ícone face twitter instagram

Minisséries estreiam na Frei Caneca FM

31.07.22 - 23H40
Lucélia Albuquerque, professora de dança e integrante do grupo Guerreiros do Passo, participa de uma das produções. | Foto: Maíra Passos.

Lucélia Albuquerque, professora de dança e integrante do grupo Guerreiros do Passo, participa de uma das produções. | Foto: Maíra Passos.

 

Por Beatriz Guglielmelli
 

A partir desta segunda-feira (01), a rádio pública do Recife começa a veiculação das produções selecionadas no 1º Concurso de Minisséries da Frei Caneca FM

Nesta semana, três minisséries estreiam na grade de programação: No Passo Delas, que fala sobre as mulheres no Frevo e conta com depoimentos de passistas e artistas de dança que fazem o frevo acontecer durante gerações; Recife em Tons de Rosa, que conta a história entre Dona Rosa Nascimento, atual gestora do Hotel Central e responsável por fomentar movimentações culturais naquele prédio histórico e a minissérie Gira Minicast que versa sobre as histórias de personagens negras e negros do passado e que marcaram a história do Recife. O primeiro episódio fala sobre Feliciana Maria Olímpia, conhecida por Iaiá de Ouro ou feiticeira.

As produções são compostas por três episódios, com duração de cinco minutos. Cada episódio será exibido três vezes ao dia, nos respectivos horários: 07h, 13h e 17h50. Então, fica ligado e ligada no calendário:   

Minissérie No Passo Delas

Episódio 01: segunda-feira 01/08
Episódio 02: segunda-feira 08/08
Episódio 03: segunda-feira 15/08

Minissérie Recife em Tons de Rosa

Episódio 01: quarta-feira 03/08
Episódio 02: quarta-feira 10/08
Episódio 03: quarta-feira 17/08

Minissérie Gira Minicast

Episódio 01: sexta-feira 05/08
Episódio 02: sexta-feira 12/08
Episódio 03: sexta-feira 19/08

As produções também serão exibidas posteriormente no especial de fim de ano da 101.5 e ficarão disponíveis aqui no nosso site a partir do dia 22 deste mês.

Para falar mais sobre as produções, nesta segunda-feira (1º), Gabriele Alves bate um papo com Maíra Passos (No Passo Delas), Ekedi Jacque Martins (Recife em Tons de Rosa) e com Maria Cecília Vasconcelos (Gira Minicast) no BR-101.5. A faixa de entrevistas tem início às 11h, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Frei Caneca FM. Você pode interagir pelo Whatsapp (81) 99488-6842.


PROGRAMAÇÃO 

SEGUNDA
Nesta segunda-feira (1º), o Hackeando o IP fala sobre racismo algorítmico. De que formas pessoas negras são afetadas por algoritmos que trabalham com bancos de dados enviesados? Como isso afeta outros grupos marginalizados como mulheres e pessoas LGBTQIA+? 

Às 9h, Gabriele Alves pilota o BR-101.5, conduzindo os ouvintes com música, informação e dicas culturais. Você pode participar enviando o seu pedido musical pelo Whatsapp (81) 99488-6842.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, Priscila Xavier chega para apresentar o TPM - Tempo Pra Mim. Ver o mundo parar e ficar em casa durante uma pandemia impactou a todos. E com menos movimento nas ruas, a poluição do ar diminuiu em diversas cidades pelo globo, rios se tornaram mais claros e o ser humano pode ver de perto o mal que está fazendo ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, teve que olhar para dentro e refletir sobre sua própria vida. O impacto da pandemia de Covid-19 também afetou as artistas Clara Coelho e Flaira Ferro e fez com que elas se juntassem para criar um disco intitulado “ÁUA”. O primeiro single “Cataclismas do Amor”, que saiu pelo selo Tropical Gold, ressoa justamente essa percepção de refletir sobre o novo modo de viver neste planeta. A letra composta pelas duas artistas convoca o amor como força transformadora para atravessar este “cataclisma” que vivemos na sociedade neste momento, buscando uma renovação.

