ícone face twitter instagram

Literatura, música e direitos são temas na semana da Frei Caneca FM

17.05.21 - 07H51
constituição

A PEC 32 é debatida no Labor desta terça (18) (Ilustração: Benett)

 

 

Por Giovanna Lira

 

A Frei Caneca FM apresenta uma programação especial e inclusiva para todos os tipos de gosto. Do rock ao frevo, do autocuidado ao esporte, tem um programa da rádio pública que foi feito para você.

E como a 101.5 traz muita informação, nesta terça (18), às 8h, o Labor debate sobre a emenda constitucional 32/2020, conhecida como a PEC 32, enviada ao congresso no ano passado. Com ela, a equipe econômica do governo Bolsonaro deseja fazer mudanças na nossa constituição, especialmente no regime único que trata do serviço público.  A reforma propõe grandes mudanças no regime de contratação, estabilidade e benefícios dos servidores públicos, dando superpoderes ao Presidente da República que, por decreto, pode extinguir órgãos públicos e autarquias. O grande alvo do governo, entretanto, é o servidor público e os serviços essenciais prestados gratuitamente à população brasileira sob o argumento de  que a folha de pagamento do servidor  sobrecarrega os gastos do governo. Para conversar sobre a reforma administrativa, o Labor recebe Renilson Oliveira, que é presidente da Federação Nacional dos Servidores Públicos Estaduais e do Distrito Federal – FENASEPE e do Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco – SINDSERPE.


SEGUNDA (17)

A programação de segunda-feira da 101.5 começa com o Solta O Frei, às 8h. O programa mostra como a bicicleta pode ser um meio incrível de se descobrir novos lugares. O convidado da semana é Roderick Jordão, cicloativista e sócio da La Ursa Tours. Às 9h, o BR-101.5 entrevista Claudio Nucci sobre o álbum "Direto no Coração - 40 anos de acontecências".

O TPM - Tempo Para Mim, ao meio-dia, conversa sobre autocuidado e o poder das emoções com a psicóloga Paula Rodrigues, trazendo ainda uma prática de meditação da bondade amorosa. Já às 20h, o Toca o Terror entrevista o scritor potiguar Márcio Benjamin, um dos principais nomes da nova literatura de horror no Brasil, com as obras “Maldito Sertão”, “Fome” e “Agouro”. O autor fala sobre o universo fantástico em suas obras que exploram o interior do Nordeste e dá dicas de filmes e séries para assistirmos em streaming.

Em seguida, às 21h, o Direitos Humanos em Debate traz o serviço público e a reforma administrativa. A qualidade do serviço oferecido à população, os direitos dos servidores, as mudanças propostas na reforma administrativa e como isso pode afetar a população.

 

TERÇA (18)

Às 9h, BR-101.5 entrevista Samico sobre o álbum "Pássaro Blue". Na Faixa Mulher da rádio pública, ao meio-dia, o Mamas, Minas e Mamas traz o tema Luto materno. Conversam sobre dor e caminho de cura para o luto considerado como a maior dor do mundo, com a  idealizadora do programa Mães da Saudade, Elisângela Maranhão, a psicóloga clínica Juliana Coelho e a médica da família e comunidade, mãe de anjo, Juliana Serra Walsh. 

A partir das 14h, o Salada POP entrevista Giovanna Mesquita, professora da UFPE, Campus Agreste, sobre ensino de rádio nas universidades durante a pandemia. Às 20h, o Revista Brasil de Fato Pernambuco conversa com a pesquisadora Marta Gomes, professora do Colégio agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE e Mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a vida e a obra da escritora Clarice Lispector. Também apresentam mais um episódio do Radinho BDF, contando a trajetória de mulheres  que ajudaram a construir o Brasil. Em seguida, às 21h, o Virtuosi no Ar fala sobre metais.

 

QUARTA (19)

Às 8h começa o Mundo Esportivo, que esta semana semana traz uma entrevista com o idealizador e diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, que fala sobre casos de racismo no esporte, como é a atuação do Observatório e que tipos de perspectivas podemos ter para um futuro sem preconceitos.

O quadro Papo de Artista do BR-101.5, às 11h, entrevista Maria e Lucas Oliveira, mamulengueiros. Na sequência, o Vozes do Campo e da Cidade, ao meio-dia, na Faixa Mulher, traz cartas lidas por vozes femininas sobre a fome.


Às 20h, o Vozes de Cor fala sobre Itamar Assumpção, que fez parte da Vanguarda Paulista e tem um trabalho grandioso. Logo em seguida, às 21h, o Panela do Jazz entrevista o cantor e performer Arthur Philipe, uma figura marcante na noite recifense, atuando em várias temporadas em bares e restaurantes da cidade, mas também em espetáculos e festivais de jazz e blues e tendo sido considerado por muitos como um dos principais jazz crooners do Brasil.
 

QUINTA (20)

Começando às 8h, o Programa Entre entrevista realizadora audiovisual Rosa Fernan. Em seguida, às 9h, BR-101.5 traz Arícia Mess para falar sobre o álbum "Versos do Mundo". E ao meio-dia, o Gênero Cinematográfico conversa com a ativista Ingrid Farias sobre a importância de se debater o antiproibicionismo, feminismo e política antidrogas e como este debate pode contribuir com a descolonização de nossos conteúdos e referências, inclusive na produção cultural. No quadro Super Expressivas, trazem um pouco da jornada da produtora e realizadora Anna Andrade.

Logo em seguida, ao meio dia e meia, o programa Fala, Mina! conta com a participação da Monalisa Wagner e da Flávia Rafenny, em um papo sobre relacionamentos amorosos. Elas falam sobre as dificuldades de encontrar um parceiro para construir um relacionamento, desabafam sobre experiências frustradas, expõem suas expectativas para uma relação ideal e ressaltam como é melhor ficar sozinha do que aceitar qualquer coisa por medo da solidão. Às 14h, o Salada POP traz o tema Cinoterapia e entrevista Luiz Alexandre Almeida, presidente do Kennel Club de Pernambuco.

Às 20h, o Recife Lo-Fi traz o melhor da música recifense com características lo-fi. E na sequência, às 21h, o Cenas do Mundo viaja para o Chile. A jornalista Verônica Pessoa  participou do Encuentro IMESUR, conheceu mais da música atual do Chile e a música eletrônica de Rubio, o rap de Chystemc, o rock de Frank's White Canvas e a bela voz da cantora Carmen Lienqueo.

 

SEXTA (21)

Às 8h o Frevo - Bastidores da Música traz o melhor do frevo para a Frei Caneca FM. Na sequência, o BR-101.5 entrevista Kalouv, que fala sobre seu EP "A Medida da Distância".

Ao meio-dia, Na Faixa Mulher, tem edição inédita do Mulher na Caneca. O Músicas de Sexta, às 20h, apresenta uma seleção musical que tem como objetivo trazer bons presságios para esse 2021 desafiador e esperançoso. Às 21h o Baile Diamante Negro viaja pelos países de língua portuguesa para mostrar as diferentes facetas do rap em Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique, apresentando artistas que estão se destacando a exemplo de Capicua, Helio Batalha, Yannick Afroman e Azagaia, entre outros.

Às 22h o Paredão traz uma seleção musical para te preparar para o fim de semana.

 

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.


Compartilhe