ícone face twitter instagram

Luiz Artur Ferraretto em entrevista à Frei Caneca FM

03.06.20 - 14H10
ferraretto

Imagem disponível em: https://ucsplay.ucs.br/video/a-convergencia-no-radio/

 

Professor é um dos principais pesquisadores em rádio do país e falou sobre a  recém-lançada publicação do Núcleo de Estudos em Rádio da UFRGS sobre Covid-19 e Comunicação

 

De segunda à sexta-feira, no @freicanecafm , o público da Frei Caneca confere entrevistas sobre temas diversos e nesta terça (2) o espaço teve como entrevistado o Prof.Dr Luiz Artur Ferraretto, conhecido por estudantes, professores e profissionais de Comunicação pelas obras que são referências na área. Ao longo de quase uma hora de conversa com a apresentadora do Salada Pop, Nice Lima, Ferrareto falou sobre o E-book Covid 19 e Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise, feito em parceria como Professor Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Afonso –FACHA, do Rio de Janeiro.

Ao longo de 62 páginas, os autores discorrem sobre a cobertura da mídia neste momento de pandemia da Covid-19. Diante do desafio que o mundo está enfrentando, os meios de comunicação têm sido imprescindíveis para a informação e conscientização das pessoas. “Nós estabelecemos quatro valores que são descritos no livro, o primeiro dele é a flexibilidade que não se trata da flexibilidade das medidas de distanciamento, mas na flexibilidade na abordagem comunicacional’’, explicou Luiz Artur Ferraretto. Além da flexibilidade das rotinas, são abordadas as questões das parcerias nesse fazer comunicativo; coragem e criatividade, e a ética em comunicação.

O Guia foi produzido  tendo como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia e representa um esforço conjunto dos integrantes do Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da UFRGS no sentido de extrapolar seu foco de estudo original em um momento que exige uma visão ampla, colaborativa e integrada de todos os protagonistas da comunicação.

Na live surgiram questões como o alerta contra falsos especialistas e fake news, ética e responsabilidade do profissional de comunicação, manutenção dos negócios durante a pandemia, características do home office, entre outras. Com a interação do público, também foram tratados temas como o equilíbrio em tratar de outras pautas, num momento em que o foco das atenções é o Corona Vírus, cenário político atual e seus reflexos na sociedade.

O rádio mereceu atenções especiais e a convergência do meio com outras mídias foi abordada também, tanto que a entrevista, em live, também foi exibida na programação da Frei Caneca,  no FM, no Salada Pop desta quarta (3) e em breve estará disponível no IGTV do @freicanecafm (ouça a live na íntegra aqui) A acessibilidade do meio foi destacada e o papel social dele. Como bem expressou Luiz Artur Ferraretto: ‘’Rádio é relacionamento humano’’.

O E-book Covid 19 e Comunicação: um guia prático para enfrentar a crise já tem mais de 5 mil dowloads, as versões do guia em francês e inglês estão em fase de produção e a obra pode ser baixada gratuitamente no site do NER da UFRGS ou diretamente no link bit.ly/livroner O material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis.

 

 

 


Compartilhe