ícone face twitter instagram

Mulher Negra, Latina e Caribenha em destaque na programação da 101.5 FM

22.07.19 - 15H20
Inaldete Pinheiro é uma das entrevistadas do #DebatesCulturais

Aida Polimeni é uma das entrevistadas do #DebatesCulturais

Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, celebrado no dia 25 de julho, a Frei Caneca FM preparou uma programação especial, que acontece de segunda (22) a sexta-feira (26), trazendo para o debate questões ligadas às lutas das mulheres negras. A data, que desde 2014, é celebrada no Brasil como um dia de reflexões para fortalecer o debate sobre pautas que interessam a toda a sociedade e, em especial, às mulheres negras, latinas e caribenhas.

A Faixa Mulher, veiculada de segunda a sexta, entre 12h e 13h, com reprise às 21h, aborda temas relativos à data: nesta segunda-feira (22), o
TPM - Tempo Pra Mim recebeu a escritora, atriz e educadora Odailta Alves, a produtora do Salada POP e estudante de jornalismo, Taynã Olímpia e, por telefone, a líder da Comunidade Quilombola Onze Negras, Fátima Barros. Na terça-feira (23), o Mamas, Minas e Mamas fala sobre Tradição Oral. Quarta-feira (24), as mulheres quilombolas estão em destaque novamente com o Vozes do Campo e da Cidade, que conversa com lideranças sobre conquistas, racismo, machismo, desafios e lutas, ampliando a voz das mulheres negras, quilombolas e rurais do semiárido pernambucano.

O dia 25 de julho também é lembrado como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que viveu no século XVIII, e é considerada símbolo da resistência negra no Brasil Colonial. Quinta-feira (25) é dia de Mulher Faz Política Todo Dia que fala sobre encarceramento feminino e, na sexta-feira (26), o Mulher na Caneca completa 1 ano no ar com um programa especial rememorando os temas mais relevantes e também conversando com outras apresentadoras da Faixa Mulher sobre o 25 de julho.

No Salada Pop, Nice Lima entrevista, nesta segunda-feira (22), a pedagoga e contadora de histórias, Kemla Baptista, sobre as heroínas negras e as histórias que não são contadas para as crianças. Na quarta (24), também no Salada Pop, Ana B. é a convidada para a conversa sobre a solidão da mulher negra. Ainda nesta segunda (22), dentro do programa Revista Difusora, às 18h, o #DebatesCulturais reúne a jornalista Geisa Agrício, a publicitária Aída Polimeni, e a escritora Inaldete Pinheiro sobre silenciamento, lugar de fala e cultura como resistência.

Finalizando a programação relativa ao dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, o Batucada, comandado por Iara Lima, chega às 10h do domingo (28), e traz uma homenagem para as mulheres afrolatinas e caribenhas com uma seleta musical com Mariene de Castro, Jovelina Pérola Negra, Vanessa da Mata, Leci Brandão e Teresa Cristina. E durante toda a semana, a cada hora, você curte blocos musicais recheado de artistas representativas: Nara Couto, Mart’nália, Elza Soares, Paula Lima, Tássia Reis, Xênia, MC Soffia, Uana Mahin, entre outras.

Espaço Universitário
O Lab 101 deste sábado (27), às 18h, exibe os trabalhos Leigocast (Uninabuco), que aborda temas atuais e debates políticos de maneira acessível e bem humorada; o A Voz do Povo (Uninabuco), que mostra o universo de comunidades da periferia do Recife e A Carta (UFPE), que traz uma adaptação radiofônica da música do cantor francês Renan Luce, La Lettre, e a transforma em uma história narrada para rádio.

Toda nossa programação pode ser ouvida na frequência 101.5 FM, pelo nosso aplicativo disponível na Play Store e também pelo nosso site.

* Esta semana não serão exibidos os seguintes programas: Revista Brasil de Fato, Recife Lo-fi, Frevo do Mundo e Caneca Boogie.


Compartilhe