ícone face twitter instagram

Frei Caneca FM inicia o mês de março com novidades na programação

01.03.21 - 12H55
As apresentadoras e produtoras do Mulher na Caneca: Clareana Arôxa, Inamara Melo e Marcionila Teixeira. 

 As apresentadoras e produtoras do Mulher na Caneca: Clareana Arôxa, Inamara Melo e Marcionila Teixeira. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

Por Gabi de Sá

O mês de março traz muitas novidades na rádio pública do Recife. Logo no primeiro dia do mês chega o mais novo programa da casa: o BR-101.5. De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, Gabriele Alves pilota a programação, conduzindo os ouvintes com música, informação e conexão. Quem pegar carona a bordo das ondas do rádio ou pela web, poderá participar pelas redes sociais, principalmente através do whatsapp (81) 99488-6842.

O quadro Papo do Artista também está de volta, sempre às 11h das quarta-feiras. A reestreia acontece nesta quarta (03), dentro do BR 101.5. O quadro semanal, apresentado por Manoel Constantino, editor da Agenda Cultural do Recife há mais de 20 anos, traz entrevistas com gestores, produtores e artistas, em um bate papo descontraído sobre a vida e obra daquela personalidade.

O Salada Pop, que em 2020 manteve-se de segunda a sexta, de maneira remota por causa da pandemia de Covid-19, volta com as entrevistas pensadas para o FM e que também poderão ser assistidas e compartilhadas no facebook da Frei Caneca FM. O programa, que continua indo ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, trará conversas sobre Cidadania, Direitos Humanos, Saúde, Sustentabilidade, entre outros. A primeira entrevista desta nova temporada será nesta terça (02), às 15h, quando Nice Lima conversa com a jornalista e radialista, Janaína Serra, e a pesquisadora Karuna de Paula. O papo será sobre o Cartografia das Saudade, um projeto de pesquisa que pretende mapear cidades através de afetos, uma pesquisa em constante construção e que conta com a interação do público por meio do envio de vídeos e relatos sobre seus espaços de afeto. Na quinta (4 de março) a conversa é com Elisa Maria Lucena, advogada, em pauta a  Marcha Mundial das Mulheres e as ações em torno do 8 de março.

Desde 1º de fevereiro, o TPM – Tempo Pra Mim, produzido e apresentado por Priscila Xavier, voltou a ser ao vivo, do estúdio, com as convidadas participando remotamente. As entrevistas acontecem por meio de lives no Facebook, retransmitidas pelo FM, e podem ser reassistidas pelo público a qualquer tempo. Em breve, os conteúdos serão disponibilizados também nas plataformas de streaming.

Em março, o Lab 101, espaço para a difusão de trabalhos em rádio feitos por estudantes, presta homenagem à cidade do Recife, pelo seu aniversário, comemorado dia 12, trazendo reportagens especiais sobre bairros da capital pernambucana, suas origens, personagens, poesias e também abordagens problematizadoras sobre questões sociais. As produções, que vão ao ar aos domingos, às 9h, são frutos da disciplina Fundamentos de Radiojornalismo, do Curso de Jornalismo da Uninabuco Recife.

O Mulher na Caneca, transmitido nas sextas-feiras, ao meio-dia, como parte da programação da Faixa Mulher, ganha uma nova integrante na apresentação. A jornalista Marcionila Teixeira passa a compor o time, com a saída de Claudia Parente, que vai se dedicar à tese de doutorado. Junto com Clareana Arôxa e Inamara Melo, o programa seguirá abordando as pautas da semana, sob uma ótica feminista.

Também a partir da primeira semana de março, tem novidade no Paredão. O ouvinte confere uma seleção musical que embala o início do fim de semana, dando ênfase aos ritmos periféricos - como o funk, o brega, o pagodão baiano e todos os seus similares. DJ Fragozza, codinome das pistas da Chefe de Programação da Frei Caneca FM, Lorena Fragoso, traz novos hits semanalmente e os equilibra com produções e remixes de DJs numa curadoria cuidadosa e atenta, para que os ouvintes da Frei Caneca FM possam rebolar com a mão na consciência. O programa vai ao ar nas sextas, às 22h, com reprise nos sábados, às 23h.

Além disso, para quem estava com saudade dos programas incríveis produzidos pela sociedade civil, a notícia é boa. Neste mês acontece a reexibição dos 43 programas aprovados no Edital 2019-2020, que ficam na programação nos mesmos dias e horários, até o dia 30 de maio.

No dia 8 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Frei Caneca FM terá 24 horas de programação musical exclusivamente feminina, selecionada por todas as mulheres da equipe da rádio.


Compartilhe