ícone face twitter instagram

Semana tem homenagem a Chico Science e debate sobre a noite dos anos 90

16.09.19 - 11H08
Capa do álbum "Da lama ao caos".

Imagem: Divulgação.

Na quinta-feira (19), às 21h, a 101.5 FM entra no clima de homenagens aos 25 anos do disco Da Lama ao Caos, da Nação Zumbi, apresentando um especial com uma hora de duração. Antes, no mesmo dia, às 19h, tem o  debate "Eu Toco Recife - A Noite da Cidade nos Anos 90", que acontecerá no Apolo 235,. O Bairro do Recife. O evento, aberto ao público, irá discutir os impactos da cultura no desenvolvimento econômico de uma cidade, as transformações promovidas pela cena musical,  tomando como referência um dos momentos de maior ebulição cultural vivido pelo Recife, a década de 1990 e o movimento MangueBeat.

A ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife (SDECTI) e pela Frei Caneca FM, vai reunir a jornalista Lorena Calabria, o designer e professor de filosofia H.D Mabuse, e o DJ Dolores. Cada um deles, a seu modo, vivenciou e colaborou, de forma ativa, na construção da cena: jornalista cultural, Lorena Calabria apresentou, na década de 1990, o programa Metrópolis, na TV Cultura; Mabuse atuou como designer, não-músico e DJ, assim como Dolores, que além de iniciar suas incursões na música eletrônica, também atuou no período como designer. 

Faixa Mulher

Ser casal pode ser uma tarefa difícil quando não se tem a intimidade que favorece a relação a dois. Vários casais recorrem a terapias para salvar o relacionamento, mas muitas vezes apenas cultivar a intimidade seria a saída para o florir da relação. Para a terapeuta Transpessoal e Coach do Cultivo da Intimidade, Rafaela Abreu, a prática de cultivar é a forma mais certeira de manter a dupla conectada no quesito mente, corpo e alma. Nesta segunda (16), Priscila Xavier recebe Rafaela Abreu no TPM - Tempo Pra Mim para falar sobre o cultivo da intimidade. Na terça-feira (17), o exercício da maternagem e da parentalidade está em foco no Mamas, Minas e Manas. Para desvendar esses termos e falar sobre maternidade consciente, culpa, responsabilidade e construção de relações parentais, o programa recebe as psicólogas Josie Zecchinelli, Alessandra Arrais e Luciana Rocha. Na quarta (18), o Vozes do Campo e da Cidade traz uma conversa necessária sobre políticas de drogas no Brasil, com Ingrid Farias, coordenadora da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, a RENFA, e Alda Roberta Campos, psicóloga. Política de internação, redução de danos, drogas lícitas e ilícitas, criminalização da/o usuária/o, territorialidade do tráfico, repressão, racismos e outros pontos que estão para além do debate que hoje domina a sociedade. E para arrematar a costura desse debate tem a poesia comentada de Daniela Bento com base no poema da cordelista sergipana, Isabel Nascimento. Quinta-feira (19), o Mulher faz política todo dia reprisa o programa sobre Trabalhadoras domésticas, entrevistando Betânia Ávila, da SOS Corpo.

A Faixa Mulher é veiculada de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h, com reprise às 21h.

Faixa das 20h

Nesta segunda, o Toca o Terror comenta sobre lançamentos de filmes e séries nas principais plataformas de streaming e dá dicas de produções que estão no catálogo desses serviços virtuais. O Centro de Formação Paulo Freire, localizado no Assentamento Normandia, em Caruaru (PE), é o tema da edição desta terça no Revista Brasil de Fato Pernambuco. Os convidados são Raminho Figueiredo, coordenador do Armazém do Campo, e Tomás Agra, do Levante Popular da Juventude, falando sobre a história e a importância do Centro Paulo Freire na educação e na produção de alimentos saudáveis. Quarta-feira (18) é a vez de ouvir o Vozes do Brasil, apresentado por Patrícia Palumbo. Esta semana o convidado é Ricardo Alexandre falando sobre a vida e obra de Wilson Simonal. 

Faixa Infantil

Às 8h da manhã, a Rádio Matraquinha invade as ondas da Frei Caneca FM. Em seguida, às 8h45, tem Palavras no Ar. A história do dia é sobre o Saci-pererê, que apronta algumas peças com as pessoas de uma fazenda. A entrevista é com o produtor cultural, Roger de Renor, sobre agitação cultural no cenário recifense. E encerrando a faixa infantil, o Cantando e Brincando nas ondas do rádio chega às 9h15 para falar sobre a nutrição das crianças. A convidada é a nutricionista infantil, Dhuan Vitorino, falando da boa relação das crianças com a comida, tudo com a ajuda da família, para uma boa nutrição e, consequentemente, boa saúde, energia e disposição.

Domingo

No Batucada deste domingo (22), às 10h, vai rolar Fundo de Quintal, Paulinho da Viola, Martnália, Toquinho, Rui Ribeiro, Sambstar e a homenagem do dia fica por conta de Délcio Luiz, que assinou alguns dos maiores sucessos dos grupos Raça e Kiloucura. O que é liberdade de expressão? Na edição do domingo (22), o Interdependente - música e conhecimento convida a advogada Tereza Lara Campos, do CPDH - Centro Popular de Direitos Humanos, de Pernambuco, para falar sobre o tema. Além da entrevista, ela indica músicas de Belchior, Taiguara, Macaco, Gal Costa, Jards Macalé, Criolo, Arnaldo Antunes, Luiz Melodia e Tame Impala, às 20h. Logo em seguida, às 21h, o Audio Mundi fala de um festival histórico, mas pouco lembrado: o Harlem Cultural Festival, que em 1969 levou até o bairro nova-iorquino do Harlem uma série de shows gratuitos durante o verão daquele ano. Num ano histórico para a cultura e a música americana, afinal, também foi ano do lendário festival de Woodstock, esse evento emblemático que contou com a presença de artistas como Nina Simone, Stevie Wonder, B.B. King e muitos outros ícones representantes da Black Music.

Toda a programação da Frei Caneca FM está disponível no 101.5 FM (no Recife) ou pela internet. 

 


Compartilhe