Luiz Maranhão Filho e a defesa do Rádio Pernambucano

23.09.20 - 18H58
luiz maranhão filho

crédito da foto: Nando Chiappetta/DP

História do meio de comunicação, formação do radialista e desafios para o rádio foram alguns dos temas abordados na entrevista à Frei Caneca FM

Na semana em que se comemora o Dia do Radialista (21 de setembro), a Frei Caneca FM ofereceu aos ouvintes e seguidores do  nosso perfil no instagram (@freicanecafm ), uma oportunidade de relembrar alguns feitos do rádio pernambucano, simplesmente com um dos nomes mais importantes da pesquisa sobre esse meio de comunicação no país, o Professor, Radialista e Pesquisador Luiz Maranhão Filho. Ele foi o convidado da apresentadora Nice Lima na live O Rádio em Pernambuco, na terça (22). Foi uma forma de homenagear os radialistas, que também têm outra data pra chamar de sua, o 7 de novembro. Enquanto o 21 de setembro marca a data em que o Presidente Getúlio Vargas sancionou a lei que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria, em 1943; o 7 de novembro surgiu em 2006, para homenagear o radialista e compositor Ary Barroso.

Mas em se tratando de rádio no Brasil, não é raro que datas e nomes sejam cercados de polêmica, assim acontece também com a história da primeira emissora do Brasil, atualmente reconhecida a Rádio Clube de Pernambuco, que tem fundação em 1919, diferente do que foi ensinado na maioria dos cursos de Comunicação por muito tempo, dando conta que o título de primeira estação de rádio do país seria a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje Rádio Mec), surgida em 1923.

Luiz Maranhão Filho é o nome que mais dedicou esforços para defender o pioneirismo de Pernambuco. Ele nasceu no Recife, em 1 de janeiro de 1933. Do pai herdou o nome e a vocação profissional. Os dois atuaram na Rádio Clube de Pernambuco.  Foi naquela emissora que o pai, diretor de dramaturgia, contava com o filho para interpretar vozes infantis nos radiodramas. Os primeiros passos de Maranhão Filho, rumo à profissão, foram iniciados no ano de 1940, e ele nunca parou. Teve atuações como docente da Universidade Federal de Pernambuco, é pesquisador do maior Congresso de Comunicação do Brasil, o Intercom, tem passagens por emissoras universitárias, por rádios e TVs na Bahia, Rio de Janeiro e muito trânsito entre nomes que marcaram a história da rádio e TV do país. É muita história, né? O Professor ainda falou em entrevista sobre os rumos do rádio, os desafios para a formação do radialista e, em primeira mão para a Frei Caneca, mostrou algumas páginas do novo livro com lançamento previsto para dezembro.

E nós, da rádio pública do Recife, que também tem uma história muito importante na radiodifusão pernambucana, seguimos acompanhando essa trajetória do Luiz Maranhão Filho, e do rádio. Ficou curioso pra conferir essa aula de história do rádio pernambucano? A live com Luiz Maranhão Filho está no IGTV da Frei Caneca FM no @freicanecafm e a entrevista também será reprisada nesta sexta-feira (25), às 15h, nos 101.5 FM no Salada Pop, com Nice Lima.