ícone face twitter instagram

“Mulher na Caneca” discute as relações conjugais e familiares durante o isolamento social

07.04.21 - 07H16
Na ilustração, uma figura em laranja senta acima do telhado de uma pequena casa, o espaço é formado por uma clareira de árvores e casas afastadas. Um pássaro sobrevoa a área, que é ilustrada em tons de cinza.

 Ilustração: Ana Matsusaki/SAÚDE é Vital

Por Kauana Portugal

Nesta sexta-feira (9), ao meio-dia, o Mulher na Caneca discute como o isolamento social, medida necessária para frear o contágio do novo coronavírus, tem afetado as relações conjugais e familiares. Para comentar o tema, a terapeuta Lúcia Freire, que relata nunca ter atendido tantos casais como agora, e a advogada Luciana Brasileiro, que apresenta as nuances jurídicas do assunto, a exemplo de divórcio e guarda compartilhada dos filhos. O programa aborda a crise econômica, divisão de tarefas e a ausência de lazer, aspectos que podem fomentar o surgimento de múltiplas crises familiares.

SEMANA

Na quarta-feira (7), às 8h, o Mundo Esportivo traz para a programação da Frei Caneca FM a temática do esporte na terceira idade. A convidada é Patrícia Oliveira,  bacharel em Educação Física, que traz um olhar clínico sobre a prática de exercícios físicos entre a população mais madura. 

Ao meio-dia, o Vozes do Campo e da Cidade amplia o debate sobre a interseccionalidade existente entre o machismo e racismo, e como isso influencia na vida das mulheres. Às 20h, o Vozes de Cor homenageia Margareth Menezes, voz feminina pioneira na música baiana, e ícone do afropop brasileiro. Em seguida, às 21h, o Panela do Jazz entrevista o baixista e pesquisador Miguel Mendes, um dos músicos mais versáteis da cena recifense.

Na quinta (8), o Programa Entre começa às 8h, e apresenta Rennan Peixe, artista visual e fotógrafo. Às 12h, o Gênero Cinematográfico, apresentado por Cynthia Falcão, conversa com a cantora carioca Dorina, e com a pernambucana, Karynna Spinelli. Em um papo descontraído, elas compartilham estratégias de visibilidade no universo do samba. 

Logo após, às 12h30, o Fala, Mina! mostra que mulher também entende de futebol, e conta com as participações da jornalista palmeirense, Daniele Oliveira, e de Elaine Pudym, torcedora de carteirinha do São Paulo. Elas falam sobre o interesse por futebol e o sexismo existente no esporte. No Recife Lo-Fi, às 20h, Zeca Viana faz uma homenagem ao cantor e compositor Tito Lívio, e mergulha no LP “A Fala”, lançado em 1990. Além disso, os sons de Petrônio e as Criaturas, Bia e os Becks, Carina Mayara, Dom Pescoço, Aventura, D Mingus. Lucas Torres e Publius.

A partir das 21h, o Cenas do Mundo viaja até o México, acompanhado por músicos da banda Francisco El Hombre, Eu Sou Mateo, e Sebastianismos. Os convidados trazem dicas de filmes, séries e músicas. 

Na sexta-feira (9), às 8h, o Frevo - Bastidores da Música destaca a música “Formiguiando”, composição do Maestro Forró, que traz vários significados. Feita para homenagear o maestro Ademir Araújo, conhecido como maestro Formiga, a canção abre um diálogo do choro com vários gêneros, especialmente com o frevo. À noite, a partir das 20h, a seleção musical para curtir uma good vibe invade as ondas sonoras da rádio pública, no Músicas de Sexta.

Mais tarde, às 21h, o Baile do Diamante Negro evidencia os encontros entre o rap e a Música Popular Brasileira. Durante o episódio, faixas em que nomes do hip hop nacional e internacional abraçaram a música brasileira. A partir das 22h, o ouvinte afasta os móveis da sala para dançar ao som do Paredão, que finaliza a noite com uma seleção musical animada.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM no Recife ou pelo nosso site.

 


Compartilhe