ícone face twitter instagram

Meio ambiente, saúde, cultura e cidadania em destaque na programação

27.05.19 - 11H18
Foto: Idesam | www.flickr.com/idesam | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

Foto: Idesam | www.flickr.com/idesam | Esta imagem está sob uma licença Creative Commons CC BY-NC 2.0

A campanha de distribuição de 10 mil mudas durante a semana do meio ambiente é um dos destaques do Salada POP, que vai ao ar de segunda a sexta-feira - das 14h às 16h - e esta semana será apresentado por Marianna Lyra. O assunto será tratado na quinta-feira (30),  com o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, José Neves Filho. Antes disso, na segunda-feira (27), às 15h, a faixa de entrevista destaca o projeto Versalizando, iniciativa solidária fomentada pelo poeta Esperantivo e pelo fotógrafo Renato Moura, que levará a cultura popular para escolas de São Paulo. Na terça-feira (28), o juiz Eduardo Câmara, do TRT-6, fala da Semana da Conciliação Trabalhista, que busca diminuir o número de processos e ações trabalhistas em Pernambuco. Encerrando a semana, na sexta-feira (31), o Salada POP traz como convidados os atores do espetáculo Deslenhar, obra baseada no conto A Fogueira, do escritor moçambicano Mia Couto.


Apresentado por Patrick Torquato, o Revista Difusora vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h. Na segunda-feira o #DebatesCulturais da semana aborda a descriminalização da maconha e traz os convidados Priscila Gadelha (da Marcha da Maconha), Paulo Aguiar e Juliana Trevas. Na terça-feira o destaque é para o XIV Concurso de Roteiros Rucker Vieira. Já na quinta-feira (30) o bailarino Orun Santana traz informações sobre o espetáculo Meia Noite.
 

Faixa Mulher

Saúde da mulher lésbica é o tema do TPM - Tempo Pra Mim desta semana. Na segunda-feira (27), ao meio-dia, a convidada é Ana Carla Lemos, mestranda em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e integrante do FAGES - Núcleo de Família, Gênero e Sexualidade da UFPE.


O despacho ministerial que quer impedir o uso do termo ‘violência obstétrica’ é mais uma das várias tentativas de silenciamento que as mulheres sofrem todos os dias. Puerpério, assédio, sexo… a lista de assuntos ‘proibidos’ é longa. O Mamas, Minas e Manas de terça-feira (28) apresenta cinco mulheres que, cheias de coragem e empatia, lutam para que outras não se calem.


O Vozes do Campo e da Cidade vai ao ar na quarta-feira (29), ao meio-dia, e lembra o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, convidando a coordenadora da Saúde da Mulher do Recife, Mariana Seabra, a médica ginecologista natural Berta Brunet e a agente de Saúde do município de Ouricuri (PE) e integrante do Fórum de Mulheres do Araripe, Tica de Neri. A poeta Dani Bento também participa com a sua a poesia comentada.


Daiane Dutra e Bia Paes apresentam esta edição do Mulher faz política todo dia que traz, na quinta-feira (30), o tema Economia Feminista com a convidada Andréa Buto, professora da UFRPE, do laboratório de Estudos Sociais da pós-graduação de Sociologia e militante da Marcha Mundial das Mulheres. No quadro Filosofando as mulheres refletem sobre questões raciais.


Todos os programas da Faixa Mulher têm reprise às 21h.


Sociedade Civil

Sabia que filmes como "Terror em Amytiville", "O Massacre da Serra Elétrica" e "Invocação do Mal" foram baseados em histórias reais? É falando de obras inspiradas na realidade que o programa Toca o Terror desta segunda-feira vai ao ar, às 20h.


Movimento Estudantil é o tema do Revista Brasil de Fato Pernambuco na terça-feira, às 20h. A entrevista é com Rosa Amorim, coordenadora do Levante Popular da Juventude, sobre as mobilizações que estão sendo feitas nos últimos anos diante dos projetos de educação apresentados pelo governo federal.  


Na quarta-feira, o Vozes do Brasil apresenta um Especial Nordeste, trazendo canções de Gilberto Gil, Gonzaga, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, entre outros. No Músicas de Sexta, veiculado às sextas-feiras, 20h, você ouve um revival da história da Trama, uma gravadora que tem lugar cativo na produção de música independente do Brasil do início dos anos 2000.
 

O sábado (1º) se inicia com a Faixa Infantil e a Rádio Matraquinha, às 8h. Esta semana o tema é família e os diferentes tipos de famílias e parentes. Às 8h45 é a vez do Palavras no Ar apresentar a história brasileira “O Bicho folharal”, em que uma onça e uma raposa disputam para saber quem é mais esperta. A entrevista do dia é com o artista plástico Emerson Pontes, que fala sobre infância, formação e trabalho, além dos processos criativos na hora de desenhar. Além da apresentação de Márcia Cruz, ouça os estudantes Téo e Samuel, que fazem parte do Projeto Rádio Escola. Às 9h15 tem Cantando e Brincando nas ondas do rádio abordando o direito das crianças à comunicação. A entrevista é com a jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Adriana Santana.


Às 16h, o Verde, Amarelo e Vermelho traz uma entrevista com Clinge Roots, guitarrista da banda Raízes Curumim e Leonan. As músicas ficam por conta de artistas do cenário nacional e pernambucano como Lucas Rasta, Layla Arruda, Digital Dubs e muito mais. Às 21h, o Manguetronic apresenta músicas da coletânea Boom Box, da Soul Jazz Records, reunindo sons dos primórdios do hip hop, da Nova York do final dos anos 1970 e início dos 1980. Também tem Esquivel, Chico Science e Nação Zumbi, Baco Exu do Blues e uma homenagem a Chico Buarque, que recentemente foi vencedor do Prêmio Camões de Literatura, o mais importante da língua portuguesa.


O domingo (02) inicia com o Samba de Latada, às 9h, trazendo uma entrevista com o músico, cantor e compositor Públius, natural de Recife. Ele fala do início da carreira e de seus dois discos de carreira solo lançados. Seguindo a programação do fim de semana o Caneca Boogie chega às 16h fazendo uma homenagem à cantora estadunidense Carla Thomas. Às 20h, o Interdependente - música e conhecimento série de novos singles de artistas pernambucanos, como Combo X, Mombojó, Claudio N, Ave Sangria, entre outros. Em seguida, às 21h, o Audio Mundi traz alguns dos artistas participantes da edição nacional do Festival de Jazz de Montreaux e também artistas brasileiros que já passaram pelo evento em edições anteriores.


Você pode acompanhar a programação semanal da Frei Caneca FM pela frequência 101.5 FM, pelo nosso site: www.freicanecafm.org ou pelo facebook.com/freicanecafm, através das lives que são feitas pelos programas da casa.

* Esta semana os programas Recife Lo-fi e Pagode, Futebol e Batucada não serão veiculados.


Compartilhe