ícone face twitter instagram

101.5 celebra o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

22.07.21 - 17H08
Carolina Maria de Jesus

Iara Lima homenageia mulheres pretas em sua seleção musical (Imagem: UFRJ/Divulgação)

Por Giovanna Lira

No domingo, 25 de Julho, dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, os ouvintes da Frei Caneca FM podem  curtir uma programação dedicada à produção musical de artistas negras de Pernambuco, do Brasil e do mundo, como Luedji Luna, Gabi da Pele Preta, Mariene de Castro, Bia Ferreira, Doralyce, Ororo, Dona Onete, Lia de Itamaracá, Negra Li, Leci Brandão, Paula Lima, Preta Rara, Danna Lisboa, Rihanna, Jup do Bairro, Majur, Obirin Trio, Eliana Pittman, Xênia França , Karla Gnom, Josyara e muito mais.

Dando continuidade à celebração, no Batucada, que inicia às 10h da manhã, as duas horas de samba terão protagonismo exclusivo de mulheres negras que cantam e encantam o cancioneiro nacional do samba. Na seleta, que percorre diversas décadas, o ouvinte pode conferir o repertório de nomes basilares do samba como Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clementina de Jesus e Ivone Lara. O samba das décadas de 50 e 60 fica por conta de mulheres como Aracy de Almeida e Alaíde Costa e as novas gerações vêm representadas por intérpretes e compositoras como Fabiana Cozza, Thaís Macedo, Liniker e Iza; para prestigiar a cena local Iara Lima traz sucessos de Dinah Santos e Helena Cristina. O destaque do programa fica ainda por conta de meia hora dedicada à poetisa Carolina Maria de Jesus que, na década de 70, lançou um único álbum com nome homônimo ao seu grande sucesso literário 'Quarto de Despejo' e cujos quatro sambas serão ouvidos na edição especial de 25 de julho.

SEXTA (23)

O Mulher Na Caneca desta semana, ao meio-dia, conversa com as cantoras Isaar e Isadora Melo sobre a participação das mulheres negras na cultura pernambucana. Seguindo o mês do Julho das Pretas, as apresentadoras Clareana Arôxa e Inamara Mélo debatem sobre a sobrevivência das artes na pandemia e o mercado. No último bloco, junto à jornalista Claudia Parente, as principais notícias da semana, incluindo os dados do Anuário de Segurança Pública e a vitoriosa conquista das argentinas em considerar o cuidado materno como trabalho.

O surgimento de novas variantes do coronavírus e as perspectivas para a retomada da normalidade são temas do programa Giro Nordeste, que entrevista o imunologista Gustavo Cabral, cientista baiano que lidera as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas contra a COIVD-19, Doutor em Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-doutorado na Universidade de Oxford. A atração semanal é veiculada a partir das 16h.

SÁBADO (24)

O Forró Para Todos celebra o que tem de melhor do gênero, às 10h da manhã. A partir de uma ação colaborativa da 101.5 com outras emissoras públicas do Nordeste, os ouvintes podem apreciar as músicas produzidas nos nove estados, através de uma curadoria composta por artistas clássicos e emergentes dessa expressão musical que já faz parte do DNA dos nordestinos. Nesta semana, tem interpretações de ​​Zelito Miranda, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Del Feliz, entre outros.

Já no Baião de Dois, às 16h, os demais gêneros da região são contemplados. Nesta semana, o programa apresenta um bloco especial dedicado a produções musicais de nações indígenas, com músicas do ​​povo Fulni-ô, localizado no município de Águas Belas, Pernambuco; do povo Kiriri, na Bahia; e do povo Kariri Xocó, de Alagoas. 

DOMINGO (25)

Às 9h, o LAB 101, espaço dedicado às produções universitárias, veicula o sétimo e oitavo episódios do projeto Vozes Giselistas: as contribuições de Gisela Swetlana Ortriwano ao radiojornalismo e à comunicação. Para depor sobre e reconstitui a trajetória de Gisela Ortriwano, os episódios trazem, respectivamente, Daniela Cristiane Ota e ​​Luciane Ribeiro do Valle, que foram orientandas de doutorado da professora Gisela. 

E pra aproveitar a tarde de domingo, o Amplifica convida para uma apresentação de Martins, às 16h. O cantor recifense lançou seu primeiro álbum de estúdio solo em 2019 com 11 músicas autorais. Desde então, tornou-se uma das principais vozes emergentes no cenário musical do estado, trazendo em sua musicalidade as influências do ​Mangue Beat, além da viola e rabeca, que o acompanham desde sua carreira nas bandas Sagarana, Marsa e Forró na Caixa.

O grupo Cordel do Fogo Encantado, fundado no município de Arcoverde, Pernambuco, traz um espetáculo cênico-musical para o Reviva, às 19h. A banda mistura em sua identidade musical o ​​teatro, a poesia oral e escrita e ritmos afro-indígenas da região, em quase 25 anos de carreira.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe