ícone face twitter instagram

Fim de semana brinda os ouvintes com mais 11 estreias na programação

15.07.20 - 14H44
ororo

Foto: Ororo, uma das convidadas no Que Braba! | Reprodução/Instagram

Semana histórica para a rádio pública do Recife com a estreia de parte dos programas selecionados no Edital de Apoio à Grade de Programação da emissora - a única do Brasil a contar com a participação massiva da sociedade civil na programação diária.

O sábado (18) inicia com a Faixa Infantil, que traz uma nova temporada do Cantando e Brincando nas Ondas do Rádio, às 9h15. O programa fala da história do rádio e da importância da participação das crianças nesse veículo, destacando ainda os direitos à informação e à comunicação. O Laboratório FM estreia às 11h, convidando a Dra. Viviane Alves, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para falar o que significa ser cientista no Brasil e como se fazem os estudos epidemiológicos por aqui. Ao meio-dia é a Hora do Close na 101.5. Anderson Barretto e Mariana Menezes debatem sobre o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+, bem como a sua evolução e representatividade. No quadro “Dicionário Pajubá”, explicam os significados de alguns termos. O programa conta ainda com os quadros “Não se Reprima” e o “Momento Diva”. E como estão as salas de cinema em tempos de Covid-19? Quais os impactos em Pernambuco, no Brasil e pelo mundo agora? O Sala de Cinema começa às 13h e entrevista Geraldo Pinho, programador do lendário Cinema São Luiz, trazendo debates, notícias breves e músicas que fazem parte de trilhas da sétima arte. 

Faixa Preta
Inaugurando a Faixa Preta, que será veiculada todo sábado, das 15h às 18h, o ouvinte curte o Aldeias e Quilombos, às três da tarde. Neste ano marcado por uma pandemia de Covid-19, o Brasil registrou até meados de junho mais de um milhão de casos da doença. E acompanhar essa evolução entre as comunidades indígenas e quilombolas é um grande desafio. Na edição de estreia, os apresentadores conversam com lideranças indígenas quilombolas para entender como está a situação do novo coronavírus nas comunidades. Como as aldeias e os quilombos estão enfrentando este problema? E os orixás também têm espaço garantido na Frei Caneca FM através do Obá Kosò. Às 17h o programa aborda Exu, Comunicação e Racismo Religioso. Para discutir esta temática conta com a participação da Yalorixá Maria da Conceição (Ceça Axé), do Ilê Axé Oyá Idainã, terreiro localizado na cidade de Olinda (PE). Além da entrevista, você ouve músicas com artistas brasileiros que trazem nas suas produções musicais referências sonoras sobre Exu. 

Faixa Diversidade
O Que Braba! inaugura a Faixa Diversidade, que compõe nossa programação todos os sábados, das 19h à meia-noite. O programa inicial traz um bate papo sobre as mulheres na música periférica, em especial o trap e o brega-funk. As convidadas são Rayssa Dias e Ororo; ambas contam sobre suas trajetórias na música, as dificuldades, as batalhas contra o machismo dentro do meio e suas expectativas para o futuro. Em seguida, o Oxente Afrodite, às 20h, fala sobre Educação Sexual e Pornografia com a terapeuta sexual Magali Marino.

Domingo
O Obriganza Experiência convida os ouvintes, às 19h, para uma viagem pelos sons de artistas brasileiros, passando pelo experimentalismo folk da Indonésia, com Zoo, e a nova cena portuguesa, com Odette. Em seguida chega o Pesado - Lapada para todos os gostos, trazendo um bate papo com o guitarrista pernambucano Paulo Rafael. Ele fala sobre sua carreira junto à banda Ave Sangria e a Alceu Valença, além de seu trabalho solo, participação em outros projetos e suas influências na música pesada, às 20h. E o Audio Mundi volta para a segunda temporada retomando sua viagem do mesmo ponto de partida de onde ela começou: apresentando os sons que vêm da África. É às 21h.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM, no Recife, ou pelo nosso site, de qualquer lugar do mundo: www.freicanecafm.org.


Compartilhe