ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM toca frevo no mês de Junho!

05.06.23 - 07H14
Frevo
Fotografia: Frevo/ Sergio Bernardo PCR


Por Cadu Silva


O mês de junho é conhecido pela queima de fogueiras, o forró pé de serra, concurso de quadrilhas, enfim, a celebração do São João. Mas aqui na 101.5 FM, você sabe que o frevo toca de janeiro a janeiro, e nesta semana não é diferente. Nesta segunda-feira (5), às 8h, o programa Pernambuco Embaixo dos Pés fala sobre a história do frevo e todo o percurso percorrido para se tornar esse grande movimento de celebração dos dias atuais.

Além da trajetória do frevo, o programa ainda aponta elementos icônicos que foram de grande importância para a construção narrativa do ritmo no estado, como a Gravadora Rozenblit, localizada no Recife, foi uma grande impulsionadora do frevo na região na década de 50 e 60; e personalidades expressivas, entre eles está o compositor Jota Michiles, um dos grandes ícones do frevo pernambucano, com diversas canções famosas, como “Diabo Loiro”, “Roda e Avisa” e “Estrela Gonzaga”. 

O programa vai ao ar nesta segunda (5), às 8h. Você pode sintonizar pela 101.5 FM do Recife, ou através do nosso site, de qualquer lugar do mundo.

SEGUNDA-FEIRA (05)
Às 9h, Gabriele Alves te convida a pegar carona pelas estradas da cultura, de segunda a sexta-feira, no Br-101.5, com música, informação e entrevistas com diversas personalidades da cena cultural brasileira. Para participar do programa, basta enviar uma mensagem no whatsapp do BR-101.5 (81) 99488-6842. Em sequência, ao meio-dia e de segunda a sexta, o Calor da Rua entra no ar para te deixar bem informado sobre tudo que acontece na capital e arredores. Além do quadro Giro Recife, Priscila Xavier conversa com Paulo Mansan, da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PE); Assentado da reforma agrária em Moreno/PE, sobre a CPI do MST.

Às 17h, Janaína Serra chega com beleza e leveza na declamação de poesias no ao vivo, e também com muita música, no Relicário. Para interagir, sugerir textos e dizer o que você acomodaria em seu Relicário, é só enviar no Whatsapp (81) 99249-2199. Às 18h, o Vitrola apresenta uma seleção com um grupo de grandes intérpretes da música popular brasileira. Entre eles estão: Francisco Alves, o rei da voz, Sílvio Caldas, o caboclinho querido, Carlos Galhardo, o rei da valsa, Orlando Silva, o cantor das multidões, e Nelson Gonçalves, o mito.

TERÇA-FEIRA (06)
Os sonetos de Paulo Urban e a música do cantor e compositor Junio Barreto são pautas do programa VdeVoz, às 8h. Na hora do almoço, ao meio-dia, seu encontro é com Diego Oliver no Calor da Rua, que traz uma entrevista sobre o recém lançado aplicativo Rotas Modernistas. Ainda no programa tem muita música, prestação de serviço sobre o que acontece na cidade, no Giro Recife, e notícias esportivas, no Giro Esportivo com Alex Ricardo. Às 14h tem a Faixa Mulher, com mais uma edição do Mamas, Minas e Manas na voz de Janaína Serra, colocando a maternidade em pauta nas ondas da rádio pública do Recife.

QUARTA-FEIRA (07)
O Cantos e Versos desta semana, a partir das 8h, recebe o cantor Ed Carlos, que comenta sobre sua trajetória artística, sua origem indigena, e também sobre os compositores de suas canções. Pela Faixa Mulher desta quinta, às 14h, tem edição inédita do DDD - Detalhes do Disco Delas, que convida uma mulher formada em Artes pela Universidade Federal de Pernambuco, designer, chef de cozinha, agroecologia urbana, bioconstrução e com uma paixão enorme por discotecagem: Monique Lupe.

No Recife Lo-Fi, às 18h, a conversa é com Rafa Nascimento, músico e produtor independente, que fala sobre o projeto Rota Independente, movimento imersivo na nova cena autoral da cidade. Ainda no programa o ouvinte acompanha os sons de Lado Fim de Mundo, Aleff Counter, Bell Schneider e muitos mais.

QUINTA-FEIRA (08)
A viagem desta semana do Pernambuco em Revista, a partir das 8h, é através das músicas instrumentais pernambucanas, seu tom, diversidade estética e criatividade.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe