ícone face twitter instagram

Editais da Frei Caneca FM são apresentados em encontro aberto online

15.07.21 - 10H00
Print de tela de videochamada dividida em três partes. Em sentido horário, começando do canto superior esquerdo: Nice Lima, Maíra Brandão e Priscila Xavier.

A equipe de gestão realizou a reunião virtual para apresentar e tirar dúvidas sobre os editais em aberto da Frei Caneca FM (Foto: YouTube/Reprodução)

 

Por Amauri Lins

Na tarde desta quarta-feira (14), o público em geral pôde acompanhar uma conversa virtual destinada a apresentar os principais editais da Frei Caneca FM, bem como tirar dúvidas sobre questões específicas relacionadas a eles. O momento, transmitido ao vivo pelo nosso canal do YouTube, teve a facilitação da atual equipe gestora da rádio, além do apoio de Giovanna Lira e Pedro Ferreira na produção. As intervenções contaram com o recurso de audiodescrição, no início das falas, com o propósito de ampliar cada vez mais os mecanismos de acessibilidade e democratização da comunicação pública.

A fala de abertura do encontro ficou a cargo de Maíra Brandão, gerente-geral da emissora, que destacou os pontos principais do Edital de Apoio à Ocupação da Programação da Frei Caneca FM 2021-2022. O processo seletivo prevê a ocupação de até 45 horas semanais da programação, com programas de 30 ou 60 minutos de duração, que deverão ser veiculados uma vez por semana, durante seis meses, totalizando 24 edições, com estreia a partir de janeiro de 2022. O montante total a ser distribuído é de R$ 375 mil reais. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas de todo o Brasil.

Os proponentes poderão ter, no máximo, 1 (um) projeto aprovado, podendo submeter quantos quiser ou mesmo integrar outras equipes em que não seja responsável pela proposta, nem apresente o referido programa. São 31 categorias ao todo, contemplando as mais variadas vertentes, incluindo as novidades Brega, Choro, Direitos Humanos, Esportivo, Saúde e Bem Estar, Literatura, Meio Ambiente e Música da América Latina. As inscrições seguem até o dia 11 de agosto de 2021.

Nice Lima, produtora e apresentadora, trouxe alguns elementos acerca dos formatos e especificidades da linguagem radiofônica, de modo que as propostas possam se adequar tanto ao perfil da Frei Caneca FM, como às expectativas do público ouvinte. "A gente precisa ter essa preocupação de preencher o nosso programa não somente com voz e música, mas também com outras possibilidades que se apresentam com a sonoplastia. Não somente para quem vai trabalhar com ficção, mas esses elementos podem ser muito ricos quando empregados em programas informativos, de debates", ressaltou. Para ilustrar as orientações, foi apresentado um modelo de roteiro do programa Lab 101.

Logo em seguida foi a vez de Priscila Xavier, gestora de programação, falar sobre a Convocatória para Seleção de Pareceristas 2021-2022. Este é o quarto edital de ocupação, desde que a rádio pública do Recife está no ar, e pela primeira vez o processo curatorial vai contar com a contribuição de pareceristas selecionados através de chamada pública. A iniciativa visa agregar mais transparência e credibilidade, além de ampliar a abrangência e multiplicidade de vozes envolvidas, com uma maior aproximação da sociedade civil. Podem se inscrever profissionais vinculados às áreas de Comunicação e Cultura, com as devidas comprovações de experiência, assim como especialistas vinculados às categorias em que se enquadram as propostas para a programação. As inscrições vão até esta sexta-feira, dia 16 de julho de 2021.

 

Abaixo você confere o encontro virtual na íntegra. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail ocupa.freicanecafm@gmail.com e dúvidas relacionadas à plataforma de inscrições dos projetos pelo (81) 3355-3170, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

 

Convocatória para Seleção de Pareceristas 2021-2022
▸ Inscrições de 09 a 16 de julho de 2021 pelo link.

Edital de Apoio à Ocupação da Programação da Frei Caneca FM 2021-2022
▸ Inscrições de 28 de junho até 11 de agosto de 2021 pelo link.

 


Compartilhe