ícone face twitter instagram

Poesia, entrevistas e muita música nas ondas da 101.5

10.09.23 - 07H12
Janaína Serra no estúdio da Frei Caneca FM

Janaína Serra no estúdio da Frei Caneca FM | Foto: Luiz Rodolfo Libonati


Por Alex Ricardo
 

Mais uma semana completa de cultura, informação e muita música na rádio pública do Recife! Destaque para o Relicário que, na apresentação de Janaína Serra, traz uma aura de elegância e suavidade através de poesias ao vivo e música no programa a partir das 17h. Nesta semana, o programa recebe duas convidadas especiais: na terça-feira (12), Janaína conversa com Karina Buhr, a cantora e compositora baiana que iniciou sua carreira como percussionista em Recife, tocando nos maracatus Piaba de Ouro e Estrela Brilhante. Karina também traz seu trabalho literário, suas influências e seu romance lançado no ano passado, intitulado "Mainá".

Na quarta-feira (13), a entrevista é com Ezter Liu, escritora, poetisa e compositora pernambucana, autora de quatro livros, que falará sobre sua produção literária e seu mais recente trabalho, o livro de poemas "Balaclava''. Você também pode acompanhar as entrevistas ao vivo no canal do YouTube da emissora. Imperdível!

Ajuste sua sintonia para a Frei Caneca FM na frequência 101.5 FM em Recife ou acompanhe de qualquer lugar do mundo através do nosso site.

SEGUNDA (11):
A partir das 8h, o programa Casa de Oxum entra no ar, apresentando uma entrevista com Helisleide Bonfim (Leidinha), ativista dos direitos humanos, militante da luta antimanicomial, usuária do serviço de saúde mental, atriz e enfermeira, ouvimos sobre os estigmas da loucura na sociedade em que vivemos. Durante a entrevista, Leidinha traz um leque de possibilidades de cuidados para pessoas loucas, tratando-as como seres de direito que são.

Em seguida, de 9h às 12h, Gabriele Alves assume o comando do programa BR-101.5, uma mistura de música, informações e conversas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Você pode participar enviando uma mensagem para o número de WhatsApp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, não perca o Calor da Rua, apresentado por Luizy Silva. O tema desta segunda-feira é o combate à Gordofobia. E a entrevistada é a designer e publicitária Mari Cid, que busca conectar mulheres gordas à moda com liberdade e criatividade através de seu conteúdo nas redes sociais.

Na parte da tarde, a Faixa Mulher começa às 14h, com Priscila Xavier apresentando o programa TPM - Tempo Pra Mim. Nesta semana, a convidada é Maria Eduarda Erarde, pesquisadora e psicóloga com foco no autocuidado e Saúde Mental da População Negra, com temas que envolvem o feminino e também o envelhecer.

Às 17h, Janaína Serra traz elegância e suavidade com poesias ao vivo e músicas no programa Relicário. Você pode interagir e compartilhar suas sugestões enviando uma mensagem pelo WhatsApp (81) 99249-2199.

TERÇA (12):
O Isto é choro, Meu Bem! desta semana, apresenta o repertório clássicos do Choro canção e Choro instrumental de compositores pernambucanos e de outros estados. O programa começa às 8h.

Durante a hora do almoço, ao meio-dia, o Calor da Rua traz mais uma edição com entrevistas, Giro Recife, Giro Esportivo e muita música. Nesta edição, Manoel Constantino é o apresentador convidado e bate um papo com Melissa Moura, que atua como Coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco. O foco da entrevista é a importante Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos.

Às 14h, tem mais conteúdo inédito da Faixa Mulher com o Mamas, Minas e Manas, apresentado por Janaína Serra, que aborda discussões sobre maternidade nas ondas da rádio pública do Recife. Participam do debate a psicóloga Marta Hazin e a mestre em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Débora Santos, abordando a influência do uso de telas por crianças e adolescentes.

QUARTA (13):
O programa Quem Não se Comunica, Se Complica, às 8h, traz o bloco Pierrot de São José, uma agremiação fundada em 1978 por Sevy Caminha carnavalesca, seus filhos, sobrinhos e amigos, a intenção da fundadora era ser um Bloco para que familiares e amigos pudessem saborear a nostalgia de umas das vertentes da cultura do carnaval do Recife, e que foi criada para que as mulheres pudessem brincar o carnaval.

Às 14h, na Faixa Mulher, o Bate Antena chega falando sobre Dona Carmem Virgínia, uma Iabassê que vai cursar gastronomia na universidade para desenvolver uma ideia original a respeito das chamadas comidas afro-brasileiras. E traz também o debate sobre a falta de referência à comida de terreiro na origem de muitos pratos que estão na mesa dos brasileiros.

QUINTA (14):
Às 8h, o programa Sertão sem Nó chega contando suas histórias. Uma delas conta a história de Maria das Graças, uma mulher que atravessou gerações com muita luta e sofrimento, e vivenciou uma experiência quase cinematográfica envolvendo um fenômeno natural, maternidade, fé e muita força por viver. 

A programação da Faixa Mulher continua com o Ser Mulher, às 14h. As perguntas da semana são: "Quem cuida de quem cuida?" e ‘’Se estamos sempre a frente e nesse lugar de cuidar do outro, como nós ficamos nessa questão do cuidado?’’ A entrevistada será Hozana Carla.

Você pode acompanhar toda a programação sintonizando na 101.5 FM ou visitando nosso site!


Compartilhe