Para este disco, previsto para sair no primeiro semestre de 2023, as artistas resolveram fazer uma série de 9 lançamentos e se guiar pelo Sincronário das 13 Luas, que conta o ano de uma forma diferente, contabilizando as 13 Luas (ou 13 meses) de 28 dias cada, totalizando 364 dias mais o dia fora do tempo (25 de julho), um dia para o perdão, para celebrar a paz e a cultura através da arte. A música saiu propositalmente no dia 26 de julho de 2022, conectado com o nascimento da estrela Sirius em conjunção com o nascer do Sol e é o primeiro dia do ano da “Lua Auto Existente Vermelha”, transformando assim este trabalho em algo totalmente conectado à natureza e ao princípio feminino da vida. O TPM começa ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Às 15h, o Pegada 2030 traz o sociólogo e professor do departamento de Sociologia da UFPE, Sidharta Soria, a professora de Terapia Ocupacional da UFPE e conselheira titular do Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco (CEAS-PE), Luziana Maranhão, e a fundadora e presidente da ONG Anjos da Noite, Conceição Rodrigues, para falar sobre a sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1, que trata da Erradicação da Pobreza. 

Mais tarde, às 17h, Janaína Serra apresenta o Relicário, programa que leva beleza e leveza aos fins de tarde, com música e poesia. Nesta segunda, para celebrar o Dia do Poeta da Literatura de Cordel, o programa recebe os cordelistas Érica Montenegro e Jorge Filó e a editora e ativista Aninha Queiroz. Você pode interagir, sugerir textos e dizer o que você guardaria em seu Relicário pelo Whatsapp (81) 99249-2199.  

Na sequência, às 18h, o Viajando na Música continua o papo sobre a cena musical contemporânea da Paraíba. No quadro "Brasil Profundo", o convidado é Elon, da cidade de Pombal (PB) e no quadro "Jam Viajada", o músico recifense Lucas Crasto, se junta aos paraibanos Pedro Índio Negro e Nathália Bellar, para criar uma música nova.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Diáspora, A Cor da Nossa Cultura em Encontros e Redes recebe Ellen Gonzaga, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/SP e professora adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo para falar sobre as mortes das crianças negras.

Em seguida, às 20h30, o Afrossonora entrevista a flautista, pesquisadora e professora, doutora em música pela UFBA, Laurisabel da Silva, que conta desde sua trajetória, que começa no bairro periférico de Nordeste de Amaralina, em Salvador, onde ainda mora, até sua pesquisa de doutorado em Etnomusicologia pela UFBA. Nesta edição, Laurisabel expressa como seu corpo negro e suas interseccionalidades, influenciam suas pesquisas e contribuem para um caminho mais descolonizado através de subjetividades enegrecidas.

Muitos filmes do gênero Slasher acontecem na cidade e em espaços urbanos. Mas acampamentos em florestas também são muito visados por maníacos em produções de terror. Às 21h, o Toca o Terror comenta obras que se passam em acampamentos a exemplo de “Sexta-Feira 13”, “A Vingança de Cropsy”,  “Abominável” e “Sem Conexão”.

TERÇA
Nesta terça (02), às 8h, o Isto é Choro, meu bem! traz uma edição especial em homenagem a Luperce Miranda, patrono do Dia Municipal do Choro de Recife, comemorado em 28 de julho. O programa apresenta um depoimento do bandolinista paulista Danilo Brito sobre Luperce. E ainda traz choros de Luperce Miranda em gravações originais e regravadas por intérpretes pernambucanos e nacionais.

Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Polifonia - Mulheres da Música entrevista a cantora e compositora Bel Correia. Nascida e criada na cidade de Arcoverde, Bel compõe desde sua adolescência e traduz as suas composições como confessionais, autobiográficas, mas que também remetem aos impactos e reflexões psicológicas e sociais desses nossos tempos. Com a essência fincada pelos dois pés no rock, a compositora destaca que traz para a sua música elementos regionais que traduzem a sonoridade de Pernambuco. Além de single e clipe já disponíveis nas plataformas digitais, a artista lançou o seu primeiro álbum autoral, Sunset, em 2021, com músicas em português e inglês. 

Às 15h, o Pegando o Bigu recebe Mônica Oliveira, da Articulação Negra de Pernambuco, Marta Almeida, do Movimento Negro Unificado, Yasmin Costa, do Movimento Negro Evangélico e Rosemery Nery, da Rede de Mulheres Negras. Em pauta, questões como a sobrevivência de pessoas negras em uma sociedade racializada e quais os principais combates e reivindicações dos movimentos negros de Pernambuco e do Brasil.

