ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM lança playlist com apostas da música em 2021

26.06.21 - 05H37
Foto: Rafa Medeiros

A seleção de músicas está disponível no perfil da rádio, no Spotify. Foto: Rafa Medeiros

Por Giovanna Lira
 



Há cinco anos sendo a trilha sonora do Recife, a Frei Caneca FM se orgulha em levar, desde 2016, a cultura da cidade e do estado direto para seus ouvintes. Mas a difusão da produção musical não para por aí, já que também é possível curtir, pelas ondas da 101.5, produções do Brasil e do mundo, que trazem novas referências para a musicalidade local.  Como parte das ações de comemoração de aniversário da emissora, a Frei Caneca FM criou a playlist Essa é pra tocar no rádio, com o desejo de entregar ao público essa familiaridade sonora única, e divulgar artistas menos conhecidos do público geral, mas cheios de potencial e com um trabalho interessante de acompanhar.

A playlist, com mais de 70 músicas lançadas entre 2020 e 2021 e que fazem parte da programação da emissora, contém nomes emergentes no meio musical mundial, nacional e estadual, e uma seleta lista de produções para aqueles que procuram um som novo e confiam na curadoria da FCFM. "Durante esses 5 anos, a rádio conseguiu emplacar vários hits. Músicas que, quando tocam, qualquer ouvinte familiar reconhece que está sintonizado na 101.5, como Banho de folhas, de Luedji Luna; A bagaceira, de Siba; Filtre-me, de Lirinha; Varanda, de Alessandra Leão; Cira, regina e nana, de Lucas Santtana; e, mais recentemente, Me dê, de Martins. Eu poderia passar uma lista gigantesca", explica Lorena Fragoso, chefe de Programação da rádio. "Dito isso, a ideia dessa nova playlist é não apenas destacar novos lançamentos ou novos artistas, mas também aumentar o alcance dessa galera que a gente acha que tá fazendo um som que merece mais atenção, que é digno de entrar na rotina e no coração de quem escuta a nossa rádio", comenta. 

Em Essa é pra tocar no rádio, estão nomes pernambucanos como Afroito, Luna Vitrolira, Mooniz, Mulungu, Juliano Holanda, Gabi da Pele Preta, Uana Mahin e Lua Costa. A playlist não apresenta limites no gênero musical e amplia a sonoridade para os quatro cantos do mundo, trazendo canções de artistas brasileiros como Yan Cloud, Kaê Guajajara, Juliana Linhares e Maestro Tiquinho, e de outros países, a exemplo do espanhol C. Tangana, da irlandesa Róisín Murphy e da argentina Nathy Peluso. 

A iniciativa também é uma forma de o ouvinte ficar atualizado com as novas tendências da música, e ainda encontrar obras que fogem do convencional, como analisa Lorena: "As tendências são culturais e direcionadas. Aqui no Brasil, depois da grande febre que foi o bregafunk, tivemos recentemente uma grande popularização do piseiro. Duda Beat lançou
Meu pisêro como primeiro single do seu novo CD, Potyguara Bardo e Luísa e Os Alquimistas apostaram numa versão piseiro de Cadernin, Pabllo Vittar lançou um disco de remixes que incluía uma de suas músicas numa versão estilizada com Biu do Piseiro. É muito bacana ver os artistas se adaptando aos movimentos que as novas tendências fazem no cenário musical - seja ele de onde for". 

E se a arte nos aproxima e a música é uma linguagem universal, essa forma de se comunicar nunca foi tão importante. Com a pandemia, a noção da importância da produção artística e cultural se ampliou, inspirando cada um a continuar, ainda que em meio aos medos e inseguranças do momento. "Num período onde o futuro é uma visão embaçada, a gente busca conforto naquilo que nos é familiar, no que nos acolhe", observa Lorena, "entretanto, para mim, ser surpreendida por algo que agrada é como um choque de vida; um lembrete de que as coisas seguem acontecendo e de que há de se ter esperança, no final das contas. Tivemos muita coisa boa desde março de 2020 até aqui. Álbuns verdadeiramente grandiosos e significativos, tanto de artistas renomados, quanto de novos rostos que estão aparecendo em todos os lugares. A música é um artefato muito poderoso. É muito bonito se emocionar pela primeira vez com o que pode vir a ser uma das canções mais importantes da sua vida".


Curtiu a novidade? Compartilha com os amigos. E pra quem acha que reviver é preciso, a rádio convida a escutar a playlist Frei Caneca, criada pela ouvinte Gabriella Alencar, reunindo músicas que tocaram na 101.5 FM nos últimos 5 anos.

Agora é só dar o play:


Compartilhe