ícone face twitter instagram

A violência contra mulheres trans é discutida no Mulher na Caneca

15.07.21 - 14H07
Trans

Em menos de 30 dias, quatro mulheres trans foram assassinadas em Pernambuco (Imagem: Reprodução)

 

Por Giovanna Lira

A programação da Frei Caneca FM aborda os diversos temas que afetam a sociedade. Nesta sexta-feira (16), ao meio-dia, o programa Mulher na Caneca debate a violência contra mulheres trans. No dia 24 de junho, Roberta Silva, negra e trans, foi queimada viva no Cais de Santa Rita por um adolescente. Com 40% do corpo queimado, ela foi submetida a diversas cirurgias, teve o braço esquerdo e parte do braço direito amputados. Após complicações no estado de saúde, ela faleceu no dia 9 de julho. 

Além de Roberta, no último mês, foram registrados outros três assassinatos de mulheres trans em Pernambuco: Kalyndra Selva Guedes Nogueira da Hora foi encontrada morta dentro de casa, no Ipsep; Fabiana da Silva Lucas foi morta com vários golpes de faca ás margens da PE-160; e Crismilly Pérola foi assassinada com um tiro na comunidade Beira Rio, na Várzea. Após a repercussão desses casos, o governo do Estado criou o Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica, para articular ações ​​para combater a intolerância, o preconceito e a marginalização da comunidade LGBTQIA+. 

No programa, as apresentadoras Clareana Arôxa e Inamara Mélo conversam sobre o tema com a Robeyoncé Lima, primeira advogada e primeira deputada trans do estado de Pernambuco, membro da mandata coletiva das Juntas Codeputadas; e com Maria Clara, Assistente Social pela Universidade da Unopa no Norte do Brasil e a primeira mulher negra trans do mundo a ocupar o cargo de Prevenção e Combate à Tortura, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.

No mesmo dia, às 16h, o papel das forças armadas e a participação no governo são os temas da entrevista com o Oficial do Exército na Reserva, Marcelo Pimentel Jorge de Souza, no programa Giro Nordeste

SÁBADO (17)

A música nordestina é inconfundível, e um dos maiores pilares da musicalidade dessa região é o forró. Presente na cultura popular há séculos, o gênero continua a se recriar, ao mesmo tempo que não esquece suas raízes, com grandes artistas que impactaram sua história ainda sendo lembrados pelo povo. O programa Forró Para Todos, às 10h, traz as influências clássicas e contemporâneas através de uma seleção musical que, nesta semana, conta com Nando Cordel, Tácyo Carvalho, ‎Liv Moraes, e muito mais.

E não é só de forró que o Nordeste é feito. Às 16h, no Baião de Dois, é realizada uma celebração dos demais gêneros da região, através de uma curadoria especial com músicas do coco, maracatu e frevo. Nesta semana tem especial sobre banda de pífanos, um conjunto instrumental de percussão e sopro, que remonta a época dos primeiros cristãos. No nordeste, é criação do povo mestiço, que adaptou o instrumental para a forma como atualmente é conhecida no folclore brasileiro. O programa apresenta interpretações de Baião Trancelim, Banda de Pífanos de Caruaru, Clóvis Pereira, Zabé da Loca, entre outros.

DOMINGO (18)

O LAB 101, às 9h da manhã, apresenta o quinto e sexto episódio do projeto Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação, série de programas que reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e uma das maiores especialistas em rádio do Brasil. Os episódios trazem para depor sobre e reconstitui a trajetória de Gisela, respectivamente, a livre-docente em jornalismo, doutora e mestre em letras pela USP, Dulcília Buitoni, que lecionou para Gisela na década de 1970; e Luiz Fernando Santoro, doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble, na França e que foi um dos amigos mais próximos de Gisela.

Às 16h, o Amplifica veicula a live solidária do show Virada na Jiraya, com ​​Flaira Ferro. A cantora realizou a apresentação em abril, no casarão Magiluth e conseguiu arrecadar 400 cestas básicas, que foram distribuídas para pessoas em situação de vulnerabilidade social em 8 cidades de Pernambuco. 

E no comecinho da noite, às 19h, é transmitido o show de ​​Gaby Amarantos no Reviva. A cantora do hit Ex mai love trouxe toda a musicalidade do Pará para o palco do Marco Zero no Carnaval do Recife 2020.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe