ícone face twitter instagram

Semana traz entrevistas, música e poesia para as ondas da 101.5

27.02.22 - 17H24
Carlos Pena Filho

O poeta Carlos Pena Filho é homenageado no Relicário (Foto: Reprodução/Internet)

Por Priscila Xavier

A Frei Caneca FM apresenta a última semana do Aquecimento para as estreias da sociedade civil. Nesta segunda (28), às 14h, você conhece o programa Pegada 2030, que estreia em março na rádio pública do Recife; e revê a equipe do Solta o Frei, que prepara nova temporada.

Constituído majoritariamente de entrevistas com figuras ligadas à pauta da mobilidade urbana e outras atrações curtas, em tom divertido e informativo, o Solta o Frei apresenta reflexões e dados sobre a mobilidade no Recife e no Brasil, sobretudo no que diz respeito aos modos ativos. Abordam ainda temas que interseccionam o uso da bicicleta com questões de gênero, sustentabilidade ambiental, democracia e direito à cidade.

Já o Pegada 2030 é um programa de entrevistas sobre meio ambiente focado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e busca abordar iniciativas de impacto socioambiental de Recife e de Pernambuco. 

Na terça (01/03) o Aquecimento convida três programas para finalizar o especial: Rádio Brumas, Hora do Close e Aldeias e Quilombos; os dois últimos retornando para uma nova temporada.

O Rádio Brumas apresenta a diversidade musical brasileira dos estilos Pós Punk, Dark Wave e New Wave, resgatando bandas que fizeram carreira nas décadas passadas, principalmente nos anos 80 e também bandas atuais. Com intuito de traçar um diálogo entre clássicos e novidades do estilo mais sombrio e alternativo, busca difundir e valorizar as produções nacionais apresentando blocos musicais e entrevistas.

A Hora do Close se propõe a promover informação segura e debates sobre a causa LGBTI+ para toda a população. Toda a equipe é composta por pessoas LGBTI+, interessadas em levar ao público um discurso de igualdade, de valorização dos direitos humanos, acreditando sempre na importância da informação como caminho potente para uma maior aceitação da população LGBTI+ no meio social e, consequentemente, na luta contra o ódio, a intolerância e a violência.

O Aldeias e Quilombos traz uma proposta de diálogo com a sociedade sobre duas das matrizes que nos sustentam enquanto povo brasileiro: os indígenas e os afrodescendentes. Com objetivo de contribuir para a promoção da visibilidade afro e indígena, o programa visa dar continuidade à iniciativa começada em julho de 2020: um semanário de 60 minutos, posteriormente disponível na internet em plataformas de streaming, cuja proposta é incentivar a defesa e a promoção da diversidade social, étnica e cultural brasileira por meio de uma produção radiofônica que garanta a promoção dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas e Quilombolas.

O Aquecimento tem transmissão pela 101.5 FM, pelo nosso site ou em vídeo e ao vivo pelo canal do YouTube da emissora.

TPM 
Ao meio-dia de segunda (28), a Faixa Mulher apresenta mais uma edição do TPM - Tempo Pra Mim. Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o tema da semana é Criando linhas de fuga e de cura através da contação de histórias. Como é a identificação do(a) negro(a) nas histórias? Existe autoreconhecimento? Como construir novas narrativas que colaborem para o autocuidado das pessoas pretas? Saúde mental da população negra, escuta clínica e espaço para falar de si também estão em pauta. A convidada é Andreza dos Anjos, psicóloga clínica formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós graduanda em Intervenções Clínicas Psicanalíticas e fundadora do Coletivo Vincular. 

Relicário
Às 17h, Janaína Serra abre, mais uma vez, o próprio Relicário e traz um especial para Carlos Pena Filho, poeta recifense que integra o Circuito da Poesia do Recife. Um dos sonetos mais famosos do poeta diz o seguinte: “Então pintei de azul os meus sapatos, por não poder de azul pintar as ruas, depois, vesti meus gestos insensatos e colori as minhas mãos e as tuas.”

O Relicário é apresentado de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h, como uma ode à beleza e à leveza para contemplar os fins de tarde. O ouvinte pode participar pelo WhatsApp a partir do número (81) 99249-2199.

Toda a programação pode ser conferida pela 101.5 FM ou pelo nosso site.


Compartilhe