 20h, o Oxente, Afrodite traz um tema que envolve polêmicas e tabus: As Crenças e o Sexo. O professor e doutor em antropologia da UFPE, Renato Athias, conversa com as âncoras Adriana Pax e Maria do Céu sobre o Mito da Criação. Às 22h, o Techtrônica traz a DJ e multiartista Dandarona, que preparou uma seleção musical especial para o programa.

No domingo (06), às 10h, o Batucada homenageia Cláudio Jorge e traz músicas de Diogo Nogueira, Exaltasamba, Jovelina Pérola Negra e Iza. No bloco autoral pernambucano você ouve Taiguara Borges, Karynna Spinelli e Beto Rusivel. Ao meio dia, o Las Colores destaca a plataforma Acolhe LGBT+, iniciativa que conecta pessoas LGBTQIA+ que precisam de acolhimento psicológico a profissionais que topem ajudar de forma voluntária. Lançada em setembro, a plataforma já atendeu cerca de 300 pessoas, de forma gratuita, em 20 estados brasileiros. Às 15h, o Sr. Cinema traz o cineasta Paulo Caldas, falando sobre seus novos projetos e sobre “O Baile Perfumado”, filme que marcou a retomada do cinema em Pernambuco.

Às 16h, o Volta ao Mundo vai pra um país que é conhecido mundialmente pela sua música erudita e também a eletrônica, a Alemanha. Às 17h, o Pedrada recebe a banda O Quartinho, que mistura referências de rock, indie e brega no EP lançado este ano. No quadro disco da semana, George de Souza, vocalista da N’Zambi, conversa sobre um álbum de rock que remete à sua infância. Fechando o programa, a banda recifense Bule apresenta o single “Boto o Olho”. Às 19h, o Obriganza Experiência traz as experimentações do estúdio paulista Fábrica de Sonhos. Renê Freire e Thelmo Cristovam, ambos do estúdio, apresentam as algas marinhas, mais precisamente o sargaço com o disco C-Arghard. De Buffalo, em Nova York , o noise transcendental, melancólico e mistico do Uncertain.

Na sequência tem o Pesado (20h), que continua apresentando os lançamentos da cena da música extrema brasileira em 2020, apesar do período de pandemia. Bandas como Sepultura, Nervosa e Taurus não passaram em branco. Às 21h, o Audio Mundi vem inspirado no livro “Cuba - Music and Revolution” que cataloga discos clássicos e raros da música cubana, e fala sobre a música feita na ilha revolucionária durante as décadas de 1960 e 1970. E às 22h, o Outra Fita - Vidas Sonoras recebe a diva Raquel Vasquez, cantora e instrumentista argentina que escolheu Pernambuco como seu lar. Ela fala sobre sua caminhada e sua paixão musical, que atravessa fronteiras geográficas e sonoras, além de tocar e cantar no ato canções maravilhosas parte do seu repertório.


Compartilhe