Frei Caneca FM e TV Pernambuco se unem pelo “Agosto Indígena”

06.08.21 - 11H05
kae Guajajara

As emissoras montaram uma programação voltada para produções indígenas, com campanha, cultura e debates sobre a vivência do povo originário no Brasil atual. (Foto: Kaê Guajajara | Reprodução/Internet)

Firmando o papel das emissoras públicas como veículos de difusão de informação e pluralidade de vozes, neste mês a Frei Caneca FM e a TV Pernambuco integram a campanha do Agosto Indígena, realizando uma coprodução de conteúdos em prol da visibilidade dos povos originários, celebrada internacionalmente no dia 09 de agosto. A campanha - criada pelas duas emissoras, com consultoria de Cris Julião, liderança do povo Pankararu -, será veiculada a partir desta segunda-feira (09), até o domingo (15), na rádio e na TV.

A coprodução reúne vozes de representantes indígenas de etnias pernambucanas, como Dorinha, cacique do povo Pankará, Socorro Jucá, da etnia Kapinawá e Valdemir, cacique do povo Pipipã, abordando o processo de demarcação de suas aldeias, projetos realizados para melhorar a qualidade de vida da população sem prejudicar a natureza, as batalhas para manter viva sua cultura e os prejuízos que podem ser causados por medidas em discussão, como o Projeto de Lei 490/2007, que tramita no Supremo Tribunal Federal e ficou conhecido  como “Marco Temporal”. O ponto mais polêmico dessa medida prevê que somente poderão ser consideradas terras indígenas aquelas que já estavam em posse dos povos originários na data da promulgação da Constituição, em 05 de outubro de 1988.

“O caso de repercussão geral que está tramitando no Supremo Tribunal Federal é perigoso para os povos indígenas, porque traz à tona a revisão de todos os territórios indígenas e a limitação ou paralisação de todos os processos que vêm tramitando, não só no Supremo Tribunal Federal, como no Judiciário”, comenta Cris Pankararu. Ela reconhece o Agosto Indígena como sendo um momento essencial para fortalecimento das pautas indígenas no Brasil: “A gente tá vendo que a Funai está sucateada, e a gente precisa estar se fortalecendo e se municiando sempre dos nossos saberes, fazeres e processos de luta, para reivindicar a demarcação já de todos os territórios indígenas e não-indígenas que precisam desse processo de regularização”.

Além da campanha, entre os dias 9 e 15 de agosto, as duas emissoras veicularão produções artísticas indígenas. Na Frei Caneca FM, de hora em hora, os ouvintes poderão conferir uma seleção musical dedicada à produção autoral de indígenas do mundo inteiro, com artistas como Djuena Tikuna, Edival Fulni-ô e Brisa Flow. Na segunda-feira (09) de agosto, às 11h, o programa BR-101.5, apresentado por Gabriele Alves, tem a participação do Brô MC's, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, formado por jovens das etnias Guarani e Kaiowá.

Já no Salada Pop, apresentado por Nice Lima, às 15h, será veiculada uma edição do Copiô Parente, podcast do Instituto Socioambiental (ISA), o primeiro feito para Povos da Floresta no Brasil, com apresentação de Cristian Wari’u e Ester Cezar. A faixa de entrevista especial abordará os eventos que antecederam a Cúpula do Clima e como o movimento indígena tem se articulado contra as políticas de desmonte.

Na TV Pernambuco, durante os intervalos, o SOMzeira terá o protagonismo de artistas indígenas, que trazem em suas letras a realidade e lutas de seus povos. A seleta apresenta videoclipes de Kaê Guajajara, Wescritor, Ivan Greg e Gean Ramos, Arandu Arakuaa e Kunumi MC.

Além de música, o audiovisual também é contemplado, com transmissão de documentários e curta-metragens produzidos por diretores indígenas, a partir das 19h30. Entre as obras que serão exibidas no horário, estão O som dos pés, direção de Thul’sê Audiovisual, que faz um paralelo entre a agricultura orgânica, a relação com a terra e a visão indígena sobre isolamento social dentro da comunidade tradicional em Águas Belas, interior de Pernambuco; Nossa alma não tem cor, direção de Graciela Guarani e Alexandre Pankararu, que aborda o racismo enfrentado pelos povos indígenas através do depoimento de grandes nomes de lideranças do país; e Txhleka fale comigo, direção de Elvis Ferreira de Sá e Hugo Fulni-ô, sobre conectividade nativa dos povos indígenas com as árvores sagradas.

Agosto Indígena 2021 - Com a temática “Nossa história não começa em 1988”, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) organiza o Acampamento Pela Vida presencial, entre os dias 22 e 28 de agosto, dando início à campanha de conscientização do Agosto Indígena, através da ocupação dos espaços públicos.

A ação segue a mesma premissa da realizada em agosto de 2019 com a Marcha das Mulheres Indígenas, dá continuidade ao Levante Pela Terra e se posiciona contra o Marco Temporal, eventos que ocorreram em junho deste ano, com atos realizados em diversos estados do Brasil. O movimento contou com mais de 800 indígenas acampados em Brasília, para pressionar o Congresso a vetar o Projeto de Lei 490, contra o Recurso Extraordinário com repercussão geral (RE-RG) 1.017.365 e contra a agenda anti-indígena.

Para ver e ouvir - A Frei Caneca FM pode ser ouvida na frequência 101.5 FM, com alcance, além do Recife,  em Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Bonança, Itapissuma, Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Goiana e Igarassu. A programação também está disponível no site www.freicanecafm.org e pode ser acessada por meio de aplicativos de rádio, como o Radio Garden.

O sinal digital da TV Pernambuco é: em Recife, 46.1; em Caruaru, 12.1; e em Petrolina, 13.1. Parte do conteúdo da emissora também está disponibilizado no canal do Youtube.