Mais tarde, às 20h, tem Oba Kò So na Faixa Preta! Esta edição fala do personagem popular da Jurema Sagrada e da Umbanda carioca, o Malandro ou como é conhecido na Jurema, Seu Zé. A partir da ciência de Seu Zé, o ouvinte passeia na história social do negro no Brasil, especificamente nas migrações de nordestino para o sudeste, as leis de vadiagem e de criminalização da capoeira, localizando o Malandro como símbolo de resistência ao novos padrões moralizantes e da divisão racial das classes. Ainda neste programa, tem muito samba que canta à poética dos malandros.

QUARTA
Nesta quarta-feira (03), às 8h, o Raízes do Fole apresenta o mais antigo ancestral da família dos aerofones: a cornamusa, também chamada de gaita de foles ou gaita galega. O programa também traz a música feita na Rússia, no Uruguai e a fusão de ritmos do francês Rene Lacaia.

Os amantes da sétima arte sabem da importância das trilhas sonoras nas produções cinematográficas e como elas tem o poder de transformar enredos em registros para eternidade. Ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Mulheres na Frequência traz sucessos inesquecíveis que embalaram os grandes clássicos do cinema nacional e internacional. 

Às 18h, o Playlist Peixe Voador passeia pelo melhor da música pernambucana, oferecendo um espaço de destaque aos artistas do interior do estado. Do reggae cantado em repente ao frevo moderno, o programa voa por Pernambuco trazendo em suas asas Orquestra Santa Massa, Silva Barros e Grupo, Erica Natuza, Estesia, Sofia Freire e Badminton.

Às 20h, na nossa Faixa Preta, o Vozes de Cor fala sobre a discografia da cantora e compositora Arícia Mess. Nascida em Niterói, ela despontou no cenário alternativo carioca no início dos anos 90 ao lado de nomes como Pedro Luís e Suely Mesquita num movimento que parte da crítica musical chamou de Retropicalismo. A artista traz em seu repertório ritmos como o soul, o funk e o jazz aliados à MPB e envoltos em camadas eletrônicas.

Às 21h, a Rádio Brumas entrevista a banda Quântico Romance, um ato musical carioca, apaixonado por música de estilos e sonoridades que remetem aos Anos 80, tanto em atmosfera quanto em imagem e inspiração, trazendo em seu bojo elementos do Rock Pop, Synthpop, New/Retro/Synth/Dark Waves, Gótico Industrial e alternativos. O Bloco Retrô fala da história da banda Plebe Rude, uma banda brasileira de punk rock formada em Brasília em meados de 1981, surgida da "Turma da Colina" numa época em que a censura, imposta pela ditadura, proibia canções e vetava sua execução pública.

QUINTA
Nesta quinta-feira (04), ao meio-dia, na Faixa Mulher, o Gênero Cinematográfico conversa com a astróloga, taróloga, jornalista e doutora em sociologia, Carolina Leão. E no quadro Super Expressiva tem a participação da professora e pesquisadora Auxiliadora Martins. Em pauta, o saber científico e o tradicional.

Às 18h, o Recife Lo-Fi entrevista o músico, compositor e produtor Matheus Mota, que fala sobre sua trajetória artística e comenta sua discografia. Além disso tem sons de bandas e artistas independentes de Pernambuco e do Brasil como Laura Lavieri, D Mingus, Ana Frango Elétrico, Glauco César Segundo e Exótica.

Às 20h, na Faixa Preta, o Aldeias e Quilombos recebe Ivo Cípio, assessor jurídico do Conselho Indígena de Roraima, indígena do povo Macuxi e Luís Ventura, secretário adjunto do CIMI - Conselho Indigenista Missionário para falar sobre o desmatamento, as atividades ilegais e a insegurança para os defensores da natureza e dos povos originários.

Ao longo da semana você ouve essas e outras produções na rádio pública do Recife. Toda a programação pode ser ouvida pela 101.5 FM ou pelo nosso site, no player localizado no canto superior direito.


Compartilhe